EN

EN

Confira como otimizar o processo seletivo para vagas operacionais

Mar 8, 2022

Mar 8, 2022

Confira como otimizar o processo seletivo para vagas operacionais

Saiba qual a importância da otimização no processo seletivo de sua empresa para vagas operacionais.

Saiba qual a importância da otimização no processo seletivo de sua empresa para vagas operacionais.

O processo seletivo para vagas operacionais é um dos principais pilares de qualquer organização. Os profissionais responsáveis por movimentar a engrenagem da empresa que determinam o ritmo que ela se desenvolverá no mercado de trabalho, atuando e competindo em cenários complexos.Para que a empresa tenha um bom desenvolvimento, é indispensável que o processo seletivo para vagas operacionais seja bem estruturado, isto é, que ocorra de forma estratégica e que tenha seus objetivos definidos com clareza.Quanto mais otimizado for o processo seletivo para as vagas operacionais, menores as chances da contratação de pessoas que não se adequem ao perfil da empresa - o que evita o desperdício de tempo. 

O que é processo seletivo?

A equipe de RH é responsável por contratar os profissionais de uma empresa e atrair aqueles que possam ocupar os cargos oferecidos, através de uma seleção dos mais capacitados. Portanto, um recrutamento e seleção bem estruturado pode garantir a boa contratação, além da diminuição de custos.O processo seletivo abrange um conjunto de técnicas que auxiliam na seleção e escolha dos candidatos mais adequados para uma vaga. Por meio do processo seletivo, é possível identificar o melhor perfil que se adequa com a vaga e com a cultura organizacional da empresa.É um processo que, para alcançar resultados positivos, exige um bom planejamento, execução, verificação e ação.

Qual a importância da otimização do processo seletivo?

A otimização possui papel fundamental em um processo seletivo, principalmente em questão da demora do processo seletivo, que acaba afastando excelentes talentos da organização.Além do mais, processos seletivos para vagas operacionais que são mal estruturados podem consumir muito tempo e energia dos gestores, enquanto eles poderiam estar se dedicando à criação de novas soluções estratégicas para o negócio.Para achar a solução desse problema, o time de RH pode contar com ferramentas de automação que auxiliam ao longo do processo seletivo para vagas operacionais.O uso de inteligência artificial, por exemplo, pode automatizar essas etapas otimizando o tempo das equipes de RH. Portanto, a otimização do processo seletivo para vagas operacionais colabora na retenção de talentos e promove resultados positivos para a empresa.

5 dicas de como otimizar o processo seletivo para vagas operacionais

1. Definição de vagas

O primeiro passo para a otimização do processo seletivo para vagas operacionais é começar definindo todos os detalhes das vagas disponíveis na empresa. As características precisam ser apontadas detalhadamente, nas quais:

  • As experiências que o profissional deve ter;

  • Especificar as atribuições do cargo;

  • Exigir as formações necessárias;

  • Descrever quais são os benefícios e o salário;

  • Qual a personalidade almejada pela empresa.

2. Traçar o perfil desejado

É fundamental, ainda que nas etapas iniciais do processo seletivo, que a empresa saiba traçar o perfil desejado para evitar arrependimentos e problemas futuros.Além de estabelecer as qualidades temperamentais que a função exige, é preciso definir as habilidades técnicas e competências profissionais que o cargo almeja.Pois, alguns desafios do cotidiano como o espírito de liderança, proatividade, capacidade do trabalho em equipe, visão de empreendedorismo, profissionalismo e ética, precisam ser encarados.

3. Preparação de entrevistas diretas

No termo “processo seletivo” a palavra chave “seletivo” significa que, deve ocorrer um afunilamento no processo à medida que ele avança. Isso faz aumentar a chance de serem contratados aqueles candidatos que possuem o perfil correspondente à vaga. As entrevistas diretas precisam ser preparadas com antecedência e devem abranger procedimentos e perguntas acertadas. É nesse momento que o setor de RH precisa deixar de lado as questões pessoais do candidato e focar somente no que realmente importa: a capacidade do profissional de atender a todas as expectativas da empresa.

4. Utilização da tecnologia a favor da empresa

Nos dias de hoje, podemos contar com o auxílio de softwares que são capazes de otimizar o processo seletivo para vagas operacionais.Alguns aspectos podem ter seu desempenho melhorado, como a divulgação dos cargos disponíveis,  recebimento e triagem de currículos, envio de feedbacks ao decorrer do processo seletivo, o agendamento de entrevistas, as notificações sobre as dinâmicas, entre outras questões relevantes para que o processo seletivo para vagas operacionais ocorra da melhor maneira possível.Além de auxiliar e facilitar na triagem dos currículos, a informatização permite a criação de filtros adequados, para que os melhores candidatos sejam contratados pela equipe de RH. Com o uso da inteligência artificial, é possível analisar milhares de candidatos em segundos, e identificar aqueles mais aderentes a cada vaga, fazendo com que o processo seletivo seja muito mais rápido e assertivo.

5. Elaboração de um cronograma

A elaboração de um cronograma é indispensável, pois é ele o responsável por englobar todas as etapas do processo seletivo para vagas operacionais, o que facilita o trabalho do time de RH e pode ser um fator determinante para bons resultados.Pensando nisso, é preciso definir todas as fases do processo com antecedência,  ou seja, antes da divulgação das vagas no mercado. Dessa forma, evitando que o RH precise improvisar diante das imprevisibilidades, como a desistência de candidatos no meio do processo seletivo. Por fim, alguns aspectos devem integrar o cronograma de um processo seletivo para as vagas operacionais, como as datas dos alinhamentos internos, dinâmicas de recrutamento e reunião com gestores. Se você se interessou pela otimização de um processo seletivo para vagas operacionais, conheça a Rocketmat, que atua com a inteligência artificial ao longo dos processos de recrutamento e seleção e de gestão de pessoas. Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas.