EN

EN

Como melhorar a triagem de candidatos

Mar 2, 2022

Mar 2, 2022

Como melhorar a triagem de candidatos

Confira aqui tudo sobre triagem de candidatos e entenda sua importância, seus benefícios, dicas e respostas sobre a triagem on-line.

Confira aqui tudo sobre triagem de candidatos e entenda sua importância, seus benefícios, dicas e respostas sobre a triagem on-line.

A triagem de candidatos é uma etapa essencial quando se trata de processos de recrutamento. Em busca de uma empresa com profissionais que se destacam dentro do mercado da área? Veja aqui como é a triagem de candidatos e melhorá-la para que sua empresa cresça ainda mais.

Qual a importância da triagem de candidatos?

Uma parte crucial do processo de recrutamento é a triagem de candidatos, a fim de identificar os candidatos com o perfil e competências que mais se adequem à empresa, garantindo também uma boa ligação do candidato à cultura da organização e equipe com a qual ele será integrado e trabalhará. Dito isso, todo  profissional de RH deve estar sempre em busca de novas maneiras e ferramentas que possam tornar esse processo mais rápido e eficiente para a empresa. Até mesmo existem recursos tecnológicos que conseguem filtrar as competências desejadas no processo de seleção, quando a triagem é feita de modo online.O currículo é o primeiro contato que a equipe de RH tem com o candidato, é onde ele se apresenta pela primeira vez, ressaltando todas as características que lhe favorecem para o cargo proposto, como sua escolaridade, onde já trabalhou e também habilidades que julga necessárias para o posto.Quando uma vaga de trabalho é anunciada, a área do RH pode receber um alto número de currículos, vindos dos mais diferentes tipos de perfis, e é nessa hora que se mostra a importância da triagem de candidatos, porque não será possível chamar todos que se aplicam. Então, através da triagem, os mais aptos para o trabalho, com o perfil mais parecido com o da empresa, são chamados para a próxima fase.Com a triagem online, agora é possível que mais empresas encontrem os profissionais certos para o cargo, e que se adaptam facilmente à cultura do ambiente de trabalho, melhorando a produtividade e também a imagem da organização em que trabalham.

Como funciona a triagem de candidatos?

Logo que uma vaga de emprego é aberta, é comum que receba a aplicação de várias pessoas interessadas, dos mais variados perfis e experiências. Então, como afunilar esse grande número de candidatos para que seja possível prosseguir para a próxima fase do processo, a entrevista? Simples, com a triagem. Profissionais do RH vão escolher, com base nos critérios da vaga de trabalho, agrupar os currículos de candidatos que mais se encaixam no cargo e serão chamados para a próxima fase, e descartam os currículos que não estão dentro do esperado para o trabalho. A triagem de currículos deve ser feita rapidamente, e está longe de ser um processo fácil. Mesmo que o profissional responsável pela tarefa seja o mais objetivo possível, realizá-la requer rapidez e perspicácia, coisas difíceis quando se leva em consideração o volume de currículos a serem analisados. Alguns critérios que devem ser seguidos durante o trabalho são:

Apresentação do currículo

Devido ao curto tempo para a realização da triagem, currículos mais “diretos” são selecionados, completos, mas com uma linguagem mais clara e direta e sem erros de português.

Escolaridade

Profissionais que se especializaram em uma área e estão buscando emprego na mesma se mostram como melhores funcionários dentro do ambiente de trabalho, que sempre entregam bons resultados, evitando a rotatividade na empresa, garantindo sempre uma qualidade de mesmo nível, além do apoio contínuo de colaboradores.

Estabilidade 

Um dos critérios buscados é estabilidade nos empregos anteriores do candidato. Com isso, a equipe consegue ver se uma das características dele é seguir carreira na mesma área crescer dentro da empresa.

É possível fazer uma boa triagem de candidatos on-line?

Com a triagem on-line, sua equipe de RH vai conseguir economizar, além de recursos, muito mais tempo se comparado ao modo que era feito anteriormente à internet. Plataformas de recrutamento hoje em dia apresentam algumas vantagens e benefícios, para que os procedimentos da triagem sejam muito mais dinâmicos.Além disso, quando se trata de grandes corporações, é praticamente impossível esperar que o RH consiga cuidar da triagem manualmente, sem o uso de tecnologia,  já que o fluxo de currículos que chegam até eles diariamente é enorme. Com a utilização da Inteligência Artificial (IA) é possível detectar, por meio de algoritmos, os candidatos mais qualificados em larga escala ainda na fase pré-admissional e selecionar aqueles com maior potencial de produtividade para as vagas abertas.O grande diferencial desta solução é conseguir tornar o processo de seleção de pessoas muito mais rápido e eficiente para o negócio das empresas, proporcionando redução de custos e ganho de produtividade.Além disso, se bem aplicada, a Inteligência Artificial garante que todo candidato seja analisado de forma justa, sem a interferência de dados sensíveis como idade, gênero, etnia ou orientação sexual, que poderiam impactar o processo seletivo.