EN

EN

Como automatizar o recrutamento e seleção na sua empresa

Jan 24, 2022

Jan 24, 2022

Como automatizar o recrutamento e seleção na sua empresa

Automatizar recrutamento e seleção de candidatos é uma maneira de garantir rapidez e eficiência na busca por novos profissionais para sua empresa.

Automatizar recrutamento e seleção de candidatos é uma maneira de garantir rapidez e eficiência na busca por novos profissionais para sua empresa.

A tecnologia transforma constantemente todo o mercado de trabalho. Com as novas ferramentas disponíveis, a área de recrutamento e seleção de candidatos, por exemplo, é uma das que tem passado por mudanças. A ideia é que, dentro desse setor, com o passar dos anos, os processos estejam cada vez mais automatizados e, consequentemente, mais estratégicos. Mas como automatizar recrutamento e seleção?Neste artigo, vamos explicar o que é recrutamento e seleção e como a tendência de automatização, que veio para ficar, funciona. Você saberá os benefícios de automatizar o processo seletivo de seu negócio. 

O que é o recrutamento e seleção de candidatos?

Recrutamento e seleção é o nome dado ao processo de atrair, escolher e contratar novos profissionais para preencher vagas. Entre os critérios determinados para a escolha de candidatos estão aqueles comuns a todas as empresas, como, por exemplo, a qualificação profissional, e aqueles que são mais específicos de uma área ou setor dentro do mercado de trabalho, como o perfil do candidato alinhado às necessidades da empresa.

Etapas do recrutamento e seleção

Esse processo de recrutamento e seleção é feito durante um certo período e envolve algumas etapas. Entre as principais fases estão:

  •       Análise de necessidades da empresa;

  •       Pesquisa por candidatos;

  •       Triagem de currículos;

  •       Entrevistas iniciais - mais geral;

  •       Avaliação das competências - realização de testes e provas;

  •       Entrevistas de seleção - mais específicas com um número de candidatos reduzidos;

  •       Verificação dos dados dos candidatos;

  •       Comunicação da empresa a respeito de sua escolha. 

Lembrando que essas são consideradas as etapas 'universais', isto é, as que são mais comuns no processo de seleção de candidatos. Porém, nada impede que outras etapas sejam acrescentadas para atender melhor às expectativas da empresa.

Tipos de recrutamento e seleção

Existem diversas maneiras de se realizar o processo de recrutamento e seleção. As principais categorias são:

  • Recrutamento externo: aberto somente para profissionais que não fazem parte da empresa;

  • Recrutamento interno: ocorre com profissionais de dentro da própria empresa;

  • Recrutamento misto: externo e interno, isto é, envolve profissionais de fora e de dentro da empresa;

  • Recrutamento on-line: ocorre de forma remota, com o uso do meio digital.

O que é automatização?

A automatização está ligada ao ato ou efeito de automatizar algo. No mercado de trabalho, essa ação inclui a substituição de atividades que antes dependiam exclusivamente dos seres humanos para serem realizadas por máquinas e tecnologias diversas. A implementação da automatização nos processos da empresa são feitos para que a mesma consiga acompanhar a velocidade com que o mercado se transforma.É importante lembrar que automatizar processos não significa excluir as pessoas do mercado de trabalho. A automatização é inserida nas empresas para ajudar no desempenho dos funcionários, para que os processos ocorram de maneira mais rápida e segura e o trabalho dos funcionários seja mais direcionado.O recrutamento on-line é um dos exemplos que representa o uso da automatização nesse setor, já que é feito através de meios e ferramentas digitais. Esse tipo de recrutamento demonstra na prática como a tecnologia pode ser inserida nas empresas e utilizada pelos profissionais de forma proveitosa.Toda a comunicação entre os profissionais da organização e o candidato digital é realizada por meio de plataformas da internet e é feita de forma mais rápida e segura.

Qual a importância da automatização do recrutamento e seleção?

Agora que você já sabe o que é o recrutamento e seleção de candidatos e o que é automatização, vamos unir esses pontos e falar sobre como automatizar o processo seletivo.Com a rotina do mundo dos negócios cada vez mais acelerada, a tecnologia é uma aliada na inserção de metodologias mais ágeis no trabalho dos profissionais de RH das empresas. Por isso, seja para otimizar tempo, seja para transformar sistemas manuais, automatizar recrutamento é uma tendência.O dia a dia mais corrido aumenta a competitividade do mercado que, consequentemente, exige mais estratégias das empresas. A automatização do recrutamento e seleção é uma ação inteligente das empresas para facilitar o trabalho dos funcionários e garantir um melhor desenvolvimento das organizações a curto e longo prazo.O processo de recrutamento e seleção de novos profissionais é um trabalho que inclui desde a divulgação da vaga até a contratação do candidato. Pensando nisso, separamos uma lista com as principais vantagens de automatizar esse processo. Veja a seguir.

  •       Rápida divulgação;

  •       Maior alcance;

  •       Comunicação facilitada com os candidatos;

  •       Melhor seleção e triagem dos currículos;

  •       Segurança de dados;

  •       Redução de custos;

  •       Etapas mais rápidas dentro do processo seletivo;

  •       Maior qualidade na contratação;

  •       Menor risco de turnover.

Como garantir a automatização do recrutamento e seleção?

Como você conseguiu observar, a automatização do processo de recrutamento e seleção de candidatos gera inúmeros benefícios. Com ela, a escolha e contratação dos profissionais é mais prática e dinâmica, economizando tempo e dinheiro.Vamos te apresentar agora possibilidades tecnológicas que estão à disposição para serem implementadas nos processos seletivos. Confira cada uma delas.

Big Data

Big Data é um conjunto de dados maior e mais complexo que podem ser analisados e estruturados para as futuras escolhas estratégicas da empresa. Especificamente no setor de RH, esses dados podem vir de avaliações dos funcionários, softwares internos de gestão ou até mesmo de fontes externas, como redes sociais e portais de divulgação de vagas de emprego.

People Analytics

Assim como o Big Data, o People Analytics também é um processo que trabalha com dados relacionados à gestão de pessoas nas empresas. Dentro desse sistema, a coleta e análise dos dados visa melhorar o gerenciamento de pessoas no que for possível. Isto é, diminuindo a rotatividade dos funcionários, atraindo e mantendo profissionais em potencial, aumentando a satisfação e produtividade dos colaboradores.

Inteligência Artificial

Dentro do processo de recrutamento e seleção, a Inteligência Artificial age na seleção de perfis de forma otimizada e assertiva, atendendo às expectativas e necessidades de cada empresa. O processo seletivo demanda tempo e dinheiro, por isso quanto mais rápido ele for feito, garantindo eficiência, melhor para a organização.Fazendo uso da Inteligência Artificial, a Rocketmat trabalha na área de recursos humanos e no recrutamento de candidatos. Através da utilização dessa ferramenta, a empresa tem como objetivo facilitar o processo seletivo de busca por novos profissionais otimizando esse sistema, o desenvolvimento de sua empresa será visível. Não perca a chance de automatizar recrutamento e seleção dos candidatos de sua empresa.