EN

EN

Como a Inteligência Artificial pode facilitar a vida dos recrutadores

Aug 26, 2022

Aug 26, 2022

Como a Inteligência Artificial pode facilitar a vida dos recrutadores

A Inteligência Artificial tem chegado a todos os setores do mercado de trabalho. É a vez do RH utilizar a IA para auxiliar no processo de recrutamento.

A Inteligência Artificial tem chegado a todos os setores do mercado de trabalho. É a vez do RH utilizar a IA para auxiliar no processo de recrutamento.


Como contratar rápido é questão que sempre deve estar na mente dos recrutadores quando estão em busca de novos colaboradores. Atualmente, a IA (Inteligência Artificial) é uma ferramenta que pode diminuir o tempo para a contratação.



Além disso, a Inteligência Artificial auxilia não só os recrutadores, como também os futuros colaboradores. Processos seletivos, em geral, são demorados e às vezes até mesmo desgastantes - o uso da IA nessas dinâmicas pode diminuir gastos e otimizar tempo, um ganho para ambos os lados.



A tecnologia inovadora da Inteligência Artificial será um diferencial importante e significativo no dia a dia do setor de Recursos Humanos de seu negócio. Conheça um pouco mais sobre como a IA pode ser uma ferramenta importante nos processos de recrutamento e se vale a pena adotar o método em sua empresa.



Como a Inteligência Artificial pode ajudar no processo seletivo?



Compreensivelmente, a IA levou à evolução dos métodos operacionais, permitindo que profissionais competentes se concentram em outras questões mais estratégicas, permitindo que o processo de seleção seja ainda mais apurado e certeiro.



No âmbito do RH, foram criadas plataformas dedicadas ao processo seletivo com o objetivo de aproveitar melhor esses procedimentos, tornando o RH mais flexível e eficaz, pois é sua função conectar os gestores com os melhores candidatos e, consequentemente, recrutando pessoas que serão essenciais para o funcionamento da empresa.



Dessa forma, o trabalho operacional e as oportunidades de erros na triagem de candidatos podem ser significativamente reduzidos.



A tecnologia, principalmente a inteligência artificial, trouxe padronização do processo seletivo e maior objetividade na avaliação das competências e habilidades dos candidatos. Um único software pode fornecer métricas e dados sobre o processo em tempo real. Ao classificar os candidatos com mais cuidado, reduzir o esforço operacional e aumentar o envolvimento do candidato, acabamos com uma qualidade superior.



Como a IA acelera o processo?



Muitos entrevistados acreditam que a tecnologia em nuvem os ajudará a revolucionar o RH nos próximos anos.



Por meio do uso de big data, os processos e atividades de transações serão automatizados, permitindo decisões mais bem informadas por meio de dados e análises.



Mais empresas usarão a IA para digitalizar currículos, agendar entrevistas e enviar e-mails, melhorando ainda mais a experiência do candidato, tornando as interações iniciais mais pessoais. A inteligência dirá cada vez mais aos nossos futuros funcionários - onde eles são mais dinâmicos, como prosperam e os desafios que enfrentam, criando uma imagem mais completa. O papel do recrutador será mais interdisciplinar, alinhado à estratégia do negócio e desenvolvendo relacionamentos de assessoria com os gestores do negócio.



Conheça a Rocketmat e aprimore seu processo de recrutamento



Selecionar um profissional para uma vaga é uma tarefa que exige sensibilidade, dados e tecnologia. Nesta situação muito volátil, o processo de contratação precisa ser mais rápido e seguro.



O uso da inteligência artificial (IA) pode encurtar esse caminho, proporcionando análises em larga escala, ao mesmo tempo em que vieses discriminatórios são mitigados.



A utilização desta solução permite à empresa otimizar o processo de recrutamento e seleção e contratar as pessoas certas para cada vaga. Quer saber mais sobre como a Rocketmat pode transformar seu RH? Entre em contato conosco!