EN

EN

5 maneiras de aprimorar a experiência do candidato com Inteligência Artificial

May 4, 2022

May 4, 2022

5 maneiras de aprimorar a experiência do candidato com Inteligência Artificial

Descubra como melhorar a experiência do candidato no recrutamento e seleção da empresa com a Inteligência Artificial.

Descubra como melhorar a experiência do candidato no recrutamento e seleção da empresa com a Inteligência Artificial.

A área do RH é responsável por vários processos dentro de uma empresa. Dentre eles, há o recrutamento e seleção, uma tarefa que pode ser muito desafiadora e requer organização e planejamento. Assim, ao longo do tempo, maneiras de aprimorar a experiência do candidato surgiram.O mercado hoje vive uma dualidade: a empresa escolhe o candidato, mas, agora, o candidato também escolhe a empresa que quer trabalhar. Em resumo, os talentos também precisam ser conquistados.Tudo isso leva ao pensamento de como tornar boa experiência do candidato. A tecnologia se torna um grande aliado no processo de recrutamento, uma vez que deixa tudo mais ágil e certeiro. Assim, entramos no assunto da Inteligência Artificial, que é uma tecnologia especializada em otimizar o dia a dia do setor, mas que também é ideal para aprimorar a experiência do candidato.Continue a leitura e entenda mais sobre o que é I.A, qual a sua importância no recrutamento e formas de melhorar a experiência do candidato com a Inteligência Artificial.

O que é Inteligência Artificial?

Antes de tudo, é necessário entender o que é Inteligência Artificial (I.A). Uma solução de IA inclui um grupo de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros, que tem a capacidade de simular ações humanas ligadas à inteligência.Algumas dessas ações são o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para tomada de decisão. Assim, pode se dizer que o conceito de I.A está diretamente ligado à capacidade de soluções tecnológicas realizarem tarefas, de um modo considerado inteligente e otimizado.Ela também é um campo da ciência que tem como objetivo estudar, desenvolver e empregar máquinas para a realização de atividades humanas de maneira automática. Confira algumas das principais tecnologias que contribuem para a evolução constante da Inteligência Artificial:

Machine Learning

O Aprendizado de Máquina é uma técnica de avaliação de dados que torna automático o desenvolvimento de padrões analíticos. Basicamente, fornece capacidade computacional, tais como dados, algoritmos, APIs.

Deep Learning

A Aprendizagem Profunda é um aprendizado especializado de máquinas. Aqui, redes neurais artificiais com inúmeras camadas de abstração são as bases de funcionamento, uma vez que funcionam como neurônios fazendo sinapse no cérebro humano e transportando informações. Por exemplo, a identificação de imagens, reconhecimento de fala e processamento de dados.

Processo de Linguagem Natural (PLN)

Esse processo tem a intenção de estudar e aplicar tentativas de reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao funcionamento da linguagem humana. O PLN pode ser usado em áreas como atendimento ao consumidor, na produção de relatórios corporativos e, claro, no recrutamento e seleção.Conhecendo essas tecnologias dentro da I.A, podemos observar vantagens em diversos processos empresariais, ainda mais no recrutamento e experiência do candidato:

  • Melhora na tomada de decisão;

  • Comodidade e escalabilidade;

  • Aumento de automação;

  • Redução de erros e gastos operacionais desnecessários;

  • Atendimento otimizado ao público.

Qual a importância de uma boa experiência do candidato no recrutamento?

Um bom processo de recrutamento, que oferece uma agradável experiência do candidato, é muito importante para uma organização, porque estabelece uma ligação verdadeira entre empresa e possível colaborador, fazendo-o ter o desejo de entrar para equipe, contribuindo para o crescimento da empresa.Como já mencionado, hoje em dia os candidatos também escolhem onde querem trabalhar e se preocupam com culturas organizacionais e outros fatores. A transparência e relação orgânica entre empresa e funcionário é primordial.A responsabilidade e desejo de encontrar o melhor profissional pode fazer com que os recrutadores elaborem diversas etapas e testes de qualificação que desmotivam os candidatos, cometendo erros ao realizar os processos de recrutamento e seleção. Fornecer uma boa experiência do candidato, evita com que o seu processo de recrutamento e seleção desanime bons talentos que podem ser de perfeito encaixe para a organização. Além disso, os candidatos que passam por experiências desagradáveis, acabam nunca mais procurando a empresa, mesmo com boas oportunidades compatíveis com seu conhecimento. Isso também pode ter um impacto ainda maior para a marca, uma vez que é provável que compartilhem a experiência negativa e mais pessoas criem uma aversão à empresa.Processos de recrutamento e seleção longos, cansativos e maçantes, podem fazer candidatos perfeitos desistirem da participação e buscarem outras oportunidades em diferentes organizações.Por isso, é importante se adaptar às tendências do mercado e procurar oferecer a melhor experiência do candidato, utilizando tecnologias, como a inteligência artificial.

5 formas de melhorar a experiência do candidato com IA

Depois de entender o que é Inteligência Artificial e como é importante melhorar a experiência do candidato no recrutamento e seleção, confira 5 dicas que podem te ajudar nesse processo:

1. Comunicação

A vaga se tornará bem mais engajada, quando você se comunica rapidamente com os profissionais e mantém eles cientes de todos os passos do processo seletivo. Assim, plataformas de recrutamento podem auxiliar nessa tarefa, onde a Inteligência Artificial permite a criação de mensagens personalizadas ou usar um padrão definido previamente para enviar as informações para vários destinatários de uma vez. Uma assistente virtual também é um ótimo meio de conquistar o candidato.

2. Organização

A organização é a chave para resultados eficazes e isso não seria diferente com o recrutamento. Existem diversos softwares de Inteligência Artificial, que são coletores de dados e conseguem armazenar de forma centralizada e organizada todas as informações de candidatos cada vaga.

3. Feedback

Tenha em mente que as pessoas gostam de tempos de resposta curtos, por isso, mantenha uma comunicação constante, sendo que o ideal para um retorno de algum contato do candidato com a empresa se dê pelo mesmo canal de comunicação usado.O feedback tem grande importância na experiência do candidato, uma vez que permite saber onde melhorar e o porquê da desclassificação.Com uma triagem rápida feita pela Inteligência Artificial, o time de recrutamento e seleção terá mais tempo para investir em retornos individuais. Dessa maneira, a pessoa que se candidatou terá uma resposta mais rápida e saberá se continuará ou não no processo seletivo em poucas horas.

4. Agilidade nos processos

Com a competitividade do mercado, é interessante saber se a pessoa tem o desejo de trabalhar na empresa e se o seu perfil é realmente adequado.Para mapear cada perfil de maneira rápida e construir uma melhor experiência ao candidato, a Inteligência Artificial vai ajudar diretamente nesse processo. A triagem de currículos, parte mais complicada do recrutamento, é muito mais rápida com o auxílio da I.A.

5. Seleção justa

Não podemos ignorar a pauta de diversidade, que é algo em destaque já há um tempo. Agora, candidatos têm como preferência empresas com valores e cultura, que se preocupam com a diversidade e inclusão, considerando assim um lugar seguro e acolhedor. Uma boa experiência do candidato é ter um recrutamento justo e uma seleção livre de ideias, pensamentos e posições discriminatórias de um recrutador. A Inteligência Artificial, nesse caso, ajuda em uma seleção de candidatos mais justa e sem vieses de gênero, raça, sexualidade, etc.