EN

EN

Banco de Talentos: entenda sua importância

Feb 24, 2022

Feb 24, 2022

Banco de Talentos: entenda sua importância

O banco de talentos é uma ajuda e tanto para os processos de recrutamento e seleção das empresas. Saiba mais sobre banco de talentos aqui!

O banco de talentos é uma ajuda e tanto para os processos de recrutamento e seleção das empresas. Saiba mais sobre banco de talentos aqui!

O banco de talentos é uma ferramenta digital que facilita o processo de divulgação de novas vagas e a contratação dos melhores profissionais para auxiliar no crescimento da sua empresa, de maneira simples e ordenada. A seguir, entenda o que é banco de talentos, como funciona e todos os seus benefícios no processo de recrutamento de novos funcionários para sua empresa.

O que é um banco de talentos?

Um banco de talento é um ambiente que reúne dados técnicos e pessoais dos colaboradores e candidatos a colaboradores, permitindo que a empresa conheça todo tipo de informação sobre eles.  No banco de talentos, é importante incluir dados de pessoas já contratadas, com a finalidade de recrutá-las para cargos superiores ou executar outras mudanças nas funções internas da empresa. Também, é necessário arquivar em seu banco de talentos as informações daqueles que não foram escolhidos, a fim de usá-las em futuras contratações que enquadrem perfeitamente o perfil do candidato e as pretensões da empresa.

Para que serve um banco de talentos?

O banco de talentos é utilizado para simplificar o processo de recrutamento corporativo. Mas, para o máximo aproveitamento das informações armazenadas, é recomendado que ele seja digital, a fim de facilitar a organização e dispensar o acúmulo de papéis. É fundamental consultar o banco de talentos sempre que abrir uma vaga, para encontrar os candidatos disponíveis e interessados. Por isso, é essencial que essa base seja mantida atualizada. O banco de talentos seleciona ou desconsidera perfis, inclusive em pontos como pretensão salarial, capacitação insuficiente ou acima do esperado, diferenças entre vagas e competências profissionais ou alguma contratação por outra empresa. Outro ponto essencial que precisamos levar em conta quando falamos de como o banco de talentos pode auxiliar nos processos de recrutamento é a forma como os currículos são organizados, que contribui para a rapidez do processo. Pois os candidatos inserem seus currículos antes mesmo da abertura de uma vaga.

Quais os benefícios do banco de talentos?

Agora que você já aprendeu o que é banco de talentos e para que serve, está na hora de conhecer seus benefícios. Veja a seguir:

Agilidade no processo seletivo

O banco de talentos auxilia nas etapas mais complexas do processo de recrutamento, que é o anúncio e a triagem de currículos. Sem o banco de talentos, os documentos precisam ser analisados e organizados um a um, de maneira trabalhosa e ineficiente.Com a elaboração de um banco de talentos, essa etapa é executada de forma mais dinâmica. Pois, quando surge uma vaga, os recrutadores podem ficar à vontade para recolher os dados de possíveis candidatos de um só lugar.Uma forma de aproveitar melhor o potencial do banco de talentos é utilizar inteligência artificial para analisar as informações rapidamente. A Rocketmat desenvolve algoritmos personalizados para cada empresa para otimizar o processo de recrutamento e seleção, analisando milhares de currículos e perfis em segundos para listar as melhores pessoas para cada vaga.

Diminuição nos custos

Os processos de recrutamento exigem tempo e alguns gastos, seja no anúncio da vaga, seleção de recrutadores ou entrevistas, cada período precisa de um determinado orçamento.  Com um banco de talentos à disposição, existem diversas possibilidades de encontrar o candidato perfeito para o cargo em qualquer momento da empresa, reduzindo consideravelmente os gastos com novos processos e ferramentas não agregadas.

Recrutamento eficiente

Um banco de talentos bem planejado e organizado permite uma filtragem extremamente ágil de currículos. Pois ele ajuda a decidir quais candidatos apresentam as habilidades específicas em relação à vaga disponível e aos princípios da empresa.

Como montar um banco de talentos?

Então, agora que você já conhece os benefícios de ter um banco de talentos na sua empresa, veja a seguir os passos necessários para montar um.

Considere as vagas

As vagas que estarão disponíveis no banco de talentos devem considerar onde está seu público, quantos candidatos serão alcançados, o orçamento atribuído e meios de reaproveitamento desses perfis, visando sempre seu melhor alcance, impulsionando ainda mais seu banco de talentos.

Trace um perfil de candidatos

É necessário traçar um perfil de candidatos em seu banco de talentos e um trajeto de como será a sua interação com a empresa, pensando desde o momento em que ele encontra a vaga, seus motivos para se candidatar, até a própria efetivação da candidatura.

Lembre-se da manutenção do banco de talentos

Vale ressaltar que o banco de talentos precisa de manutenção por parte do RH, que tem a função de manter as configurações atualizadas e os recursos ativos. É fundamental também realizar testes antes de cada ação ou processo de recrutamento.

Pense na personalização do seu banco de talentos

Também é importante incluir em seu banco de talentos a personalização do atendimento com os candidatos. Ter uma comunicação apropriada é fundamental. E, é possível fazer isso a partir da utilização de recursos como e-mails de acompanhamento e envio de vagas aos cadastrados, visando um bom relacionamento com os candidatos e futuros colaboradores.

Separe os melhores perfis

Os currículos que se destacarem dos demais no banco de talentos devem ser armazenados separadamente, já que esses profissionais têm mais chances de serem recrutados futuramente.

Considere a Lei Geral de Proteção de Dados

Como o banco de talentos armazena informações pessoais e profissionais de candidatos e funcionários, está sujeito à Lei Geral de Proteção de Dados e deve ser gerenciado com responsabilidade.  A empresa deve assegurar a segurança dos dados dos usuários na plataforma, pedindo autorização para sua coleta no banco de talentos.Além disso, somente pessoas autorizadas podem ter acesso a eles, garantindo transparência em relação aos candidatos, informando qual o propósito do armazenamento daquelas informações e por quanto tempo elas ficarão no site.

Banco de currículos

Um banco de currículos dentro de uma empresa traz vários benefícios ao RH, visto que os dados estão sempre disponíveis, sendo sempre possível o acesso aos mais qualificados para uma vaga recém-aberta. Além disso, o banco de talentos permite a redução do tempo gasto no recrutamento. Seu armazenamento de informações afeta diretamente seus processos seletivos, uma vez que a escolha de candidatos pode ser muito demorada, podendo chegar a meses. Mas, com um banco de talentos, é possível deixar esses problemas para trás e tornar o procedimento mais eficiente e objetivo. Porém, é necessário ressaltar que, para ter sucesso, seus dados precisam ser bem organizados e de fácil acesso. Por isso, você deve se atentar em escolher uma equipe ou empresa confiável. A realização de backups também é essencial para um planejamento de conservação e segurança de todos os documentos digitais de seu banco de talentos, visto que essa ação evita a perda de dados importantes para a empresa.O banco de talentos, portanto, pode otimizar os processos de contratação, sem a perda de bons candidatos, mesmo após o encerramento de uma vaga, facilitando futuros contatos em outras oportunidades.Claro que, para tal, é necessário ter o poder de processamento e compreensão desses dados, e é aí que a inteligência artificial pode ser uma grande aliada. Com a capacidade da inteligência artificial, o RH pode aproveitar o banco de currículos ao máximo, sem perder oportunidades de contratação. Quer saber mais sobre como a inteligência artificial pode potencializar o seu banco de currículos e transformar o recrutamento na sua empresa? Entre em contato conosco.