EN

EN

Como usar a inteligência artificial e organizacional no recrutamento

Jul 27, 2022

Jul 27, 2022

Como usar a inteligência artificial e organizacional no recrutamento

Já ouviu falar do uso da inteligência organizacional e inteligência artificial para recrutamento? Veja aqui tudo o que você precisa saber!

Já ouviu falar do uso da inteligência organizacional e inteligência artificial para recrutamento? Veja aqui tudo o que você precisa saber!

Você já ouviu falar do uso da inteligência artificial para recrutamento? Todo profissional da área de Recursos Humanos sabe os desafios que acontecem durante o período de recrutamento, mas, com o uso da inteligência artificial e inteligência organizacional, o processo de recrutamento e seleção pode ficar muito mais fácil.

O que é inteligência organizacional?

Antes de partir para a parte explicativa de como a inteligência organizacional e a inteligência artificial podem ajudar no recrutamento de uma empresa, é necessário entender primeiro o que é a inteligência organizacional.A inteligência organizacional é, de forma resumida, a habilidade de uma empresa em identificar casos em que um certo aperfeiçoamento é necessário, para conseguir programar, planejar e visualizar possíveis estratégias e recursos a serem utilizados dentro da organização. A inteligência organizacional é necessária para garantir o perfeito funcionamento dos sistemas e organizações da empresa.A habilidade da inteligência organizacional consegue abranger os mais diversos aspectos necessários para o funcionamento de uma empresa, como inovação, qualidade, efetividade, criatividade, perenidade, rentabilidade, modernidade, produtividade, gestão do conhecimento e inteligência competitiva. A inteligência organizacional é a principal responsável pela satisfação de clientes, colaboradores, fornecedores e sócios. Ela é uma forma criada para ser mais adequada para conseguir conciliar os interesses de todos os envolvidos no poder de uma corporação.Enquanto o lucro é obtido, a inteligência organizacional cumpre seu papel, com serviços prestados aos clientes da organização, além de satisfazer as necessidades dos colaboradores e exercer seu papel de responsabilidade social como empresa.

O que diferencia a inteligência organizacional e artificial?

O conceito de inteligência artificial pode ser definido como uma ferramenta que consegue tornar a viabilização algo mais fácil, além de ajudar na tomada de decisões, tudo isso por meio do uso de dados. O uso da inteligência artificial está cada vez mais presente em nossa rotina, mesmo que não tenhamos percebido isso. Ela está presente em softwares de processamento de voz, por exemplo. Além disso, é possível encontrar a inteligência artificial no próprio Google, com seu preenchimento automático de campo e reconhecimento de imagens.Já a inteligência organizacional não tem uma ligação com a tecnologia como a inteligência artificial tem. Ela está mais ligada ao comportamento dos colaboradores de uma empresa e de que maneira a gestão da empresa trabalha.

Como a inteligência artificial e organizacional podem ajudar no recrutamento?

Um dos grandes benefícios ao fazer uso da inteligência artificial e da organizacional é como elas conseguem fazer com que o recrutamento, processo geralmente demorado e cansativo, fique mais leve e rápido. Ter uma rapidez significativa no recrutamento é algo que pode destacar sua empresa das outras.A inteligência organizacional pode mostrar características que podem ser úteis para o recrutamento, e uma delas é a cultura organizacional da empresa. Dentro dela, os profissionais conseguem desenvolver seu trabalho de uma forma muito mais produtiva e até mesmo competitiva, sempre seguindo uma filosofia de trabalho comum.Nesse caso de recrutamento, os colaboradores devem ser avaliados com regras claras e entendidas por todos, além de remunerados por méritos particulares e seu trabalho em equipe.Já a inteligência artificial consegue usar toda a parte tecnológica ao seu favor, de modo em que o processo se torne mais rápido, eficiente e justo para todos os candidatos.

Benefícios

Um exemplo de como a inteligência organizacional pode ajudar no recrutamento e retenção de talentos é que empresas inteligentes conseguem ter métodos eficazes para a área de recrutamento, e contam com uma boa e consistente política para isso, garantindo também a manutenção desse recrutamento e corrigindo erros. Com a inteligência artificial, você consegue uma ajuda da tecnologia na hora de fazer a pré-triagem dos candidatos. A tecnologia da inteligência artificial analisa milhares de currículos em poucos segundos, identificando quais candidatos são mais aderentes a cada vaga. Além disso, ela também consegue mitigar vieses discriminatórios durante esse processo, fazendo com que o processo seja mais justo.A inteligência artificial consegue melhorar a experiência dos candidatos, e consegue deixar esse processo mais humano ao tirar as etapas mais operacionais das costas de profissionais de RH, que podem então focar em aspectos mais estratégicos.