EN

EN

Como contratar de maneira mais eficiente e dinâmica?

Oct 13, 2021

Oct 13, 2021

Como contratar de maneira mais eficiente e dinâmica?

O processo de recrutamento e seleção exige cuidado e atenção, tanto na hora de selecionar o profissional, quanto com o contrato de trabalho.

O processo de recrutamento e seleção exige cuidado e atenção, tanto na hora de selecionar o profissional, quanto com o contrato de trabalho.

Saber como contratar um funcionário e quais os requisitos para contratá-lo pode ser uma tarefa difícil. Entenda aqui o que se deve fazer para contratar alguém e, além disso, compreenda o porquê de a tecnologia ser a principal solução para otimizar o recrutamento.

Como organizar o processo de contratação?

O processo de recrutamento e seleção exige cuidado e atenção, tanto na hora de selecionar o profissional, quanto com o contrato de trabalho. Para fazer uma boa escolha, existem várias considerações que devem ser feitas para que você crie uma equipe eficiente que entrega bons resultados. Entretanto, entende-se a dificuldade que é contratar um profissional que se molde ao perfil da empresa e às necessidades do negócio. Logo, é cada vez mais comum empresas contratando e depois se arrependendo e, assim, arcando com vários prejuízos. Dessa forma, elencamos alguns critérios a serem seguidos que podem te auxiliar na hora de contratar.

1. Defina os requisitos para a vaga

Defina as habilidades, competências e objetivos necessários para a vaga que irá oferecer. Assim, verifique quais são os conhecimentos teóricos e técnicos que você precisa, que tipo de experiências são relevantes para a vaga.

2. Saiba como e onde divulgar a vaga

A pergunta ‘’onde se contrata’’ é muito comum, para isso, é importante escolher canais de divulgação de acordo com as necessidades da sua organização. Você pode usar eventos, sites e anúncios de vagas, universidades, redes sociais e softwares.Dependendo da vaga e dos requisitos, pode ser interessante divulgar em menos locais, mas de maneira mais cirúrgica. Isso pode diminuir a quantidade de currículos que não se encaixam no perfil da empresa.

3. Concentre-se em transmitir como é trabalhar na sua empresa

Acima de tudo, desperte o desejo do profissional em fazer parte de sua equipe. Deixe claro a política interna da empresa e, através das redes sociais, compartilhe o funcionamento do ambiente da instituição, divulgue os bastidores da empresa, assim como eventos e treinamentos para que pessoas tenham vontade de estar lá.Sobretudo defina a identidade da empresa: como ela funciona, como se posiciona no mercado, qual o público que pretende atingir, qual o regime de trabalho, etc.

4. Verifique referências

É sempre útil entrar em contato com pessoas que já trabalharam com a pessoa a ser contratado para saber mais informações sobre o desempenho, habilidades e capacidade de trabalhar em equipe da mesma.

5. Considere certificações

Na hora de contratar, certifique-se de que o funcionário é realmente um profissional e tenha certificados que comprovem as suas qualificações e habilidades.

6. Defina o processo de seleção

É fundamental ter um sistema de seleção sólido, capaz de cobrir todas as nuances importantes, tanto da perspectiva técnica quanto da perspectiva pessoal. Do ponto de vista técnico, é preciso avaliar experiências anteriores, cursos, certificados e formações, assim como o domínio de diferentes idiomas e o que mais for atrativo para a vaga em questão. Além disso, é imprescindível que o profissional esteja adequado ao perfil da empresa e tenha características fundamentais, como comprometimento, honestidade e dedicação. Entre os tipos de recrutamentos mais habituais temos: entrevistas, textos escritos e dinâmicas em grupo. No entanto, se você falhar em algumas das etapas e fases do processo de seleção, haverá muitos prejuízos para a empresa. Dessa forma, recomenda-se o uso da tecnologia a seu favor. Há várias ferramentas que podem te auxiliar no processo seletivo, incluindo o uso de softwares que auxiliam no recrutamento e na gestão do processo. 

Conheça a Rocketmat

A Rocketmat é uma empresa de inteligência artificial, especialista em analisar e desenvolver algoritmos a partir de dados sobre a carreira, educação, experiência e comportamentos da pessoa a ser contratada para otimizar processos de recrutamento e seleção.  Mediante recursos próprios, a empresa utiliza os mais sofisticados e modernos artifícios de IA para fornecer soluções cirúrgicas e confiáveis para a tomada de decisões da empresa. Desse modo, a empresa conta com algoritmos personalizados para cada empresa.