EN

EN

Como reter talentos na área de TI

Sep 9, 2022

Sep 9, 2022

Como reter talentos na área de TI

Profissionais de TI são cada dia mais valorizados e importantes no funcionamento de qualquer negócio. Entenda como mantê-los em sua empresa.

Profissionais de TI são cada dia mais valorizados e importantes no funcionamento de qualquer negócio. Entenda como mantê-los em sua empresa.


O mercado de profissionais de TI é muito vasto, com centenas de vagas e oportunidades maravilhosas, mas com um número ainda pequeno de profissionais já formados ou até mesmo em formação. Por ser uma área nova e em constante expansão, um profissional de TI é muito valorizado e, por isso, possui várias oportunidades quase que irrecusáveis, uma coisa ótima para os profissionais, mas um tanto quanto complicada para empresas e seus recrutadores.



Portanto, é de extrema importância que, quando sua empresa conquistar profissionais de TI de qualidade, bom desempenho e confiança, estes profissionais sejam mantidos em seu negócio, garantindo o bom funcionamento da empresa e a evolução ao longo dos anos do setor de tecnologias de sua companhia.



As formas de reter talentosos profissionais de TI em sua empresa podem variar muito. É importante identificar quais pontos de seu negócio fazem com que os profissionais não escolham permanecer, assim, é mais fácil trabalhar na memória destes pontos e conquistar de uma vez por todas seus profissionais a cultura de sua empresa.



Estratégias para reter bons profissionais de TI



Para manter seus profissionais de TI em sua empresa, algumas estratégias podem ser utilizadas para que seus colaboradores sintam-se à vontade e incentivados a permanecerem na vaga que já estão ocupando.



Antes de mais nada, é importante que todos os seus colaboradores se identifiquem com sua empresa e, mais do que isso, sintam-se como se fossem parte importante do funcionamento da mesma. Os profissionais que são valorizados em seu ambiente de trabalho e possuem boas relações uns com os outros têm ainda mais chances de ficarem onde estão. O bem estar e a convivência no local de trabalho pode parecer algo simples e insignificante, mas acabam por ser um fator decisivo na escolha de centenas de profissionais quando recebem uma oportunidade para deixar seu atual cargo e partirem para outra empresa ou negócio.



Aqui, vão algumas dicas de como reter bons profissionais em sua empresa por bastante tempo num mercado competitivo como o setor de TI.



Forneça materiais de trabalho tecnológicos



Para trabalhar com tecnologia é preciso estar utilizando bons aparelhos. Ofereça tecnologia de ponta para seus profissionais de TI. Aparelhos obsoletos podem acabar por desincentivar os profissionais a permanecerem em sua empresa.



Aparelhos obsoletos tornam o trabalho mais demorado, cansativo e pouco estimulante. Já aparelhos novos e com alto rendimento, otimizam tempo de trabalho dos profissionais - fazendo até com que produzam mais - incentivando produção, criatividade e bom desempenho na execução de suas funções.



Contrate uma boa equipe de profissionais



Uma empresa não se faz com apenas um setor. É preciso que todos os profissionais, independente da área em que trabalhem, estejam em sintonia. Por isso, as boas relações e profissionais capacitados serão essenciais no dia a dia da empresa. O bom funcionamento de um setor acarreta no bom funcionamento de outro, principalmente quando as áreas estão interligadas. Da mesma forma que, quando um setor vai mal, isso pode afetar outros setores, fazendo com que toda a base operacional de seu negócio passe a ter um desempenho abaixo do esperado - o que pode trazer dezenas de consequências negativas a seu negócio, comprometendo até mesmo o futuro de sua empresa.



Crie uma cultura de reconhecimento



Como dito na dica anterior, o bom funcionamento de um setor depende do funcionamento de outros setores. Neste caso, a cultura empresarial deve ser um fator importante. Todos os funcionários, das funções mais simples a cargos de maior grau na hierarquia da empresa, precisam ter o mesmo tratamento e valorização.



Isso auxilia inclusive na sensação de pertencimento dos funcionários. Eles passam a se sentir como “parte da equipe”, como se todos jogassem no mesmo time - o que de fato acontece. A valorização de todos os profissionais é importante, afinal, sua empresa depende de todos para funcionar bem. Todos estão no mesmo nível de importância, apesar de trabalharem em diferentes áreas.



Ofereça uma remuneração competitiva



Esta é uma estratégia da qual se deve ter cuidado. Remuneração competitiva não significa atrito entre funcionários. Muito pelo contrário, deve ser uma forma saudável de compensar aqueles que apresentarem resultados mais expressivos. No entanto, isso não pode afetar o dia a dia da empresa.



Uma boa forma de remuneração competitiva é estabelecer metas e, quando atingidas, serem ofertados prêmios adicionais - de forma em que não seja afetado o salário dos profissionais, prejudicando-os, mas dando um incentivo a executarem suas funções com ainda mais vontade e determinação.



Ofereça flexibilidade



As funções dos profissionais de TI podem ser executadas, muitas vezes, de forma rápida e remota. No entanto, exige uma certa complexidade e capacitação de seus profissionais, por isso, um maior tempo de estudo e análise para que as melhores decisões sejam tomadas por sua empresa.



Ser flexível, na verdade, é uma característica que auxilia não só os profissionais de TI, mas todos os outros servidores de sua empresa. Ser muito exigente e pressionar demais os funcionários pode ser algo negativo para a produção dos mesmos e, por consequência óbvia, negativo aos resultados de seu negócio.