EN

EN

6 formas de estimular a inovação no trabalho

Feb 8, 2022

Feb 8, 2022

6 formas de estimular a inovação no trabalho

A inovação é uma peça chave para manter a empresa atualizada diante da evolução da sociedade. Saiba como estimular a inovação constantemente no mercado.

A inovação é uma peça chave para manter a empresa atualizada diante da evolução da sociedade. Saiba como estimular a inovação constantemente no mercado.

Inovação tem sido uma palavra muito popular no escritório e entre CEOs de empresas, há um tempo. Ela tem se tornado uma peça chave para todos os problemas de negócios, carreiras e desenvolvimento. A ideia é mudar a cultura das empresas, introduzindo a inovação e encorajando todos a fazê-la.A capacidade de inovar é o maior diferencial nos negócios hoje. Há muitas maneiras diferentes pelas quais uma empresa pode inovar, seja desenvolvendo novos produtos, descobrindo canais de mercado mais eficientes, otimizando custos ou conquistando novos clientes.

Qual a relação espaço e trabalho?

Em uma organização aprendente, onde os conceitos de colaboração, partilha, aprendizagem e conhecimento são chave, o espaço de trabalho tem um papel importante. A forma como o escritório é planeado para criar espaço de reuniões/apresentações, espaço individual e espaço público/social, contribui para o sucesso da aprendizagem organizacional.Hoje, a tendência é para uma distribuição democrática, onde o espaço é atribuído dependendo das necessidades que as tarefas levantam e não do estatuto. Dessa maneira, é importante entender a função do espaço na produtividade e no trabalho dos profissionais.O moderno local de trabalho deve ser desenhado considerando a tecnologia, os padrões de interação social e os processos de negócio. O novo escritório necessita ser uma comunidade baseada nas interacções sociais dos seus membros.Muitas empresas constroem seus ambientes dividindo-os, pois o espaço aberto, normalmente, tem divisórias baixas para estimular a troca de informação e conhecimento. Os espaços de encontro são mais casuais e flexíveis, enquanto o espaço social, por sua vez, é visto como uma área para efectuar contactos sociais, construir confiança, construir um sentido de comunidade e partilhar conhecimento entre empregados.

O que é uma organização aprendente?

O espaço do conhecimento deve promover a criatividade, encorajar a comunicação e provocar o constante contacto entre gestores e empregados. O espaço deve ser um local seguro para experimentar e aprender.Alguns dos elementos chave que caracterizam uma organização aprendente são:

  • As pessoas são valorizadas como uma fonte de conhecimento;

  • Duas cabeças são melhores do que uma (colaboração);

  • A comunicação aberta é boa;

  • Flexibilidade, aumento de produtividade e um passo rápido ajudam a organização a manter-se competitiva;

  • Conversas junto da máquina da água não são perda de tempo;

  • Uma organização achatada é boa;

  • A partilha do conhecimento tácito é boa;

  • Há promoção de criatividade e inovação.

Como incentivar a inovação no trabalho?

Você sabe como estimular a inovação dentro da sua empresa? Essa pode ser uma ação essencial para garantir o engajamento no ambiente de trabalho e a aplicação de novas ideias.Vale ressaltar também que, ao saber como estimular a inovação em sua empresa, você passará a contar com uma equipe mais qualificada, engajada e motivada. Assim, consequentemente, a produtividade aumentará dentro da sua organização e será mais fácil reter talentos.

Tecnologia

Todas as ações citadas que envolvem o incentivo à inovação podem – e devem – ser potencializadas com o auxílio das ferramentas tecnológicas. Isso porque, elas fazem com que haja um canal de comunicação aberto durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.Além disso, permitem que sejam compartilhados materiais relevantes para os colaboradores e estimulam o diálogo entre todos. É válido destacar também que essas ferramentas oferecem um bom custo-benefício e resultam em dados positivos – tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.Utilizar ferramentas tecnológicas para o surgimento de novas propostas de valor, pode ser a melhor saída para a sua empresa. Dessa forma, não tenha receio em pesquisar sobre e encontrar as melhores plataformas para você.

