EN

EN

Como reduzir custos no recrutamento?

Sep 7, 2022

Sep 7, 2022

Como reduzir custos no recrutamento?

Saiba a importância de realizar um bom processo de recrutamento e seleção e como reduzir custos dessa atividade essencial para as empresas.

Saiba a importância de realizar um bom processo de recrutamento e seleção e como reduzir custos dessa atividade essencial para as empresas.

Dentre as funções do departamento de Recursos Humanos de uma empresa, realizar um recrutamento e seleção eficiente, baseado em organização e planejamento, além de focar em reduzir custos, pode ser uma das tarefas mais difíceis.Um processo de recrutamento mal feito, sem uma boa estratégia, pode desencadear diversos prejuízos para a organização, tanto financeiros como em outros sentidos. A necessidade de executar um novo processo seletivo gera mais despesas e gasta mais o tempo da equipe, que acaba perdendo a produtividade, o que resulta em um aumento na taxa de rotatividade da empresa.Nenhuma empresa deseja passar por esses obstáculos e até mesmo prejudicar seu nome no mercado, certo? Portanto, é necessário sempre dedicar atenção aos processos de recrutamento, a fim de reduzir custos e conseguir outras melhorias.Sendo assim, continue a leitura para entender melhor como reduzir custos na empresa, qual a importância dessa ação e ainda descobrir formas de como realizar esse processo da melhor maneira!

Qual a importância de reduzir custos no recrutamento?

Antes de qualquer coisa, é importante entender qual a importância de reduzir custos no recrutamento. Assim, o primeiro passo é conhecer quais são os gastos e quais impactos eles geram no processo de recrutamento e seleção.Então, conheça sua empresa. Realize um mapeamento histórico de recrutamento e seleção para entender fatores importantes, como:

  • Qual é a eficiência dos canais onde as vagas são anunciadas;

  • Quem é o público que participa do processo de recrutamento e seleção;

  • Qual é a qualidade de assertividade das últimas contratações;

  • Quais são as melhorias que podem ser feitas em todo o processo.

Segundo uma pesquisa da Society of Human Resource Management (SHRM), o custo médio de uma contração é de pouco mais de 4 mil dólares.De qualquer maneira, vários fatores podem impactar a média individual de cada organização. Quanto maior o número de contratações, menor o custo da mesma dentro de uma empresa. Isso acontece porque alguns custos fixos podem ser distribuídos por um número maior de contratações.Se sua empresa tem grande porte e precisa contratar mais de 50 funcionários novos por mês, os custos de todo o processo de recrutamento e seleção mais a contratação podem aumentar rapidamente. Assim, é preciso buscar a melhoria dessa ação, visando reduzir custos e otimizar resultados.Como mencionado, caso realize processo ruins, a empresa sofrerá mais que danos financeiros. A taxa de rotatividade aumentará, prejudicando o nome da empresa e o time. Assim, acontecerá uma diminuição no número de candidatos que se aplicam para os processos de recrutamento e seleção da sua empresa, o que deixará vagas livres e poderá atrapalhar o rendimento dos colaboradores, uma vez que estarão sobrecarregados.

Como reduzir custos no recrutamento da sua empresa?

Para entender como reduzir custos no recrutamento da sua empresa, confira 10 dicas:

1. Oferecer informações claras sobre as vagas em aberto

Durante um processo de recrutamento e seleção, os profissionais de RH devem sempre ter em mente que é dever deles também manter uma comunicação clara com os candidatos, assim como eles têm com os recrutadores.Deixe claro seus objetivos com a vaga, a fim de reduzir custos. Defina:

  • quais são os focos da contração;

  • quais as atividades que o profissional vai desempenhar em detalhes;

  • quais os benefícios e o salário fornecidos;

  • quais os dias, horários e flexibilidade do trabalho. 

2. Avaliar além do currículo

As habilidades técnicas para habilitar o cargo são sim importantes, tais como formação, experiência, cursos, línguas etc. Porém, ter o perfil comportamental do candidato ideal é tão importante quanto para atuar nessa empresa.

3. Alinhar as expectativas com o candidato

Cuidado com candidatos que são contratados deixando claro que não tem objetivos de ficar muito tempo na empresa, procurando apenas uma vaga temporária, sendo que a anunciada é efetiva. Ainda que o profissional tenha muitas qualidades, esse desentendimento de interesses só gera desgastes para ambas as partes. 

4. Avaliar fit cultural

Fit cultural nada mais é do que ter as mesmas visões dos valores, missão e cultura de uma organização. Hoje em dia, é muito importante se atentar ao alinhamento do fit cultural. O candidato pode ser objetivos alinhados com a empresa, além de experiências e capacitações, porém, se não tem o fit cultural, não vai conseguir ajudar no crescimento do negócio.

5. Dar feedback aos candidatos

É extremamente frustrante não receber nenhuma resposta da empresa onde você se candidatou. Esse é um dos piores erros do RH no processo de recrutamento e seleção. Além de prejudicar a imagem da organização, outros profissionais perdem o interesse em se candidatar para as vagas da empresa.

6. Conheça a fundo as necessidades de cada área

É fundamental que a equipe de recrutamento conheça os diferenciais de cada processo em cada setor da empresa. Isso ajuda a diminuir etapas desnecessárias, tempo e reduzir custos. Às vezes, não há necessidade de colocar uma etapa de testes técnicos, por exemplo. 

7. Invista em Employer Branding

De acordo com dados do LinkedIn, empresas que investem em employer branding e fortalecem sua reputação empregadora reduzem custos em até 43% em contratações. Além disso, elas crescem mais rápido do que outras empresas, pois conseguem atrair e contratar talentos de maneira mais assertiva e ágil.

8. Escolha bem os canais de divulgação

Mapeie os melhores canais midiáticos para a divulgação de suas vagas. Por exemplo: você está oferecendo vagas de estágio? Busque por plataformas que concentram grande número de estudantes, grupos universitários e redes sociais em que esse público está presente. 

9. Crie uma política para recrutamento interno

Possuir um processo de recrutamento interno já contribui para reduzir custos com atração, recrutamento, seleção onboarding e treinamentos sobre fit cultural. Além disso, promove e valoriza o desenvolvimento de talentos, afirmando a relação entre empresa e funcionário. 

10. Use a tecnologia como aliada

No mundo da era digital, é apenas possível acompanhar os avanços se adaptando às tendências e finalmente se movendo com a velocidade do mercado. O processo de recrutamento não fica fora disso e também deve visar reduzir custos e garantir bons resultados.Com um software certo, como o ATS (Application Tracking System - software de gestão de processos de Recrutamento e Seleção com função de armazenar, ler e ranquear currículos) é possível trazer muito mais agilidade e assertividade para o processo de contratação. E com o uso da inteligência artificial, é possível otimizar o recrutamento e seleção, além de tornar o processo mais justo.Assim, com essa inovação no RH, o time terá mais tempo para focar em atividades estratégicas para a empresa. Agora que você entendeu tudo sobre reduzir custos no processo de recrutamento, deseja ter mais informações sobre as melhorias deste processo em uma organização? Conheça a Rocketmat, empresa que ressalta a utilização da Inteligência Artificial para facilitar o processo de recrutamento e seleção dos candidatos e gestão de pessoas.