EN

EN

Como evitar gastos desnecessários no recrutamento e seleção

May 30, 2022

May 30, 2022

Como evitar gastos desnecessários no recrutamento e seleção

Um processo de recrutamento mal planejado pode impactar, além do clima organizacional da sua empresa, os recursos financeiros dela.

Um processo de recrutamento mal planejado pode impactar, além do clima organizacional da sua empresa, os recursos financeiros dela.

A má contratação de funcionários pode acarretar vários prejuízos para a empresa. Um processo de recrutamento mal planejado pode impactar, além do clima organizacional da sua empresa, os recursos financeiros dela. Para que isso não ocorra, é preciso saber organizar o custo de recrutamento e seleção.Quando o problema já está batendo na porta, a única solução é identificar as consequências negativas de custos desnecessários de recrutamento e seleção, buscando alternativas para que elas não prejudiquem ainda mais o seu sucesso e desenvolvimento da empresa.

Custos da má contratação

Turnover

Conforme a Deloitte, seu custo é de 1,5 a 2 vezes o salário anual do funcionário. Um dos principais problemas que apontam uma contratação efetuada incorretamente é a taxa de rotatividade de funcionários, que ocorre por duas causas: uma delas é pelos fatores externos, por exemplo, um funcionário aderir a um intercâmbio. Em situações como essas, não há um meio em que a empresa consiga interferir, pois ele já está com a decisão tomada. O outro motivo é pelas consequências internas. Nesse fator o colaborador pede o desligamento após perceber que não possui o perfil adequado para a vaga, ou quando a cultura da empresa não está alinhada com seus valores.O turnover traz consequências no custo a curto, médio e longo prazo, pois uma saída inesperada, além de comprometer o trabalho de outros membros da equipe, prejudica a satisfação dos seus clientes, e implica em um novo processo seletivo para encontrar uma pessoa para preencher a mesma vaga.

Contratação e onboarding

Segundo uma pesquisa realizada pelo diretor executivo da Bazz Consultoria em RH, Celso Bazzola, uma única contratação errada pode lhe custar 15 vezes um salário - o que não é um exagero, visto que há prejuízos com a demissão junto a aplicação de um novo processo.Ainda há de lembrar dos gastos com o treinamento do novo colaborador, da divulgação das vagas e dos espaços que foram locados para realizar as etapas do processo seletivo.Uma ótima ideia é utilizar os recursos de tecnologia a favor da organização da empresa, para tornar o seu processo mais simples, eficiente e ágil - existem diversos tipos de software de recrutamento on-line com disponibilidade no mercado.O lado bom dessa questão é que não precisa ser nenhum profissional especializado no assunto para trabalhar com essa novidade, pois muitas empresas possuem um time de suporte para auxiliar nessas questões e no que for preciso.Dessa forma, as decisões poderão ser tomadas com mais facilidade e, consequentemente, evitar futuros prejuízos na contratação de novos funcionários.

Reputação

O mercado de trabalho é uma bolha em que a maioria dos profissionais de uma determinada área se conhecem, portanto, em algumas situações, os processos seletivos podem não agradar os participantes e, nesses casos, as chances deles falarem mal da sua empresa para outras pessoas é bem maior do que você imagina. Essas ocorrências podem trazer uma série de problemas para a empresa, como a dificuldade em atrair talentos - devido a sua imagem manchada.Para evitar essas situações, procure ser transparente com todos os participantes do processo seletivo e oferecer a melhor experiência possível.

Treinamento

Ao realizar a contratação de um novo funcionário na empresa, ele possui um período de adaptação, além do onboarding. Além de se acostumar à rotina do novo ambiente empresarial, é necessário que o colaborador entenda a cultura da empresa, o estilo dos colegas de trabalho e as formas de organização das tarefas. Há também o tempo de rampagem, período em que o funcionário precisa se adaptar às estratégias da empresa, antes mesmo de conseguir atingir seu potencial na função.

Produtividade e motivação

A entrada e saída contínua de funcionários desmotiva o restante do time de sua empresa, principalmente aqueles que se encontram há mais tempo na equipe. Ainda que novos funcionários estejam aptos a aprender e se engajar, eles podem ser afetados se perceberem uma alta rotatividade.Uma solução para esse caso é procurar conversar com cada colaborador e entender quais são as perspectivas em relação à empresa.

Como recuperar os custos da má contratação?

Quando as tecnologias foram mencionadas anteriormente, foi para dizer que existem diversos softwares de recrutamento e seleção disponíveis on-line, que oferecem um serviço completo para o recrutador, possibilitando recursos que tornam o processo mais claro e objetivo.Antes de pesquisar e definir qual é a melhor opção para sua empresa, saiba quais itens precisam ser analisados para descobrir a eficiência do sistema de recrutamento:

  • Teste de perfil;

  • Template de vagas;

  • Pool de talentos;

  • Criação de vagas;

  • Divulgação em redes sociais;

  • Integração com banco de currículos;

  • Páginas de carreiras;

  • Etapas flexíveis;

  • Uso de tecnologias como a inteligência artificial para otimização do processo.