EN

EN

Como reter talentos em 2022

May 17, 2022

May 17, 2022

Como reter talentos em 2022

Você sabe como reter talentos? Vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para conseguir reter mais talentos em sua empresa!

Você sabe como reter talentos? Vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para conseguir reter mais talentos em sua empresa!


Atualmente, os candidatos demonstram interesse pelo seu modelo de trabalho, se é presencial, híbrido ou remoto logo no primeiro contato. Grande parte declina imediatamente diante das vagas 100% presenciais quando se trata de questões administrativas, sempre tendo em vista que algumas funções industriais devem ser mantidas presencialmente.



Existe uma alta taxa de aceitação para os formatos que são híbridos ou remotos. As empresas que optam pelo home office conseguem ampliar o seu campo de busca, assim, podem atrair e reter talentos em diversas regiões do Brasil e do mundo.



Empresas que são mais abertas às adaptações do mercado, que apostam em uma gestão mais humanizada e horizontal, quebrando barreiras hierárquicas, de uma forma geral, têm chamado mais a atenção de quem está procurando crescer no mercado de trabalho.



Dessa forma, os líderes que criam ambientes propícios ao diálogo e que buscam o desenvolvimento de seus funcionários, têm ganhado mais espaço e destaque, o que acaba impactando diretamente dentro do clima da empresa como um todo, e na motivação dos trabalhadores envolvidos.



As pessoas estão, cada dia mais, interessadas no tema do “propósito”. Esse “propósito” não diz respeito somente à empresa, como à própria pessoa. O problema é que nem sempre os propósitos da companhia são abordados dentro de processos seletivos, durante a conversa com, algo que deveria ser detalhado logo na fase inicial do recrutamento.



 A ideia é que essa informação atue como uma espécie de filtro natural dentro dos candidatos, já que alguns vão se identificar com os valores da empresa, enquanto outros não vão.



Em outros tempos, existia a expectativa por parte do funcionário de que a empresa oferecesse um plano de carreira aos colaboradores, já que era algo da responsabilidade individual do empenho realizado por cada um. Porém, cabe à organização o oferecimento de caminhos e possibilidades que possam auxiliar os membros do time durante sua busca por desenvolvimento. Ou seja, isso significa que, caso os candidatos não vislumbrem oportunidades de crescimento dentro da companhia, seja em médio ou longo prazo, eles deixarão a empresa para crescer em outro lugar.



3 dicas para melhorar a retenção de talentos



Utilize plataformas de análise de dados



A primeira dica de como reter talentos é referente a um termo muito usado dentro do RH, o famoso “People Analytics”. Esse termo faz referência ao uso de soluções com base em análises de dados que sejam voltadas à obtenção de insights, que são relativos aos seus colaboradores, e que permitem que os gestores tenham uma visão de maior abrangência sobre seus trabalhos, tomando decisões que visem o melhor aproveitamento de cada membro da equipe.



Usando o People Analytics, o gestor consegue fazer não só uma análise individual de cada colaborador e a otimização de suas condições de trabalho, como também aprimorar o processo de recrutamento e seleção, o que possibilita a escolha de candidatos que são alinhados à vaga.



Essa nova metodologia tem como base o seu banco de dados, centralizado com as informações recolhidas por seus colaboradores. Ou seja, é um conceito que pode aliar tecnologias como o Big Data, Business Intelligence e também inteligência artificial. Quanto maior a quantidade de dados e capacidade analítica tiver direcionado ao setor de RH, maior será a base para que o gestor consiga tomar decisões que possam beneficiar a retenção de talentos.

Com a inteligência artificial, é possível identificar as principais causas do turnover, e assim poder agir para contornar o problema. Além disso, com a IA empresas podem ter previsibilidade sobre quando a demissão pode ocorrer, e se preparar de acordo com o que os dados indicam.



Aposte na flexibilização do trabalho



Antigamente, o principal fator que contribuía para a retenção de talentos era a remuneração prometida, porém, os tempos mudaram e os colaboradores têm o seu foco apenas em sua qualidade de vida e chances oportunas no mercado de trabalho. Em cidades que são médias e grandes, os profissionais têm a tendência de perder boas horas de seu dia dentro do trânsito de ida e volta do trabalho. Além disso, muitos se queixam de que esse tempo perdido poderia ter sido melhor aproveitado se tivesse sido gasto para estar com suas famílias, estudar ou trabalhar mais, resolver problemas, ter lazer e etc.



A flexibilização do seu horário e local de trabalho era um processo que poderia acontecer lentamente. Por conta do avanço de tecnologias como a computação em nuvem,  aumento da velocidade das conexões e barateamento das tecnologias e acesso, esse processo se tornou mais fluido e natural. A pandemia foi uma das grandes responsáveis por acelerar a transição para o home office.



Quando esse tipo de benefício é oferecido, a empresa passa a aumentar as chances de reter talentos, oferecendo a possibilidade de trabalharem no melhor ambiente possível, garantindo que eles tenham maior disponibilidade de tempo para aproveitar seu dia e bem estar, junto com a redução dos deslocamentos, que gera redução de custo da empresa com esse funcionário.



Ofereça bonificações e premiações



Uma ótima forma de reter talentos em sua empresa é oferecer recompensas por desempenho, seja de forma individual ou por equipes. Em um time de vendas, por exemplo, você consegue definir uma cota mínima para que essa comissão passe para uma porcentagem maior. Também é possível fazer a definição de metas fixas, que, caso sejam superadas, geram gratificações para as equipes. No ano de 2022, esse trabalho de retenção acaba sendo facilitado por soluções tecnológicas, e facilitam a distribuição das bonificações e a gestão de seus pagamentos.



Aqui você aprendeu um pouco mais sobre a importância de saber como reter talentos dentro de sua empresa, garantindo o bom funcionamento de sua equipe. Quer saber mais sobre retenção de talentos na empresa e como a inteligência artificial pode te ajudar nesse desafio? Entre em contato conosco!