EN

EN

Confira estratégias para o recrutamento mais inclusivo em 2022

Mar 28, 2022

Mar 28, 2022

Confira estratégias para o recrutamento mais inclusivo em 2022

Saiba o que é recrutamento inclusivo, como ele funciona e as estratégias para um recrutamento mais inclusivo.

Saiba o que é recrutamento inclusivo, como ele funciona e as estratégias para um recrutamento mais inclusivo.

Mais do que nunca, organizações empresariais têm procurado formar equipes mais diversas, e assuntos como acessibilidade e empoderamento já fazem parte da rotina de muitas delas ao redor do mundo. Mais do que tudo, é necessário recrutamento inclusivo.Há muito tempo essa perspectiva deixou de ser uma simples opção e se tornou uma necessidade no mercado. Isso ocorre, em grande parte, pelo fato dos melhores profissionais não serem mais motivados somente por um bom salário, mas por um propósito, um contexto que tenha coerência e lógica para o que acreditam.Um ambiente mais diversificado tem a capacidade de atrair e manter pessoas de ótima qualificação na sua equipe. Em contrapartida, se a busca por profissionais competentes no mercado já tem sido um desafio para grandes companhias, atrair, recrutar e selecionar talentos que se encaixem no perfil de diversidade costuma ser ainda mais complicado.Por exemplo, segundo um estudo de 2019, da KPMG e da Harvey Nash, as equipes da empresa da área de tecnologia são compostas por apenas 22% de mulheres.Quando se trata de indivíduos pretos, segundo uma pesquisa de 2017, da Thoughworks com a PretaLab, em 68,5% das situações elas representam um percentual máximo de 10% das pessoas no grupo. Se dermos uma olhada para os percentuais indígenas, LGBTQUIA+ ou Pessoas com Deficiência (PcD), estes números são ainda menores.Diante desse panorama é importante adotar algumas estratégias particulares de atração desses perfis. Logo, nesse artigo, iremos apresentar algumas estratégias para um recrutamento inclusivo.

O que é um recrutamento inclusivo?

O recrutamento inclusivo é o recrutamento que consegue fornecer as mesmas oportunidades de trabalho para profissionais de distintas cores de pele, gêneros, sexualidade, idades e outros.É necessário que sejam dadas as mesmas condições, para que a organização empresarial, no decorrer da jornada de trabalho, seja capaz de atingir a efetiva inclusão, um aspecto que é substancial dentro de uma instituiçãoA diversidade é capaz de propiciar a evolução e inovação da empresa e de suas atividades de sobremodo. Isso acontece por inúmeras razões. O que é necessário de se ter em mente é que a diversidade é um tema que impacta de forma direta na imagem da empresa e no seu desenvolvimento.

Como funciona o recrutamento inclusivo? 

Não há uma receita mágica que transformará sua empresa em uma organização inclusiva de um momento para outro. Criar vagas e contratar pessoas não é suficiente, é necessário fornecer as mesmas chances internamente e aperfeiçoar esse conceito dentro da empresa.Isso significa que você deve formar um ambiente inteiramente livre de preconceitos. Há inúmeras formas de fazê-lo e isso é relevante para o desenvolvimento de seus profissionais enquanto indivíduos, para o clima corporativo e para manter esses colaboradores diversos ali dentro.Outro fator que é necessário destacar no tocante ao recrutamento inclusivo é que ele diversas vezes acaba encontrando complicações em se colocar em ação e isso não está ligado à empresa.Alguns candidatos, especialmente se forem homossexuais ou transexuais, têm vergonha de se expor. O mesmo ocorre com candidatos com deficiência (denominados PCD), que em alguns casos nem mesmo pronunciam a deficiência quando ela não é cognoscível por terceiros a olho nu.É essencial que a sua organização empresarial permaneça aberta e dê espaço para que a pessoa se sinta confortável em falar. Evidencie que esse é um ambiente amigo onde todos e todas podem ser quem de fato são sem qualquer tipo de discriminação e dano por causa disso.Veja algumas estratégias de como realizar um recrutamento inclusivo na sua companhia.

