EN

EN

Como garantir inclusão no processo de recrutamento?

Sep 16, 2021

Sep 16, 2021

Como garantir inclusão no processo de recrutamento?

Entenda de forma definitiva como criar, gerenciar e promover processos seletivos com mais inclusão junto ao setor de RH de sua empresa.

Entenda de forma definitiva como criar, gerenciar e promover processos seletivos com mais inclusão junto ao setor de RH de sua empresa.

O futuro das empresas mira cada vez mais na diversidade dentro de seu quadro de funcionários. Focar na pluralidade e inclusão pode ser positivo em vários aspectos, trazendo desde inovação, até novos pontos de vista, já que toda a equipe pode aprender convivendo com pessoas com um backgrounds diferentes.Em uma empresa onde todos são parecidos, tendo trajetórias e histórias semelhantes, tudo que acontece lá dentro se torna previsível, as mesmas ações são imaginadas pelas mesmas mentalidades e a organização não sai do lugar. Infelizmente, tanto líderes quanto o RH de muitos lugares ainda não levam isso em consideração. Isso traz consequências tanto para quem emprega quanto para quem é candidato.Uma organização que tem a inclusão como valor desde o recrutamento consegue crescer e potencializar seu sucesso com mais facilidade. Isso ocorre porque um time diverso pode agregar na experiência de seus colaboradores e, consequentemente, expandir os horizontes na criação e melhora de processos internos. Por isso, é importante investir na diversidade e inclusão.

O que é inclusão?

Basicamente, o primeiro passo para entender o que é inclusão é ter conhecimento que, historicamente, alguns grupos foram desfavorecidos no passado e que isso ainda reflete na atualidade.Pessoas com deficiências, mulheres, pessoas negras e indígenas, integrantes dos grupos LGBTQI+, entre outros, tiveram durante muito tempo seus direitos limitados, fazendo com que, ainda hoje, exista uma diferença de oportunidades em diversos campos como educação e mercado de trabalho.Dessa forma, reconhecer a importância da diversidade é o primeiro passo para entender que inclusão não é uma ação isolada, mas um conjunto de atuações de combate à exclusão social em diversas esferas. Sendo assim, sua implementação pode tornar o ambiente de trabalho muito mais harmonioso e plural.

Como o setor de RH pode garantir a diversidade no recrutamento?

Para implementar a diversidade e inclusão, é necessário um pensamento macro, que visualize sua importância desde a criação da vaga, até o momento em que a pessoa se efetiva como funcionária. Por isso, confira 5 táticas essenciais para serem aplicadas durante todas as etapas do recrutamento, a fim de garantir a diversidade e inclusão.

1. Repense a descrição da sua vaga de emprego

O primeiro contato das pessoas procurando oportunidades com a empresa será pelo anúncio da vaga. É onde o recrutamento começa. Por isso, evite utilizar termos discriminatórios para definir um candidato ideal. Busque descrever a vaga com a linguagem mais neutra possível, prevenindo o afastamento de possíveis candidatos no momento do recrutamento.Por isso, ao invés de descrever as exigências com termos no masculino como “proativo, formado”, opte por termos mais gerais como "pró atividade" e "formação em curso superior”. Isso garantirá com que mulheres, por exemplo, sintam-se contempladas pela vaga.

2. Elimine pré-requisitos que não sejam essenciais

Informações como idade, exigência de foto, estado civil, nome, quantidade de filhos e gênero são pessoais e em nada acrescentam na avaliação das competências. Por isso, durante o recrutamento, é importante que esses dados sejam lidos sem julgamentos e que não sejam utilizados como critério de triagem.O ideal seria recortar essas informações durante o processo de recrutamento e seleção e utilizá-las somente em caso de cadastramento após a contratação. Esse olhar, focado no profissionalismo, minimiza a possibilidade de julgamentos e preconceitos de forma consciente ou inconsciente.O uso de inteligência artificial no processo também pode auxiliar na mitigação de vieses, uma vez que dados sensíveis não sejam utilizados na avaliação de candidatos.

3. Avalie as competências de maneira objetiva

A promoção da diversidade e inclusão requer comprometimento durante todas as etapas do recrutamento. Por conta disso, é importante adotar uma metodologia que permita analisar as competências de forma objetiva. As dinâmicas e testes durante o recrutamento e seleção devem ser focados em avaliar somente fatores profissionais, a fim de garantir a imparcialidade em relação à questões como condição física e social dos candidatos.

4. Invista em acessibilidade

Para implementar a diversidade e praticar a inclusão de maneira efetiva, desde o recrutamento, é importante adaptar todo o ambiente para receber candidatos e funcionários que necessitem de maior acessibilidade.Esteja pronto para lidar com pessoas que experimentam as mais diversas vivências e adapte tudo o que for necessário para que todos sejam acolhidos e respeitados no ambiente de trabalho.

5. Acrescente diversidade e inclusão na cultura da sua empresa

Para que um ambiente seja diverso e inclusivo, não basta apenas um recrutamento alinhado a esse valor, mas que toda a cultura organizacional também valorize isso. Então, incentive a promoção da conscientização em todos os colaboradores sobre a importância da diversidade e do respeito acima de tudo dentro e fora da organização. Dessa forma, todos os profissionais se sentirão integrados à equipe e conseguirão desempenhar suas atividades da melhor forma possível.

Quais os benefícios da inclusão no processo seletivo?

Muitas vezes, uma empresa pode perder a pessoa mais capacitada para aquela vaga por não  considerar a diversidade na hora de selecionar o novo funcionário.Garantir a diversidade e inclusão desde o recrutamento traz resultados a curto e longo prazo. Portanto, confira os benefícios que uma empresa que opta por uma política inclusiva pode trazer.

Atrair melhores profissionais

Ao criar um espaço mais inclusivo no recrutamento e seleção, o recrutador passa a analisar os candidatos de maneira mais técnica e objetiva, isso facilita na atração de profissionais mais capacitados.

Aumentar o senso de pertencimento

Trabalhar em um ambiente diverso e inclusivo, onde as diferentes opiniões e criatividade são valorizadas é um motivo de orgulho. Por isso, valorizar a diversidade e a inclusão é uma forma de fazer com que os colaboradores vistam a camisa da empresa.Além disso, quando uma instituição valoriza as diferenças, os seus trabalhadores se sentem mais à vontade para dialogar, aprender e compartilhar suas experiências, abrindo mais espaço para a cooperação.Por fim, isso evita com que os funcionários se sintam deslocados, pois percebem que realmente estão em um ambiente que realmente quer promover a diversidade, e não apenas cumprir uma cota, as pessoas passam a se sentir parte daquilo.

Melhorar a imagem da empresa

Promover um engajamento social, baseado em responsabilidade e valores inegociáveis como a inclusão, demonstra para o mundo a integralidade da empresa e o cumprimento do seu papel social. Por isso, muitos clientes e investidores escolhem comprar e investir em empresas que valorizam a diversidade e inclusão, o que melhora a imagem da organização para o mundo.Inclusão transforma, empresas que trabalham com diversidade desde o recrutamento não ajudam só a si mesmas, mas contribuem para um mundo mais justo. Portanto, a diversidade é extremamente benéfica e, aliada à integração digital, tem o poder de alavancar qualquer negócio.Para mais informações sobre inclusão no processo seletivo, acesse o site da Rocketmat, uma empresa focada na área de Recursos Humanos e no recrutamento de candidatos através do uso de Inteligência Artificial (IA).