EN

EN

Confira dicas para fazer uma boa contratação de talentos

Oct 5, 2022

Oct 5, 2022

Confira dicas para fazer uma boa contratação de talentos

Muitas empresas estão procurando contratar talentos que sejam criativos e façam os negócios crescerem. Saiba as melhores dicas para fazer essa contratação.

Muitas empresas estão procurando contratar talentos que sejam criativos e façam os negócios crescerem. Saiba as melhores dicas para fazer essa contratação.


Contratar talentos para fazer parte da equipe de uma empresa é uma ação extremamente benéfica para os negócios, entretanto, pode ser difícil encontrar essas pessoas. Por isso, é importante que a gestão de talentos adeque a empresa e a torne mais atraente para os novos profissionais talentosos.



Pensando nisso, a Rocketmat oferece algumas dicas que podem valer muito nesse processo de recrutamento de novos talentos em sua empresa a fim de que ela tenha os melhores profissionais possíveis em sua equipe.



Tenha um perfil claro para a vaga



A necessidade de contratar talentos só acontece quando há uma ou mais vagas disponíveis. Essas lacunas na equipe da empresa precisam ser preenchidas por pessoas de perfis diferentes e não, simplesmente, talentos em geral. Por isso, é muito importante traçar o perfil completo dessa vaga para que a avaliação dos candidatos seja específica. 



Essa é uma etapa muito importante, justamente porque uma pessoa pode não ser um "talento" em uma área, mas já se mostrar muito bom e promissor em outra, assim, fazendo o recrutamento com uma visão genérica de talento pode não funcionar para determinada vaga. 



A partir de um perfil pré-definido, sua empresa precisará elaborar um bom processo de recrutamento para que os talentos específicos daquela área se mostrem e se destaquem perante os candidatos não tão alinhados com a vaga.



Seja honesto com os candidatos



Bons candidatos sabem da sua eficiência, dessa maneira, mascarar o perfil da empresa, da vaga e as condições de trabalho que aquela pessoa estará sujeira é um erro gigante na hora de contratar talentos. 



Essas pessoas sabem do seu potencial e sabem também que inúmeras empresas estão procurando por talentos como elas, assim, elas provavelmente não ficarão muito tempo trabalhando se perceber que foram de alguma forma enganadas durante o processo de recrutamento. 



Além do mais, para que o trabalho seja satisfatório tanto para a empresa quanto para o funcionário, é de suma importância que ambos estejam de acordo com todo o processo. Assim, se o candidato não achar que deve estar em sua empresa por qualquer motivo, respeite sua decisão e não mascare a verdade. 



Mostre que sua empresa é um bom lugar para trabalhar



Como mencionado anteriormente, o trabalho de bons colaboradores para com a empresa deve ser uma via de mão dupla e, portanto, é crucial que sua empresa seja um bom lugar para trabalhar para que ela consiga contratar talentos. 



Dessa forma, é válido que sua empresa procure garantir bons benefícios aos seus colaboradores, como planos de saúde completos, crie metas de trabalho com gratificações para os melhores funcionários e dê perspectivas de crescimento real tanto profissional quanto pessoal dentro daquela empresa, esse talvez seja o item mais importante. 



Crie um ambiente de trabalho confortável



Para reter talentos na empresa, é crucial que o ambiente de trabalho seja confortável. Os negócios que contratam talentos precisam ter mente aberta para vários fatores a fim de não discriminar ninguém e ter em mente que tempo de serviço não é igual a produtividade, garantindo assim um tempo de descanso durante os períodos de trabalho. 



Dê oportunidades aos recém-formados



Existe uma máxima no mundo dos negócios que cria a falsa impressão que colaboradores com mais experiências são melhores para as vagas. A verdade é que depende muito do perfil da sua empresa e da sua vaga. Quando contratamos pessoas com muito tempo de experiência, ela provavelmente terá alguns vícios de comportamento que podem não se encaixar nos objetivos de sua empresa. 



Assim, dar oportunidades aos recém-formados é uma chance de encontrar talentos que ainda não foram afogados pela padronização do serviço e, por isso, conseguem desenvolver sua criatividade sem amarras. 



Implante o uso de tecnologia para o recrutamento



Pode ser difícil no momento de uma entrevista de emprego perceber que aquele possível candidato é ou não um real talento, por isso é tão importante preparar um processo de recrutamento muito bem pensado que consiga separar os potenciais talentos de outros candidatos comuns. Hoje, existem algumas tecnologias que ajudam bastante nesse processo.



Caso sua empresa queira contratar talentos, não deixe de conhecer a Rocketmat que oferece ao seu negócio a possibilidade de implementação de uma inteligência artificial que conseguirá encontrar o melhor candidato para sua vaga.