EN

EN

Como implementar o RH estratégico na sua empresa

Jun 6, 2022

Jun 6, 2022

Como implementar o RH estratégico na sua empresa

Saiba o que é RH estratégico e aprenda a implementá-lo na sua empresa em apenas alguns passos. Alavanque os resultados do seu negócio!

Saiba o que é RH estratégico e aprenda a implementá-lo na sua empresa em apenas alguns passos. Alavanque os resultados do seu negócio!


O RH estratégico é como um modelo de gestão de pessoas em que é possível ver os colaboradores com outros olhos, de maneira estratégica. Além disso, o RH estratégico usa recursos tecnológicos para a tomada de decisões e otimização dos processos.



Ao longo do artigo, você verá o que é RH estratégico, quais são as características de um RH estratégico e como implementar uma gestão estratégica na sua empresa.



O que é RH estratégico?



Um RH estratégico não é nada mais que o gerenciamento do setor de Recursos Humanos de uma empresa, apoiando seus objetivos e resultados a médio e longo prazo. O RH estratégico está inserido no centro da tomada de decisões da empresa e está relacionado a diversas áreas a fim de buscar pelo sucesso da corporação.



O que chamamos de RH estratégico vem sendo um grande desafio para muitos profissionais da área, isso porque a maioria das empresas enxerga este setor como um departamento de funções administrativas, o que dificulta enxergar a tangibilidade de processos que poderiam impactar nos resultados do negócio. 



Além disso, muitos gestores que atuam no RH se dividem em vários papéis, atuando como construtores de relacionamento e provando o retorno do investimento das tarefas da área, o que acaba deixando pouco tempo para agir de forma mais estratégica.



Como implementar RH estratégico?



A gestão estratégica precisa fazer parte do planejamento geral da empresa e muitos ainda se esquecem que esse departamento é sobre pessoas. Pensando nisso, separamos algumas etapas de como implementar o RH estratégico na sua empresa, confira:




Entenda os principais indicadores organizacionais



É importante que você compreenda os objetivos e a direção estratégica da empresa. Se isso não estiver claro para todas as partes, certamente você terá mais dificuldade ao conseguir um alinhamento e apoio à gestão estratégica.



Procure mais informações sobre as metas e tipos de relatórios já utilizados. Também considere algumas questões, como:



  • Qual é a melhor forma do RH apoiar a área c-level?

  • Quais são os principais KPIs que precisam de mais atenção?

  • Como o RH pode ajudar a impulsioná-los?



A proatividade é um dos aspectos que vale considerar ao entender quais são os objetivos específicos de cada departamento. Além disso, a confiança mútua é outro fator que ajuda a calibrar metas. Uma das melhores maneiras de formar parceria com diversas equipes é auxiliando no cumprimento dos escopos.



Encaixe indicadores de RH nos indicadores gerais



O próximo passo é analisar como a gestão de pessoas se encaixa a cada um dos KPIs organizacionais. Descobrir de que forma eles afetam uns aos outros é a chave principal para esse tópico. Apesar disso, é necessário ainda saber o que fazer com os valores adquiridos e onde você quer chegar.



Suponhamos que você tenha determinado que o custo da folha de pagamento é 48% da receita total. Para saber se isso é bom ou ruim, você precisará estabelecer uma linha de base e, a partir de então, avaliar as possíveis alterações conforme o acompanhamento dos objetivos.



Crie hipóteses que articulem seus objetivos



Caso seja sua primeira vez nesta etapa, talvez seja melhor descobrir o que pode ou não funcionar para a empresa, através de um teste de hipóteses.



Suponhamos que o objetivo do seu negócio seja aumentar a produtividade e as hipóteses do RH é avaliar a eficácia de processos onboarding e automatizar o processo de recrutamento através de um ATS.



Ou então que seu objetivo seja reduzir os custos e as hipóteses do RH, estão: a concentração do aumento de retenção de colaboradores e diminuir a taxa de rotatividade.



Com a criação de hipóteses, agora é preciso testar algumas ações para mostrar o caminho correto. Por exemplo:



Como havia citado a hipótese da avaliação à eficácia do processo de onboarding de colaboradores , algumas ações para esse caso seriam:



  • Informar os colaboradores recentes sobre marcos a serem alcançados nos primeiros meses garantindo agilidade do onboarding;

  • Digitalizar o processo de integração para que os novos contratados enviem a documentação de forma online e concluam o processo antes de ingressarem em seu primeiro dia.



Depois de testar as hipóteses criadas, é preciso garantir o progresso delas. No nosso exemplo de onboarding e ação de digitalização dos documentos, é possível comparar o custo de integração antes e depois da implantação para anotar os ganhos e impactos financeiros.



Assim, será possível ter uma ideia para alinhar os objetivos do RH às metas da empresa, além de demonstrar a liderança do seu setor e como ele apoia  a empresa conforme dados relevantes.



Atente-se à escolha dos objetivos



Se por um acaso sua área sentir que está lutando por financiamento, isso pode levar a  um foco em relação às métricas de curta visão, relevantes somente para o RH, a fim de “provar” o valor do seu time.



Pensando nisso, é importante que você entenda quais são os seus objetivos organizacionais em reuniões que englobam líderes de todos os departamentos.



As reuniões irão garantir que a visão e a missão sejam comunicadas, colocando cada líder com a mentalidade certa a fim de tomar as melhores decisões para a corporação como um todo e não apenas individualmente.



Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe o que é RH estratégico e como aplicá-lo na gestão  de sua empresa, que tal otimizar os processos de gestão de pessoas na sua empresa? Acesse a Rocketmat, a empresa de inteligência artificial focada em RH, ou entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar.