EN

EN

A relação entre a diversidade e inovação

Jun 15, 2022

Jun 15, 2022

A relação entre a diversidade e inovação

Você sabe como garantir a inovação em sua empresa e nos processos seletivos? Entenda a importância da diversidade e inovação no trabalho!

Você sabe como garantir a inovação em sua empresa e nos processos seletivos? Entenda a importância da diversidade e inovação no trabalho!

O Brasil é detentor do sistema de inovação mais compacto da América Latina. É uma estrutura de startups, organizações de capacitação e fundos de investimento que não param de se desenvolver, na qual instituições com negócios mais tradicionais procuram se inserir para determinar novas oportunidades. Entretanto, todos os profissionais, líderes, empresários e investidores concordam em uma coisa: para que as empresas nacionais cresçam, atraiam mais investimentos e sejam mais competitivas no mercado internacional, é necessário mais inovação. Mas como?Nesse artigo, iremos explicar como diversidade e inclusão estão diretamente ligadas ao potencial de inovação da empresa, além de apresentar como introduzir esses dois conceitos em seu ambiente de trabalho. 

O que é diversidade no processo seletivo?

Segundo uma pesquisa da Accenture, o potencial de inovação de uma empresa está ligada ao quão inclusiva e diversa é a instituição. Logo, diversidade e inclusão geram mais inovação nas empresas. No entanto, para ter diversidade na empresa é preciso diversidade desde o processo seletivo. Mas o que é diversidade no processo seletivo? Primeiramente, possuir uma empresa diversificada implica em contar com uma força de trabalho multicultural. Isso significa compor uma equipe com pluralidade de gênero, etnia, orientação sexual e crenças. A taxa de diversidade em uma empresa pode ser medida pela proporção de profissionais em grupos minoritários ou em estado de exclusão no mercado de trabalho. Somente a diversidade, porém, não assegura a inclusão desses grupos nos ambientes de trabalho, e não os coloca em posição de igualdade no que se refere aos grupos majoritários.Inclusão nas empresas sugere estabelecer políticas de acesso e processos seletivos que tenham como objetivo desenvolver as habilidades profissional de todas e de todos, igualmente, porém, levando em consideração a individualidade de cada pessoa e sua vivência particular.

Inovação e diversidade: como garantir na sua empresa

O tema é abrangente e está muito presente nas mídias. A diversidade é muito discutida em inúmeros canais, ou para levantar a bandeira e defender os direitos, ou para discutir sobre o assunto nas organizações empresariais.Não é uma novidade escorregar no Recursos Humanos e iniciar a discussão para a forma como o setor, encarregado de fazer a manutenção da gestão de pessoas, vem lidando com a inclusão de profissionais com características diversas, sejam elas de origem étnica, biológica, cultural, social entre outras, nos processos de recrutamento e seleção.As cotas de vagas disponíveis aos PcDs (pessoas com deficiências), que são uma demanda governamental, precisam ser preenchidas em um processo sem diferenciação ou distinção, com exceção para o caso que o estilo de vaga tenha contrariedades como acessibilidade e o manuseio de equipamentos.Além disso, os candidatos transgêneros não podem ser separados de um processo seletivo. O departamento do RH precisa estar pronto para incluir de modo sensível e empático os candidatos que se identificam por um gênero diferente do qual consta em sua Certidão de Nascimento.A diversidade é um ativo social que revela os valores da organização empresarial e a preocupação e consideração com as oportunidades de emprego atribuídas a quem, não obrigatoriamente, se encaixa nos padrões tradicionais preestabelecidos pela sociedade.Assim sendo, muitas empresas estão mostrando adesão ao recrutamento às cegas, isto é, com uma avaliação prévia das habilidades, das competências e dos conhecimentos, mas não levando em consideração dados como gênero, idade, estado civil, por exemplo.Quando se possui, em um mesmo ambiente, profissionais com desejo de transformação pelo trabalho e determinadas a cooperar para o crescimento, desenvolvimento, evolução e inovação da corporação, as escolhas pessoais precisam ter um destaque moderado, para não ocultar as competências técnicas e profissionais de um candidato.O cuidado no momento de selecionar perfis estará focado no que o candidato tem a oferecer como profissional e colega de trabalho para contribuir e acrescentar algo à rotina da empresa. A equipe interna deve estar pronta e disposta para contar com os mais diversos tipos de pessoas e incluí-las de modo cordial, colaborativo e empático. Tudo isso é claro intencionando a criação de um ambiente corporativo mais igualitário e justo de modo a trazer inovação para a empresa. 

4 dicas de aumentar a diversidade e inovação no ambiente de trabalho

Bom, apesar de não existir receita de bolo para tornar uma empresa em um ambiente diversificado e inclusivo, existem algumas ações que são indispensáveis para você obter sucesso. Confira a seguir algumas medidas:

Engaje a liderança

Qualquer planejamento ligado à diversidade e inclusão só pode dar certo quando há realmente um engajamento consistente e autêntico da liderança da instituição. Apenas assim será possível a aderência de todos os setores da empresa. 

Contrate pessoas pertencentes a grupos minoritários

Diversidade e inclusão nas empresas visando a inovação se inicia pelo recrutamento e seleção. A partir do período em que a instituição passa a compor times plurais, a transformação para a inovação finalmente começa a efetuar-se. Para tal, é necessário definir metas e estratégias para que as contratações mais diversas realmente ocorram. Possuir soluções específicas em diversidade também pode fazer muita diferença.

Planeje e estabeleça metas para equiparação salarial e hierárquica

Em contrapartida, não adianta compor times diversos e preservar uma estrutura desigual. É necessário estruturar e estabelecer um plano de metas e ações com o intuito de desenvolver e promover indivíduos de grupos minoritários. 

Forme um time de líderes diversificado

Ao desenvolver e promover estes indivíduos, a organização forma uma equipe de líderes plural, com ideias, pensamentos, pontos de vida e perspectivas distintas. Isso dá uma sensação de segurança ao time, pois mostra que não é preciso fazer parte de um grupo majoritário para receber reconhecimento e prestígio. Além disso, isso é um passo a mais no caminho para a inovação da empresa. 

Como contratar uma equipe diversa e inclusiva?

A Rocketmat possui uma solução completa de diversidade para recrutamento e seleção do Brasil.Através da Inteligência Artificial, a empresa é capaz de identificar os melhores candidatos, integrando de forma direta com o software de recrutamento usado pela sua empresa. Ademais, a empresa compreende o caminho percorrido pela sua equipe de ponta a ponta usando um sofisticado mecanismo de previsibilidade de turnover, que consegue explicar as variáveis de sucesso e insucesso de funcionários,  proporcionando maior previsibilidade para a rotina da corporação.Além disso, através da inteligência artificial, é possível mitigar vieses discriminatórios, tornando processos seletivos mais justos. No treinamento dos algoritmos são utilizadas somente as competências técnicas individuais e coletivas, isto é, o que de fato deve ser analisado e avaliado em uma pessoa. Tudo isso objetivando a criação de um bom ambiente corporativo voltado cada vez mais para a inovação. Para saber mais sobre como a Rocketmat pode te ajudar com esse desafio, entre em contato conosco.