EN

EN

Como ter uma equipe de RH eficiente

Jun 10, 2022

Jun 10, 2022

Como ter uma equipe de RH eficiente

Saiba tudo sobre como formar a melhor e mais qualificada equipe RH para sua empresa e dicas que não podem faltar no seu time.

Saiba tudo sobre como formar a melhor e mais qualificada equipe RH para sua empresa e dicas que não podem faltar no seu time.

Ter funcionários motivados, competentes e de alta performance. Isso é o que toda empresa deseja. No entanto, esses pontos começam pela definição de uma boa equipe de RH. A equipe de RH, além de ser responsável por toda a dinâmica de recrutamento e contratação, também fica a cargo do time estratégias que podem ser usadas para motivar os colaboradores.O RH faz parte de todos os processos da admissão, contratação, capacitação, recrutamento, treinamento, entre outros. Ou seja, a equipe de RH interfere em todas as áreas da empresa, uma vez que é encarregado de lidar com todos os colaboradores da empresa, em todas as etapas, desde a contratação até a demissão.No entanto, montar uma boa equipe de RH é uma tarefa difícil. Isso porque existem vários fatores a serem considerados, como formação, currículo, especializações, etc. Neste artigo, é para você que quer começar a investir no RH. Você irá aprender como montar uma boa equipe de RH.

Qual a importância de uma boa equipe de RH?

Como foi falado antes, a equipe de RH é responsável por todas as etapas do contato entre funcionário e empresa. Ela é essencial não apenas para grandes instituições, mas também para todos os pequenos negócios que possuem um contingente de funcionários. Uma boa equipe de RH saberá exatamente como recrutar para sua empresa, os melhores profissionais na área que está sendo buscada. Além disso, o Recursos Humanos controla as dinâmicas que tornam os colaboradores de sua empresa motivados e felizes com a atuação no trabalho por meio da integração e desenvolvimento, e garantindo que os funcionários deem o melhor de si.

O que não pode faltar na equipe de Recursos Humanos?

Além de profissionais bem capacitados e qualificados para a área em questão, a equipe de RH não pode deixar de ter planos bem definidos de acordo com o perfil e as necessidades da empresa. Isso porque é preciso alinhar os integrantes da equipe de RH com os pilares da empresa, e pesquisar quais os objetivos que devem ser estabelecidos. Será a partir desse passo que a equipe de RH conseguirá realizar o melhor serviço para a sua empresa.

4 dicas para ter um time eficiente no RH

Defina os cargos

Inicialmente, o gestor de RH, responsável por coordenar e direcionar a equipe, deve estabelecer os cargos necessários. É importante ter em mente que a equipe de RH deve ser bem equilibrada, contar com vários tipos de experiência e diferentes áreas de formação e atuação. Na hora da escolha, deve-se pensar no candidato não apenas como um indivíduo único, mas na integração da equipe como um todo. Algumas áreas dentro da equipe de RH são:

Assistente de RH

Auxilia nas tarefas básicas, organiza relatórios, acompanha as contratações, confere documentos, contato com fornecedores e atendimento aos colaboradores.

Analista de RH

Responsável por desenvolver algumas atividades mais complexas. Como orientar os assistentes, análise de currículos, elaborar planos de cargos e planejar o pagamento de salários.

Pessoa Coordenadora de RH

É encarregada pela gestão da área, como orientar a equipe sobre todas as atividades, conferir os trabalhos, o desenvolvimento dos funcionários no geral e realizar a gestão de processos de contratação.

Leve em consideração o perfil dos membros da equipe para distribuir as tarefas

Apesar de termos definido as funções de alguns cargos dentro do Recursos Humanos, é importante considerar o perfil das pessoas recrutadas para sua equipe de RH. Isso porque, cada pessoa pode ter uma qualificação diferente ou até mesmo um jeito diferente de realizar as atividades da rotina, podendo fazer com que algumas tarefas mudem de responsável. Ou algum integrante do time pode ter mais facilidade com certa demanda, podendo tornar o fluxo de trabalho mais fluido para toda a equipe.Além disso, durante o dia a dia organizacional, as atividades diárias podem se misturar, fazendo com que alguns realizem atividades que inicialmente não lhe dizia respeito, mas que também são aptos a concluir adequadamente.

Invista na sua equipe 

Essa é uma regra que deve ser levada em consideração não apenas para a equipe de RH, mas para todos os colaboradores da empresa. É preciso investir na capacitação, no treinamento e no desenvolvimento dos seus funcionários. Dessa forma, eles vão sempre estar atualizados com as tendências mais modernas, além de contribuir para o seu conhecimento e para a melhoria das atividades na empresa.Algumas contribuições para a equipe de RH são:

Reuniões periódicas

Toda a equipe deve estar envolvida nas reuniões de planejamento e acompanhamento de atividades. É importante que os colaboradores conheçam profundamente as tarefas executadas por cada membro da equipe. Assim, eles podem entender a sua importância dentro da rotina organizacional e “saber se virar” mesmo quando o responsável por determinada tarefa não estiver disponível.

Treinamentos específicos

Toda a equipe de RH deve ter conhecimento sobre legislação trabalhista, políticas do mercado e também sobre as ferramentas de gestão da própria empresa. Dessa forma, ela pode atualizar sempre a empresa, saber lidar com os funcionários e possíveis problemas que possam surgir.

Rotina de feedbacks

É fundamental ter reuniões individuais de feedback para entender as habilidades e dificuldades de cada profissional da equipe. Essa ação já conta como um ótimo ponto que pode auxiliar no desenvolvimento da sua equipe. Isso porque, a partir dos feedbacks, a equipe pode trabalhar junta para solucionar os problemas, mesmo que individuais, uma vez que eles afetam o time como um todo.

Tenha boas ferramentas de gestão

A tecnologia pode ser uma boa aliada nessa hora, existem várias ferramentas no mercado que podem te ajudar a gerenciar a equipe de RH. Incluir esse tipo de gestão online pode ser uma alternativa assertiva para o seu negócio, uma vez que facilita os processos e o acompanhamento das atividades.Uma ferramenta que pode auxiliar nas tarefas da equipe de RH é a inteligência artificial da Rocketmat. A Rocketmat é uma empresa de inteligência artificial focada em RH, e consegue por meio de algoritmos personalizados otimizar processos de gestão de pessoas, seja no recrutamento e seleção ou no desenvolvimento e retenção de talentos. Quer saber como a Rocketmat pode transformar seu RH? Entre em contato conosco!