BR

BR

Confira 6 competências para o RH do futuro

16 de mai. de 2022

16 de mai. de 2022

Confira 6 competências para o RH do futuro

O perfil do RH do futuro exige muitas qualificações e competências. Saiba quais são elas e os principais desafios para esses profissionais.

O perfil do RH do futuro exige muitas qualificações e competências. Saiba quais são elas e os principais desafios para esses profissionais.


Se você é, na verdade, um profissional de RH ou que pensa em entrar na área, é necessário que você acompanhe as tendências do mercado para não ficar para trás. Seja qual for sua situação, é muito importante saber sobre o RH do futuro



Essa importância se dá, majoritariamente, pelo fato de que a cada dia que passa a situação do mercado muda e é preciso que as empresas se adaptem a isso. Assim, o futuro do RH ultrapassa as barreiras dos papéis que essa equipe desempenha hoje e demandará muito mais serviço e mais qualificações também.



O RH de hoje



O RH tradicional, que está cada vez mais caindo em desuso, é aquele que não se compromete com as políticas da empresa e só está em funcionamento para lidar com questões de recrutamento, mexer com as folhas de pagamento, fazer demissões caso necessário e resolver qualquer conflito que possa aparecer no ambiente de trabalho. 



O RH do futuro



O RH do futuro é, portanto, aquele que cumpre esses papéis do RH tradicional, mas que vai além, participando ativamente do ambiente da empresa e atuando em um papel super importante para o sucesso seguro e consciente do negócio.



Assim, ser o RH do futuro é um desafio por si só, já que as suas tarefas dobram e o perfil de qualificação pede mais características do que o RH de hoje. Por isso, é importante que os profissionais de RH que queiram se destacar procurem sempre estudar, fazer cursos  e terem qualificação para conseguir acompanhar o mercado com maestria.



As competências do RH do futuro



Controlar a questão organizacional da empresa



A pandemia de 2020 proporcionou um crescimento gigantesco do home office e também elevou a internet a um patamar de grande influenciador no crescimento de uma empresa, já que os negócios que conseguem utilizar dos mais diversos recursos digitais conseguem sair na frente nas questões de lucro e de sucesso. 



Devido a todas essas adaptações, o RH do futuro precisa inserir esses fatores dentro da empresa e, a partir do perfil dos colaboradores, traçar um caminho e colocar cada funcionário para realizar tarefas que se adequem ao seu perfil.



Gerir o conhecimento dentro da empresa



Como mencionado anteriormente, o RH do futuro precisa estar sempre qualificado e acompanhar as tendências do mercado para que ele seja um bom profissional. Entretanto, adquirir esses conhecimentos não se limita apenas ao RH, é importante que toda a empresa esteja em um processo de aprendizado constante. 



Nesse sentido, o papel de promover o conhecimento, implementando cursos na realidade da empresa, além de palestras e outras mentorias é uma das funções mais importantes do RH do futuro.



Inovar dentro das mais diversas situações empresariais



Novamente, a pandemia de 2020 mostrou que é muito necessário que as empresas consigam se adaptar em meio às mais diversas situações. Essas adaptações devem, nesse sentido, vir do RH, que reunirá todos os setores da empresa a fim de chegar em um consenso comum do que fazer caso haja alguma crise. 



Essa criatividade não deve ser desenvolvida somente em questão de crise, o RH do futuro precisa sempre estar pensando em inovações que farão com que a empresa suma mais um degrau do sucesso para se estabelecer como líder no mercado de trabalho de seu segmento.



Aliar-se à tecnologia



O uso de tecnologia nas empresas cresce cada vez mais. As diversas máquinas, softwares e plataformas estão sendo uma ótima aliada no crescimento das empresas. Assim, é de suma importância que o RH do futuro saiba quando e onde implementar essa tecnologia de forma que ela torne o cotidiano da empresa muito mais fácil e diminua consideravelmente quando erro que possa ocorrer. 



Nesse sentido, é sempre bom ter em mente que a tecnologia é uma aliada e não deve ser, portanto, algo que vai tomar o lugar dos colaboradores e sim somar nas tarefas diárias. 



Definir a identidade da empresa



Como dito anteriormente, o RH do futuro está muito mais envolvido nas mais diversas questões da empresa do que o de hoje. Por isso, o RH terá um papel muito importante quando falamos de identidade da empresa, isso porque os candidatos recrutados, as políticas criativas que serão implantadas, os conhecimentos que serão aplicados e todos os outros papéis do RH irão, de certa forma, definir a identidade da empresa.



Entretanto, esse é um papel que não ficará restrito somente ao RH, é necessário que outros setores, como o próprio marketing, se juntem para pensar na melhor identidade possível que essa empresa pode seguir e, a partir daí, construir suas estratégias que trabalharão em cima do perfil que foi definido. 



Saber analisar os dados



Os processos e as estratégias adotadas por uma empresa proporcionam um número muito grande de dados que precisam ser analisados para que novos projetos sejam traçados e desenvolvidos com sucesso. Essa análise e interpretação também é papel do RH do futuro. 



Esse é um papel muito importante justamente para que a empresa não fique presa a antigas estratégias que, na prática, não dão tão certo quanto pode parecer sem essa análise de dados.



Para saber mais sobre RH do futuro, principalmente na tão importante parte da implementação de tecnologia, conheça a Rocketmat, uma empresa de Inteligência Artificial focada em processos de RH.

A partir dos dados de cada empresa, a Rocketmat cria algoritmos personalizados para apoiar a aquisição, gestão e retenção de talentos. Entre em contato para saber como transformar o RH da sua empresa!