EN

EN

Como relacionar a inteligência de dados e RH na empresa?

Jun 24, 2022

Jun 24, 2022

Como relacionar a inteligência de dados e RH na empresa?

Confira aqui o que é inteligência de dados, como implementar essa ferramenta na sua empresa e quais são as vantagens dessa implantação.

Confira aqui o que é inteligência de dados, como implementar essa ferramenta na sua empresa e quais são as vantagens dessa implantação.

Você já ouviu falar da inteligência de dados?Esse é um processo capaz de realizar uma análise otimizada das informações de uma organização, assim, aumentando a produtividade e aprimorando a tomada de decisões.A utilidade dessa inteligência de dados está se tornando fundamental, já que, conforme o tempo passa, os dados tendem a aumentar cada vez mais. Assim, as análises precisam ser mais profundas, pela complexidade desse volume alto de dados.Continue a leitura para entender melhor o que é inteligência de dados, como ela pode ser implementada no RH de uma empresa e como isso pode gerar vantagens para o seu negócio.

O que é inteligência de dados?

A inteligência de dados nada mais é do que uma ferramenta responsável por coletar e analisar o grande volume de informações que sempre está em crescimento. O mecanismo da inteligência de dados é, basicamente, tirar insights, planejar soluções inteligentes para sua empresa e tomar decisões com boas estratégias durante o processo.Isso é essencial para qualquer negócio, uma vez que a inteligência de dados é capaz de fornecer informações relevantes sobre concorrentes, público-alvo, além das tendências do mercado.Para uma inteligência de dados atingir o sucesso, o segredo está na organização das informações. Assim, fica mais fácil realizar as análises e aumentar as chances de descobrir mais insights.Usar dados evita o famoso “achismo”, garante mais assertividade nas decisões e consequentemente o potencial de obter o sucesso. Saber o que sua empresa precisa e enxergar onde estão os possíveis erros já é um passo à frente no mercado.

Qual a relação da inteligência artificial com dados?

A “matéria-prima” da Inteligência Artificial são os dados. Para que o conjunto de algoritmos tenham sucesso é imprescindível que se possa levantar a maior quantidade de dados (que inclusive poderão ser corrigidos, alterados e aprimorados, visando uma melhoria contínua).

Há diversas etapas e procedimentos na ciência de dados que envolvem coleta, manipulação, visualização e gerenciamento de dados para prever tendências e acontecimentos futuros. Desse modo, é aqui que relacionamos a inteligência de dados com a inteligência artificial.

Quais os benefícios da inteligência de dados no RH?

Depois de entender melhor o que é a inteligência de dados, saiba as vantagens que ela proporciona para a área do RH. Confira:

1. Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção é um dos processos mais importantes dentro da área de RH. Isso porque é por meio dessa etapa que novos talentos, que se encaixam com o perfil da empresa, são contratados e trazem inovação. Assim, a inteligência de dados, nesse caso, irá auxiliar a cruzar e analisar uma série de informações sobre o perfil dos candidatos e as especificações da vaga em si. Isso vai ajudar a achar o melhor talento para a empresa, com menos chances de erro.

2. Tomada de decisões com mais segurança

Basicamente toda decisão que a empresa precisar tomar na área do RH poderá se basear em números, coletados pela inteligência de dados. Com ela, é possível ver números reais de engajamento e desempenho dos funcionários, por exemplo. Assim, decisões estratégicas podem ser tomadas de forma aprimorada, eliminando erros nas rotinas e obtendo sucesso.

3. Dados digitais consolidados e disponíveis

Dentro do RH, é comum que devido ao grande volume, os dados fiquem espalhados pela área em vários formatos e armazenados em diferentes lugares. Assim, acabam se tornando quase inúteis. Mas, com a inteligência de dados, a organização é muito importante. É necessário consolidar as informações em um sistema central, para que seja mais fácil gerenciar a análise de pessoas e a geração de relatórios.

4. Mapeamento do comportamento e apresentação dos colaboradores

A lógica é parecida com os dados usados para conhecer os seus clientes. Porém, aqui a ideia é utilizar as informações para conhecer melhor seus funcionários, o que os motiva, o que aumenta sua produtividade e melhora seu desempenho. É possível mapear comportamentos e condições que afetam positivamente ou negativamente o desempenho dos funcionários, assim, fica mais fácil acompanhar os níveis de engajamento em tempo real. Promover melhorias, desenvolver uma visão mais ampla e ganhar vantagem competitiva em relação aos concorrentes são algumas vantagens de utilizar esse processo.

Como implementar a inteligência de dados na área de RH da sua empresa?

Forme um time de profissionais completos

É importante que os funcionários da empresa tenham conhecimentos diversos. Assim, o campo de visão se amplia. A área de dados pode parecer algo isolado, mas é essencial que em seu núcleo tenham pessoas com competência avançada em gestão de pessoas, negócios e capacidade analítica e crítica.

Defina seus objetivos

Incluir a inteligência de dados como ferramenta na sua empresa não significa analisar tudo que for possível, mas sim aquelas áreas que vão te ajudar a chegar no seu objetivo se forem otimizadas. Divida o RH da sua organização em subsistemas como Recrutamento e seleção, Carreira e Desenvolvimento, Cultura, Remuneração etc. Assim os diagnósticos serão mais precisos.

Defina indicadores para processos bem estruturados

É importante definir qual o propósito dos seus processos de RH, ou seja, quais são as atividades que devem ser realizadas para que o valor daquele processo seja entregue à empresa.

Correlacione os dados

Com os indicadores bem definidos, agora sim é hora de levantar os dados para analisá-los. Uma dica é criar um sistema de periodicidade e reservar um tempo para consolidar as informações e realizar a análise crítica devida. Para isso, é necessário identificar os números que foram levantados e consolidados, verificar qual é a relação entre eles.

Tenha visão de futuro

É possível se tornar muito mais eficiente nas ações se souber focar os esforços justamente onde trará mais retorno. Seja em qualquer área, vendas, marketing, logística ou outras, é importante investir o esforço de uma maneira inteligente.