Comunicação

Para saber como estimular a inovação em sua equipe, é importante entender o papel fundamental da comunicação e oferecer um ambiente propício. Esse é um local que possibilita um bom feedback e diálogo entre todos os profissionais.Para começar a aplicar a inovação corporativa, ofereça espaço durante as reuniões para que todos participem. Esse é um canal importante para que os colaboradores possam expor suas ideias, opiniões e diferentes pontos de vista. Também, promova brainstorms e debates entre os integrantes da equipe, pois é durante esses momentos que podem acontecer os insights para soluções inovadoras.Além disso, ouvir melhor também deve ser um dos pontos de destaque dentro da comunicação de uma equipe, já que uma escuta aprimorada leva a uma melhor compreensão das ideias. Um foco na escuta também permite que um líder guie e identifique melhor os espaços nos quais se concentrar.

Treinamento

Nem todo mundo é feito para ser inovador no trabalho, então é importante investir em seus funcionários e oferecer treinamentos na área para sua equipe, assim como levar isso em consideração também nos objetivos, pois isso requer um plano detalhado de desenvolvimento.

Ambiente colaborativo

Liderar um negócio exige que seja um ambiente seguro, pautado na confiança e no respeito. Por isso é extremamente importante que todos colaboradores se sintam confortáveis em trabalhar colaborativamente, expondo suas ideias e garantindo que a comunicação ocorra de forma saudável e fluida.Estimular a inovação em sua equipe também consiste em priorizar o coletivo frente ao individual. Isso significa que os líderes de equipe devem se envolver mais com as equipes, com o intuito de estimular a integração entre departamentos e profissionais.Um time unido, alinhado e que trabalha com o mesmo foco, possui maior probabilidade de solucionar velhos problemas da instituição. É possível que um profissional comece a sugerir uma boa operação – e, a partir dela, outros colaboradores podem desenvolver e aprimorar as ideias.

Diversidade e inclusão

É difícil chegar a ideias e conclusões diferentes, quando todas pessoas envolvidas pensam da mesma forma. Por esse motivo, uma equipe com profissionais de perfis diferentes é essencial. Uma equipe diversa une uma pluralidade de repertórios e ideias, o que favorece a inovação. Isso também ajuda a manter o ambiente das empresas em consonância com a realidade.

Mudança na cultura empresarial

Estimular a inovação é uma ação que está diretamente ligada à cultura de uma empresa. Trata-se de uma mudança gradual, que acontece no dia a dia e que deve ser levada a sério por todos os profissionais que ali trabalham, pois não é somente uma mudança estrutural, ela é mais profunda.Lembre-se que não basta dizer para a sua equipe que ela precisa inovar. É preciso apontar o caminho a ser seguido e deixar claro quais são os efeitos pretendidos na busca por essa inovação. Para isso, seja consistente nas suas ações e não force a barra com as suas equipes.O estímulo à inovação deve ser natural e, com o passar do tempo, despertar o interesse voluntários dos colaboradores. Isso acontece a partir do momento em que eles percebem que essas ações são positivas para todos.Agora, você pode estar se perguntando: como ser inovador no trabalho? Uma das maneiras de aplicar a inovação no seu ambiente de trabalho, utilizando as tecnologias ao seu favor, é implementar Inteligência Artificial nos processos de gestão de pessoas. Esse tipo de metodologia tecnológica é um dos passos essenciais para se chegar à inovação no RH.Para isso, você pode contar com a Rocketmat. A empresa foca na área de recursos humanos, introduzindo a Inteligência Artificial no recrutamento de candidatos e gestão de talentos, para otimizar os processos e garantir um melhor desenvolvimento para sua empresa. Clique aqui e saiba mais.