EN

EN

Como gerenciar pessoas remotamente

Mar 21, 2022

Mar 21, 2022

Como gerenciar pessoas remotamente

Tem dúvidas sobre gestão de pessoas, principalmente quando se trata de trabalho remoto? Confira todas as respostas aqui!

Tem dúvidas sobre gestão de pessoas, principalmente quando se trata de trabalho remoto? Confira todas as respostas aqui!

A gestão de pessoas no trabalho remoto é um tipo de gestão de pessoas que possibilita que os funcionários trabalhem de casa, possibilitando um trabalho 100% remoto ou misto e, claro, sempre acompanhados por seus gestores e pela equipe de Recursos Humanos.Apesar de ser uma modalidade que já existia, o trabalho remoto (ou home office) só virou algo largamente adotado durante a pandemia de 2020. Contudo, o  trabalho remoto é um modelo muito desejado por grande parte dos profissionais, por ser uma rotina mais fácil de ser adaptada. E, apesar de não parecer o caso, os resultados dele podem ser mais benéficos do que se pensa.Por essas razões, a gestão de pessoas no trabalho remoto ganhou muito reconhecimento nos últimos tempos e, mais do que apenas uma nova forma de gestão, ela é uma necessidade que as empresas têm hoje.

Qual a importância da gestão de pessoas?

Infelizmente, mesmo com toda a evolução que os métodos de gestão sofreram, a prática de investimento nos colaboradores ainda não é algo usado em grande parte das empresas do nosso país. É comum ainda, que muitos dos gestores não tratem seus funcionários como indivíduos, mas sim como mão de obra. Um pensamento corriqueiro é que se desenvolverem as habilidades de seus funcionários, eles sairão da empresa em busca de outras oportunidades de trabalho.Ao analisar uma oportunidade, os profissionais qualificados não pensam apenas na proposta salarial e benefício do cargo, sendo o fator principal a ser analisado é se a empresa pode fornecer um ambiente de trabalho que seja capaz de aprimorar os seus talentos e que possa usar isso a favor da empresa.A gestão de pessoas conta com diversos fatores contribuintes para fazer a atração e retenção de funcionários talentosos, fatores que vão além do montante a ser pago e possíveis promoções. Fatores como autonomia, senso de integração, cumprir objetivos e evolução tanto pessoal, quanto profissional são essenciais. O papel da gestão de pessoas é certificar que problemas sejam identificados, avaliados e solucionados.Uma gestão de pessoas exemplar é aquela que direciona seu foco totalmente para a valorização dos profissionais que trabalham ali. Sem eles, a empresa não conseguiria alcançar suas metas e criar novos objetivos. Ela está diretamente ligada ao bem estar da empresa e garante a motivação dos funcionários. Funcionários motivados são sinônimo de crescimento e a gestão de pessoas deve garantir isso.Ter apenas uma tecnologia exemplar e superiores capacitados, não é o suficiente para um crescimento da empresa e substituir a gestão de pessoas, seja isso no trabalho remoto ou não. Se os funcionários não estiverem alinhados com as metas da empresa, ela ficará estagnada.Uma boa gestão de pessoas traz os mais diversos benefícios, como a atração e retenção de talentos, engajamento dos funcionários, o estímulo constante da inovação e criatividade, uma maior satisfação dos trabalhadores, aumento da produtividade na empresa e muito mais. Assim, analisar os benefícios que a gestão de pessoas atribui, quando feita de forma correta e focada no capital humano, fica muito mais fácil.

4 dicas para a gestão de pessoas de forma remota

Com tantos benefícios da gestão de pessoas, principalmente no trabalho remoto, a implementação da gestão de pessoas no trabalho remoto será algo muito vantajoso para sua empresa, especialmente, se feita de forma eficiente e com investimentos. Veja, aqui, 4 dicas para que a gestão de pessoas, no trabalho remoto de sua empresa, seja a melhor possível.

Planejamento

O planejamento é um ponto muito importante e deve ser feito com atenção. Serviços como revisão de valores, prazos de entrega e porcentagens, por exemplo, são de grande valor para que a estrutura ideal de trabalho remoto seja montada. Além disso, é importante sempre conferir se seus funcionários precisam de alguma ajuda ou de algum novo material.

Definição de expectativas

Defina as expectativas em conjunto com seus funcionários. Assim, é possível traçar objetivos com uma estratégia que permitirá resultados satisfatórios, aumentando a produtividade da empresa. O funcionário que sabe qual o objetivo a ser alcançado e qual o seu papel na empresa, tanto de forma coletiva quanto de forma individual, consegue trabalhar com muito mais motivação.

Reuniões remotas

É importante estabelecer uma rotina com sua equipe. Escolha o dia ou dias da semana e um horário fixo para que as reuniões aconteçam com uma boa frequência. Não se esqueça de avisar previamente seus funcionários, para que eles possam se organizar.

Desenvolver a comunicação

É importante lembrar que a comunicação é o ponto chave para o sucesso. Mesmo com as reuniões acontecendo de forma periódica, sempre se comunique com os funcionários. Isso é necessário na gestão de pessoas, principalmente no trabalho remoto, para mostrar que você está disponível para ajudar com qualquer dúvida e, também, para manter todos em dia sobre o que acontece na empresa.