EN

EN

5 dicas para atrair candidatos para o processo seletivo

Apr 13, 2022

Apr 13, 2022

5 dicas para atrair candidatos para o processo seletivo

Você sabe como atrair candidatos para sua empresa? Saiba como captar candidatos para suas vagas e garantir bons funcionários!

Você sabe como atrair candidatos para sua empresa? Saiba como captar candidatos para suas vagas e garantir bons funcionários!

A atratividade de uma vaga consiste no retorno positivo que a organização empresarial tem ao promover uma oportunidade de emprego, procurando alinhar os perfis dos candidatos com as expectativas de ocupação do ofício. Para ter uma boa taxa de atratividade é necessário atrair candidatos que se adequem à vaga. Apesar de algumas empresas possuírem os melhores recursos de recrutamento e seleção, existe a possibilidade de, ainda assim, não conseguir contratar o profissional que melhor se encaixe naquele cargo. Isso ocorre em virtude da ausência ou falta de estratégia para atrair candidatos ao divulgar uma vaga, visto que existem alguns fatores a serem levados em consideração para que os candidatos assimilem se o seu próprio perfil é adequado para o cargo. Por essa razão, separamos algumas dicas para tornar uma determinada vaga mais interessante.

Por que atrair candidatos é importante?

O processo de recrutamento e seleção é uma operação bastante trabalhosa, pois demanda atenção em inúmeras etapas, inclusive ao criar o anúncio da vaga de modo eficaz .Diversas vezes, os líderes têm a urgência de que o cargo seja preenchido o mais rápido possível para não impactar de forma negativa a produtividade da empresa, mas cabe ao setor de Recursos Humanos executar a triagem e análise de currículos que atendam às expectativas da instituição.Assim sendo, aproximar candidatos através de uma vaga atrativa é um modo de otimizar o tempo, devido ao fato de que ao se valer de boas estratégias de divulgação, se torna possível atrair bons candidatos com perfis compatíveis ao cargo. Por esse motivo, é totalmente viável utilizar as diferentes dicas que em breve serão apresentadas para ajudar nessa tarefa, elaborando e aprimorando o anúncio perfeito para atrair candidatos, de modo a obter efetividade no processo seletivo, além do objetivo de alcançar os profissionais com os perfis ideais para ocupar a vaga.

Como tornar sua empresa mais atrativa?

Para ter êxito no processo seletivo é interessante ponderar sobre algumas características determinantes que são criadas na hora de divulgar uma vaga e torná-la mais atrativa. Dentre alguns principais pontos, podemos mencionar:

Descrição funcional

Para a captação de candidatos é fundamental fazer uma descrição funcional, ou seja, com informações nítidas sobre a vaga, carga horária, cargo, salário, entre outras. Além disso, é interessante ser direto no assunto, para evitar que o candidato tenha perguntas ou fique confuso quando visualizar a vaga anunciada.

Linguagem adequada

Outro aspecto a ser considerado é a linguagem. O anúncio de uma oportunidade de trabalho pode ser escrito de diversas formas, mas desde que seja priorizada uma apresentação positiva, atraente e acolhedora. Dessa maneira, é necessário abordar uma linguagem em conformidade com a comunicação institucional da empresa, como informal ou formal, além de atentar-se ao perfil do público-alvo, para poder fazer a utilização de recursos mais assertivos de linguagens. Outro ponto importante atualmente é o uso de linguagem neutra, para que a pessoa se sinta apropriada para a vaga, independente do seu gênero.

Employer branding

A divulgação de uma oportunidade de emprego tem uma forte relação com a reputação da empresa. Diante dessa situação, o Employer Branding é usado para demonstrar os benefícios de se trabalhar na empresa, evidenciando que ela é um bom local de atuação. Porém, para tal, a instituição deve citar nas características da vaga a ser ocupada a sua proposta, adotando um padrão e ser convidativo, nítido em suas publicações.

5  maneiras de atrair candidatos para o processo seletivo

Confira, a seguir, quais são as 5 maneiras de atrair candidatos para o processo seletivo da sua empresa:

1. Destaque o Employee Value Proposition

Equivale ao valor que a empresa tem a oferecer para os seus funcionários. Desse modo, o EVP (Employee Value Proposition) compreende desde o ambiente de trabalho, benefícios, como vale refeição, remuneração, bônus, férias, programas voltados à saúde psicológica, até outras ressalvas que agregam valores. Portanto, para atrair candidatos é interessante destacar o que a empresa tem a oferecer de bom e que seja correspondente ao perfil ideal do candidato.O indicado é listar em tópicos as vantagens do ofício de maneira que se torne interessante para o profissional como, por exemplo, citar que a instituição oferece um ambiente de trabalho dinâmico, proporcionando aos colaboradores a possibilidade de liberdade de movimentação. Dessarte, com certeza ele se sentirá mais atraído pela vaga, visto que o permite ter mais espaço e confiança para executar as suas tarefas.

2. Tenha uma página de carreira mais lúdica

Elaborar canais de comunicação é um jeito simples de construir uma conexão mais dinâmica com os candidatos. Levando isso em consideração, diversas empresas vêm criando páginas de carreira na web para atrair candidatos e novos talentos.Em contrapartida, para atender os requisitos do negócio, é primordial que a página tenha como fundamentos as principais políticas direcionadas à gestão de pessoas, como também divulgar informações convenientes para atingir os profissionais que tenham o perfil em conformidade com as necessidades da organização.Desse modo, para ter uma presença marcante e atrair candidatos na internet, a página deve ser construída de forma mais lúdica, com vídeo institucional, lista de benefícios mais relevantes, fotos e eventos de datas comemorativas, entre outros.

3. Divulgue de forma criativa

Para atrair candidatos sem promover grandes investimentos na área de marketing da empresa é necessário elaborar modos criativos para divulgar suas vagas. No geral, os melhores anúncios são aqueles que, além de transmitir algo interessante e de relevância para quem os vê, descreve a publicação de uma modo inovador fazendo um bom uso da criatividade.Assim sendo, as vagas que apresentam descrições engraçadas ou divertidas podem atrair candidatos com mais assertividade, visto que ao se defrontar com tais informações, elas se mantêm por mais tempo na mente das pessoas.

4. Evidencie os pontos mais importantes

Em uma publicação divulgando vagas é comum os candidatos buscarem dados de maior relevância, como salários, requisitos e benefícios.Esses são aspectos importantes que necessitam ser ressaltados, evidenciando segmentos do texto ou através de tópicos para que, além de oferecer uma leitura mais compacta ao interessado, a organização também seja capaz de atrair candidatos com perfis mais compatíveis ao da vaga.

5. Tenha o perfil definido

Outra estratégia para atrair candidatos é ter o perfil do profissional que deseja contratar bem definido. Diante dessa situação, se torna possível criar a descrição da vaga de um modo mais específico, filtrando os candidatos que se adequam ao perfil.Para tal, é recomendável determinar alguns aspectos principais do que seria o profissional mais pertinente para o cargo, levando em conta algumas exigências, como competências técnicas e comportamentais, formação acadêmica necessária, tempo de experiência do candidato, entre outros. Quanto mais planejada e específica estiver a descrição do perfil adequado para a função, mais fácil será para atrair candidatos e encontrar o profissional ideal.