EN

EN

Como simplificar o recrutamento e seleção

Oct 31, 2022

Oct 31, 2022

Como simplificar o recrutamento e seleção

Para ajudar você, RH, preparamos uma lista com dicas para simplificar e trazer inovações para o processo de Recrutamento e Seleção da empresa.

Para ajudar você, RH, preparamos uma lista com dicas para simplificar e trazer inovações para o processo de Recrutamento e Seleção da empresa.


Atualmente, existem diversas empresas que estão estruturando e atualizando seus processos seletivos. Além disso, o uso de softwares que oferecem armazenamento de currículos e o banco de talentos ajudam na hora de escolher o profissional que vai integrar o quadro de funcionários da sua empresa. 



Por esse motivo, é importante que o RH da empresa esteja antenado nas novas tendências da área, agilizando todo o processo de contratação de novos talentos. 



Para a seleção dos candidatos, além dos softwares que estão disponíveis no mercado, os avaliadores também são responsáveis por formular diversas dinâmicas extremamente importantes para entender se o perfil do candidato dá um match com a empresa. Por isso, é importante também a formulação dos testes. 



Os testes não podem ser algo inimaginável, mas também não podem ser tão simples a ponto de só estar ali como um mero artifício para a porta de entrada da empresa.



Por que o recrutamento e seleção é importante?



Hoje em dia, o maior tesouro das empresas é o bom relacionamento com os seus funcionários, ou seja, trata-se de como a empresa cuida de seus talentos. 



São indispensáveis os colaboradores que desempenham bem seus papéis, possuem uma alta produtividade, conseguem performar bem,  trazem o crescimento das organizações e prosperam em meio à crise.



Uma pesquisa recente da SAP, uma das líderes mundiais em desenvolvimento de softwares para gerenciamento de processos e negócios, com as organizações da América Latina, mostrou que uma das principais preocupações e encalços dos setores de RH das grandes empresas é a falta de capacidade de combinar as habilidades e competências de cada funcionário com os seus papéis dentro da empresa, criando problemas de performance e tendo o menor desempenho organizacional e baixo engajamento, além dos problemas de desistência na hora de fazer tarefas.



Por conta disso, uma das principais saídas é buscar funcionários com experiência para atuar em áreas de maior nível dentro das empresas. Este motivo pode desmotivar os funcionários que já estão há muito tempo na empresa, pois eles esperam receber treinamento para assumir altos cargos e liderar operações.



Para ajudar você, RH, preparamos uma lista com dicas para simplificar e trazer inovações para o processo de Recrutamento e Seleção da empresa.



Dicas para acelerar o processo de recrutamento e seleção



Integração de pessoas, software, equipes e dados da empresa em questão



Como dito, ter um sistema que integre todos os processos e pessoas, que estão envolvidas nas etapas de recrutamento e seleção, vai auxiliar muito na contratação dos melhores funcionários.



O ideal é buscar um software que seja de uso fácil e intuitivo, ajudando no momento em que as informações forem trocadas entre a equipe de recrutamento, o que pode agilizar e impulsionar no momento da seleção.



Dê prioridade aos talentos que já estão contratados



Busque olhar os talentos que já estão dentro da empresa, antes mesmo de abrir um processo seletivo. Portanto, é indicado acompanhar esses talentos internos de perto, suas habilidades técnicas, comportamentais e para quais cargos eles já estão prontos para atuar, caso ocorra uma sucessão dentro da equipe em que ele está inserido.



O plano para essa possível sucessão deve estar em acordo com a estratégia adotada pela gestão de talentos da empresa. Também é indicado que isso esteja alinhado com a equipe de recrutamento e seleção.



Identificar gaps nos processos



Como um recrutador, você deverá estar pronto para mapear dificuldades que prejudiquem o processo seletivo e aqueles que estão envolvidos nesta etapa. Amenizar os problemas não só vai agilizar o processo como também irá reduzir os riscos na área dos negócios.



Ter um sistema que junte todos os processos e pessoas vai ajudar na velocidade da identificação dos problemas e no cumprimento dos prazos e metas de RH, mantendo o fluxo da equipe e dos outros envolvidos na contratação de novos colaboradores. 



Para que tudo ocorra da melhor forma possível, é necessário envolver o gestor, que quer a contratação, em todas as etapas do processo, identificando onde estão os problemas que podem acarretar na demora dessa contratação.



Esqueça os métodos antigos e adote os novos



Muitos sistemas atuais vão ajudar o processo de integração entre as etapas da admissão dos novos funcionários, reduzindo, assim, o tempo e esforço da equipe envolvida. Com isso, as informações sobre os novos contratados serão disponibilizadas no sistema, facilitando o processo e tornando-o mais eficiente.



Um outro benefício que os sistemas vão trazer é a possibilidade de simplificar as etapas de coleta e armazenamento dos currículos dos candidatos. Tudo será mantido em um banco de dados da própria empresa.



Faça com que o perfil do candidato fique salvo para próximos processos, a fim de que ele não precise preencher todos os dados novamente. Isso agiliza os processos de recrutamento e mantém possíveis candidatos em um banco de dados. 



É ideal que tudo fique armazenado em uma nuvem, como dito, para que toda a equipe de recrutamento tenha acesso, de modo ágil e simples.



Saiba quando precisa contratar



Muitas empresas ainda não fazem o controle dos funcionários que precisam contratar. Mas, mantendo essa área sob controle, pode gerar algumas melhorias para o RH e a gestão da empresa, como a aprovação de vagas que não tem uma real necessidade em um determinado cenário.



Possuir um sistema que integra esses dados também vai facilitar o controle do time e da sua organização, onde cada gestor só consegue abrir uma vaga se há realmente a necessidade, e não por simples capricho.



A estruturação de um banco de talentos é um dos vários benefícios que geram mais agilidade para sua empresa, sendo possível realizar consultas prévias no banco de talentos interno antes de abrir a vaga e começar a receber currículos de novos candidatos.



Bônus: 3 formas de otimizar entrevistas e a seleção de candidatos



  1. Reduza a quantidade de entrevistadores no processo seletivo. Se você tem mais de 5 entrevistadores (RH, gestores, diretores, etc) envolvidos no processo, é provável que o processo seja tão complexo que não traz benefícios reais para a empresa.

  2. Consenso é ideal, mas na prática nem todos vão concordar sobre quem deve ser contratado. Deixe claro quem tem poder de veto e quem tem a decisão final.

  3. Peça para os entrevistadores darem notas numéricas para os candidatos antes de discutir suas percepções sobre eles. Assim a chance de o grupo ser influenciado e mudar suas percepções com a conversa é menor.



Conheça a Rocketmat 



Selecionar um profissional para uma vaga é uma tarefa que exige sensibilidade, dados e tecnologia. O uso da inteligência artificial (IA) pode encurtar esse caminho, proporcionando análises em larga escala, ao mesmo tempo em que vieses discriminatórios são mitigados. A utilização desta solução permite à empresa otimizar o processo de recrutamento e seleção e contratar as pessoas certas para cada vaga. Quer saber mais sobre como a Rocketmat pode transformar seu RH? Acesse nosso site!