EN

EN

Como convencer líderes a investir em inovação?

Jul 22, 2022

Jul 22, 2022

Como convencer líderes a investir em inovação?

Líderes precisam incansavelmente buscar o investimento em inovação e pensar “fora da caixinha”. Investir em inovação se tornou uma parte do dia a dia de empresas de sucesso.

Líderes precisam incansavelmente buscar o investimento em inovação e pensar “fora da caixinha”. Investir em inovação se tornou uma parte do dia a dia de empresas de sucesso.

Você sabia que visar o investimento em inovação aumenta as chances de sucesso nos negócios? Confira, a seguir, quais as responsabilidades dos líderes em relação à inovação.

Como ser um bom líder?

Podemos dizer que todo sucesso de uma equipe está fundamentado em 2 questões, sendo elas: o esforço e trabalho da equipe e a competência de um líder que está focado em bons resultados para a empresa.Um bom líder precisa ser proativo, responsável, engajado (no objetivo da empresa), ter resiliência  para saber lidar nas diversas problemáticas, ser receptivo e acima de tudo saber dar feedbacks de maneira com que seus liderados se sintam animados para melhorias em seu desenvolvimento.Concluímos que o líder tem a responsabilidade de gerar bons resultados a partir da utilização de suas competências, fazendo com que sua equipe esteja sempre buscando a inovação.

O que é uma liderança inovadora?

Uma liderança inovadora parte, principalmente, de suas ações no dia a dia junto a sua equipe. Um bom líder está sempre pensando em novas formas de investimento em inovação, desafiando seu time, implementando experimentações de acordo com as ideias levantadas, afinal um líder não deve ter medo de errar e está sempre calculando riscos com a chamada visão estratégica.Após um longo período de pandemia, se tornou cada vez mais raro lideranças que buscam o investimento em inovação, justamente por conta dos riscos na sequência de um grande período de perdas.Nesse sentido, o investimento em inovação chegou para a era do home office, visto que a equipe tem uma confiança maior para trabalhar mesmo em ambientes separados (cada um em sua casa). Outro grande exemplo de lideranças que buscam o investimento em inovação é a inclusão para diversidades, visando questões históricas e culturais e incluindo outras visões de mundo para os negócios, selecionar seu time aumenta as chances de sucesso e fortalece a equipe.Diante de situações críticas entra o trabalho árduo de decisões de um líder com resiliência e visão, pois ainda durante a pandemia empresas que não inovaram e não procuraram se reinventar tiveram uma perda significativa de 39%, enquanto 80% das empresas decidiram arriscar e tiveram resultados positivos de lucro e positividade entre as equipes (optando por negócios online, investindo em plataformas digitais) e mostrando mais uma vez que a inovação compensa.

Por que os líderes devem investir em inovação?

Como citamos anteriormente, para chegar à fórmula do sucesso, um líder precisa incansavelmente buscar o investimento em inovação e pensar “fora da caixinha”. Investir em inovação se tornou uma parte do dia a dia de um líder que obtém uma visão ampliada de sua equipe e dos negócios de acordo, é claro, com o objetivo final da empresa.E porque o líder é quem deve instigar a inovação? Bom, pois é ele que deve quebrar os primeiros desafios e acompanhar as mudanças tecnológicas do mercado, estando sempre à frente da concorrência.

Inovações para líderes investirem em 2022 

Em 2022, após grandes mudanças ocasionadas pela pandemia de Covid-19, a maior forma de investimento em inovação é o investimento em tecnologias digitais, que não dependem apenas da equipe de TI, mas que também envolvem o Marketing, vendas, gestão financeira e até mesmo o RH. Ainda segundo pesquisas, 2022 terá um alto nível de aceleração no uso de tecnologias digitais em ambiente de trabalho, provando que o investimento em inovação está sempre em alta de acordo com as mudanças do mercado.

Inteligência Artificial (IA) 

A previsão é que, em 2022, mais de 70% das empresas farão uso de Inteligência Artificial de ponta, deixando a comunicação cada vez mais avançada, com isso há diversas formas de inovação, sendo uma delas até mesmo na hora da contratação. É aí que a Rocketmat entra para ajudar você a buscar o investimento em inovação para sua empresa!A Rocketmat é uma empresa de Inteligência Artificial especializada em dados de Recursos Humanos, criando algoritmos personalizados para atender as necessidades de gestão de pessoas e recrutamento e seleção de cada cliente.Mas conseguir o devido apoio interno para implementar inovação pode ser um desafio. Por isso, criamos um e-book gratuito com dicas práticas de como superar as barreiras à inovação na sua empresa. Confira aqui.