EN

EN

Como o uso de dados pode ajudar na contratação de pessoas

Nov 14, 2022

Nov 14, 2022

Como o uso de dados pode ajudar na contratação de pessoas

Fazer o uso sistemas integrados que operem a partir do uso de dados é a melhor alternativa para a gestão de pessoas, uma vez que fornece informações importantes, servindo como apoio para que o índice de acertos do RH aumente nesses processos.

Fazer o uso sistemas integrados que operem a partir do uso de dados é a melhor alternativa para a gestão de pessoas, uma vez que fornece informações importantes, servindo como apoio para que o índice de acertos do RH aumente nesses processos.


Entre os inúmeros desafios de uma organização, estão o de recrutar, selecionar, contratar e reter talentos. Isso porque um dos pilares de  qualquer empresa está em fazer valer a pena o capital investido nos processos de admissão de funcionários, levando em consideração que esse novo colaborador compense os custos contribuindo para a evolução do negócio por meio de seu desempenho e capacidade profissional. Nesse sentido, o uso de dados pode ser muito benéfico para o RH de sua empresa.



A contratação de pessoas é a primeira etapa  para que a empresa flua de forma eficiente, se estendo para cada vez mais espaços e crescendo, portanto, é necessário investir tempo e recursos nesse passo crucial. 



Por isso o RH fazer o uso sistemas integrados e de tecnologia cognitiva que operem a partir do uso de dados é a melhor alternativa para a gestão de pessoas, uma vez que fornece informações importantes, servindo como uma espécie de apoio para que o índice de acertos do RH aumente nesses processos.



Uso de dados no recrutamento e seleção de talentos



Uma escolha errada pode causar muitos prejuízos para uma empresa e por esse motivo, para ter um pouco mais de segurança de êxito no alcance de objetivos, seja de missão ou visão, é recomendado desenvolver estratégias, de preferência, baseadas em fatos.



Os dados são um conjunto de fatos associados a ocorrências dentro de uma organização empresarial. Esses dados são gerados todos os dias, e com uma análise adequada, podem ser muito vantajosos quando processados e transformados em insights significativos.



Na prática, os dados podem ser números ou também métricas resultantes de uma observação ou experimento que quando acumulados, agrupados e organizados trazem informações relevantes que agregam valor às tomadas de decisão da empresa.



Como funciona na prática?



Por meio da gestão por dados, o RH pode simplificar processos de recrutamento, seleção, contratação e retenção. Alguns fatores favoráveis associados à gestão por dados são:



  • Torna mais fácil a seleção de currículos na qual os candidatos são rankeados por cargos, por já terem participado de seleções anteriores e não terem sido admitidos, bem como currículos provenientes de agências ou anúncios na internet, por exemplo;



  • Há plataformas de recrutamento na internet que usam a tecnologia dos algoritmos para analisar dados de candidatos e de vagas. Além de alcançar uma grande quantidade de pessoas, conectando-as com as empresas, também leva aos recrutadores somente aqueles candidatos que se adequem ao perfil da vaga;



  • A partir de uma base de dados bem ordenada, o RH pode fazer simples consultas rápidas onde consegue identificar talentos por meio do desempenho e aproveitamento dos funcionários, visando preencher as vagas internas;



  • Contribui de forma direta no remanejamento de pessoas,visto que se torna possível acessar o currículo desse colaborador e avaliar todo o seu histórico profissional na organização empresarial;



  • Existem também os indicativos de gestão como o turnover por exemplo, que analisa a relação entre o número de entradas e saídas de colaboradores em um mesmo intervalo de tempo. Esse gerenciamento possibilita que o RH crie estratégias para reter os talentos na empresa.



Para o candidato se sobressair e ser selecionado pelo RH de certa organização, ele deve viabilizar o maior número de informações relevantes possíveis a respeito de seu perfil profissional. Assim, as empresas que usam plataformas de recrutamento online que contam com um sistema de inteligência artificial terão a oportunidade de conhecer melhor o candidato, identificar suas habilidades, qualificações e experiências, e os indicar para as vagas de interesse que correspondem ao seu perfil. 



Os bancos de dados devem ser atualizados de forma periódica, visto que neles estão reunidos todos os dados que a empresa necessita.



Portanto, não é difícil identificar a importância da existência e uso de um banco de dados nos processos de recrutamento, seleção, e contratação. 



Mais do que isso, um banco de dados bem organizado é um instrumento essencial para que o RH consiga cumprir com eficiência a gestão de pessoas e recursos de uma organização empresarial.



Inclusive, é possível fazer o uso de dados para recrutamento misto – processo de seleção de talentos que busca o candidato perfeito tanto entre os profissionais no mercado de trabalho quanto nos colaboradores que já estão na empresa.



Conheça a Rocketmat



Ter dados estruturados também permite que as empresas façam uso da inteligência artificial para apoiar processos de contratação. Através do uso de Inteligência Artificial, a Rocketmat é capaz de identificar os melhores candidatos para cada vaga disponível. 



A Rocketmat desenvolve algoritmos personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente, e permite que todos os candidatos dentro de processos seletivos sejam avaliados de forma justa, mitigando vieses discriminatórios. Além disso, a inteligência artificial entrega um ranking de candidatos diretamente no software de recrutamento já utilizado pela sua empresa, trazendo mais eficiência e eficácia para o dia-a-dia dos recrutadores. Quer saber mais sobre como a Rocketmat pode te ajudar? Confira nosso site!