EN

EN

Como facilitar a gestão de talentos com inteligência artificial

Jul 15, 2022

Jul 15, 2022

Como facilitar a gestão de talentos com inteligência artificial

Saiba como facilitar a gestão de talentos da sua empresa com o auxílio da inteligência artificial. Saiba porque aplicá-la em seus processos de RH.

Saiba como facilitar a gestão de talentos da sua empresa com o auxílio da inteligência artificial. Saiba porque aplicá-la em seus processos de RH.


A inteligência artificial é uma nova realidade para as empresas, pois além do seu custo benefício acessível, ela torna os processos muito mais ágeis, o que abre espaço para uma rotina empresarial mais eficaz e dinâmica, em especial na área de RH, onde ela já se encontra consolidada.



Portanto, a inteligência artificial inserida em processos como recrutamento, seleção e gestão de talentos, proporciona informações com padrões assertivos que, além de apontar tendências que facilitem as decisões, contribui para as projeções futuras.



Ao longo da matéria, você verá o que é inteligência artificial, por que aplicá-la no RH, como ela auxilia nos processos de RH e como a inteligência artificial deixa os processos mais ágeis.



O que é inteligência artificial?



Inteligência Artificial (IA) é um campo de estudo das ciências da computação e uma inteligência similar à humana exibidas por sistemas de software. Com a inteligência artificial, máquinas são capazes de desempenhar funções como aprender, raciocinar, perceber ambientes, analisar e tomar decisões.



Por que aplicar inteligência artificial no RH?



Agora que você já sabe do que se trata a inteligência artificial, veja alguns dos principais motivos pelos quais você precisa implementá-la no RH da sua empresa:



Redução de custo



Com a inteligência artificial nos processos de RH, inúmeros custos operacionais serão reduzidos. Há uma automatização de processos de RH para aqueles processos mais repetitivos, como a seleção de currículos. A inteligência artificial é capaz de diminuir o tempo e eliminar diversos gastos desnecessários.



Operação mais eficiente



Pelo simples fato de que a inteligência artificial nos processos de RH em uma empresa trabalha com dados concretos em inúmeras áreas, a operação se torna mais eficiente. Assim, os gestores podem tomar decisões conforme as informações de qualidade, o que torna as tarefas mais assertivas e eficientes.



Agilidade em processos



Através da inteligência artificial nos processos de RH é possível perceber que os processos se tornaram mais ágeis. Um exemplo dessas facilidades criadas por essa nova tecnologia está no processo de recrutamento, seleção e gestão de talentos.



Como a inteligência artificial auxilia o RH?



Com o auxílio da inteligência artificial nos processos de RH, se espera a melhoria na gestão de talentos, na seleção de candidatos, na optimização do seu desempenho e na retenção de colaboradores.



O processo mais impactado pela inteligência artificial é o recrutamento e seleção. Uma grande quantidade de currículos são lidos e analisados todos os dias pelos profissionais da área. No entanto, o tempo que cada profissional leva olhando todas as informações, é bem pequeno - o que acaba prejudicando a qualidade da análise.



A ideia da inteligência artificial é que as vagas sejam desenvolvidas conforme o desempenho desejado e daí é realizada a seleção com os candidatos que tenham fit com alguma empresa/marca.



Ou seja, padrões de currículos são gerados de acordo com os requisitos desejados pela empresa, mas quem irá realizar essa triagem é a inteligência artificial. A mesma lógica se aplica aos demais processos. A ideia é que as ferramentas cruzem dados para que, através dos algoritmos, possam selecionar os melhores candidatos.



Sendo assim, é possível pensar na inteligência artificial para retenção de talentos, acompanhamento do desenvolvimento de colaboradores, elaboração de políticas internas e promoções.



Como a inteligência artificial deixa processos mais ágeis



A inteligência artificial nos processos de RH tem sido implementada em várias áreas dentro de uma empresa. Algumas ferramentas já auxiliaram o RH para a automatização de processos, encontrando padrões e gerando resultados positivos para o negócio.



A seguir, listamos alguns exemplos de como a inteligência artificial deixa os processos mais ágeis!



Gestão de talentos e de pessoas



A partir da gestão de talentos e de pessoas, é possível que a empresa consiga elencar as necessidades dos colaboradores conforme seu desempenho, identificando as faltas, atrasos e competências.



Com esses dados se torna mais perceptível aqueles que estão insatisfeitos, podendo agir de forma rápida para mudar esse cenário. Isto é, com a inteligência artificial na gestão de talentos e de pessoas, é possível priorizar alguns pontos que potencializam a produtividade e o bem-estar de todos os colaboradores.



Recrutamento e seleção



No processo de recrutamento e seleção é possível utilizar a inteligência artificial com o objetivo de relacionar as informações de comportamento dos candidatos com as competências necessárias para as vagas disponíveis. 



Dessa forma, é possível identificar se o candidato se encaixa ou não na proposta da vaga disponível, podendo ter um desempenho positivo na empresa. Além disso, a inteligência artificial no recrutamento e seleção pode ajudar a equipe de RH a reduzir o tempo e os custos desse processo.



Alta performance



Outra maneira interessante de realizar uma análise de dados através da inteligência artificial é por meio da engenharia de cargos.



Esse sistema é capaz de desenhar as competências necessárias para que o profissional tenha um ótimo desempenho em sua empresa, além de encontrar os colaboradores que mais se encaixam com as características solicitadas através no relacionamento de informações entre necessidades das vagas e candidatos.



Controle de jornada



O controle da jornada é um dos processos que a inteligência artificial pode impactar. Durante um longo período, um dos processos mais complexos da rotina empresarial seguia uma linha de raciocínio que dependia somente do trabalho humano. 



No entanto, com o controle de jornada na inteligência artificial dos processos de RH, obtém-se um suporte muito mais eficiente da tecnologia que, junto aos softwares, automatizaram essa rotina.



Clima organizacional



A inteligência artificial nos processos de RH também desempenha um papel importante na melhoria do clima organizacional. 



Com um sistema que te ajuda a aplicar pesquisas de clima e analisar os dados com os resultados e relatórios gerados, agora é possível pensar em ações mais específicas para manter seus colaboradores engajados. 



Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe o que é inteligência artificial e como aplicá-la na gestão de talentos da sua empresa, que tal dar um up no processo de recrutamento de candidatos do seu negócio? Saiba mais e acesse a Rocketmat, a empresa de inteligência artificial mais confiável para seus processos.