4 estratégias para um recrutamento mais inclusivo em 2022

Busque novos caminhos

Se você tem o desejo de atrair talentos com perfis de diversidade, não adianta prosseguir fazendo as coisas do mesmo modo que sempre faz. É necessário buscar novos modos de encontrar e atrair o interesse dessas pessoas.A primeira atitude que você deve tomar é mapear comunidades que conversem com o tema da diversidade.A partir daí, o ideal é que sua equipe estabeleça relacionamentos com essas comunidades, assim como a de suas respectivas lideranças, promulgando as oportunidades de emprego oferecidas pela sua empresa para os seus integrantes.Procurar eventos que estejam envolvidos com a pauta da diversidade também pode ser um bom caminho para encontrar esses profissionais.É uma ótima forma para fazer networking, ter boas trocas de ideias com as pessoas, entender interesses e dificuldades, além de se aproximar ainda mais dessa realidade.Além disso, você pode valer-se das pessoas que você conheceu dentro dessas comunidades, nos eventos, ou até dentro do seu próprio time, para solicitar indicações de profissionais que apresentem perfil de diversidade. Uma boa solução é formar um programa de indicações concentrado em diversidade, dentro do seu time, estabelecendo campanhas para estimular seus colaboradores e colaboradoras a participar. 

Adeque a comunicação

Essa é uma prática indispensável para um recrutamento inclusivo. O cuidado e a atenção com a comunicação deve ser prioridade na sua equipe, devendo alcançar textos, postagens em redes sociais, landing pages, anúncios, entre outros.A sua organização empresarial deve tentar empregar linguagem neutra em todas as etapas de comunicação com os candidatos. Ao invés de anunciar vagas disponíveis para “Engenheiro de Software”, você pode utilizar o nome, “Pessoa Engenheira de Software”, por exemplo. Além de adotar uma comunicação neutra, é importante que a sua empresa estabeleça canais de comunicação exclusivos para diversidade, objetivando um maior alcance.Uma outra técnica interessante a ser implementada é evitar a utilização de palavras em inglês ou de outros idiomas diferentes do português.Ao invés de anunciar o cargo de “Software Developer", por que não anunciar o cargo de “Pessoa Desenvolvedora de Software”? É uma maneira de incluir e atrair indivíduos que podem não ter o pleno domínio de outras línguas. O mesmo pensamento pode ser aplicado para exigências pouco alcançáveis para o grupo de pessoas menos privilegiadas, como a fluência em inglês para vagas de estágio, por exemplo. Invista não apenas em comunicação escrita, mas em comunicação visual também, usando imagens de pessoas pretas, pessoas LGBTQIA+, dentre outros. O grande diferencial aqui é tentar construir formas que alcançam diretamente a pessoa que sua empresa está buscando. Quanto mais detalhes e específicas suas abordagens forem, maior será a sua probabilidade de atrair perfis de diversidade.

Evite vieses discriminatórios

Embora procuremos construir um processo de recrutamento inclusivo, diversas vezes podemos nos deixar levar por vieses discriminatórios, os quais podem atrapalhar todo o processo. Para evitar isso, existe a possibilidade de adotar algumas estratégias. A partir do início do processo de recrutamento, nos formulários de inscrição, é possível se atentar a alguns fatores que podem ajudar a evitar esses vieses. Procure construir o formulário do modo mais objetivo possível, solicitando apenas os dados que são indispensáveis para que o perfil seja analisado. Evite fazer perguntas como idade, estado civil, e outras informações sensíveis. Além de auxiliar a evitar vieses, formulários menos extensos tendem a ter maiores taxas de conversão.Aqui também é importante possibilitar que as pessoas sejam reconhecidas por meio do Nome Social, que é a maneira como elas se nomeiam e se expressam.Ademais, uma boa técnica que pode ser adotada pela sua empresa é a execução de entrevistas às cegas. Quando conhecemos alguém, algumas características físicas ou expressões podem fazer com que involuntariamente tenhamos uma maior ou menor identificação com ela e isso pode exercer influência no nosso julgamento. Essa também é uma técnica que possibilita que as pessoas se sintam mais confortáveis e sejam capazes de mostrar quem realmente são durante uma conversa. Ao entrevistar os candidatos somente por áudio, evitamos que sejamos influenciados por esses vieses inconsistentes e nos focamos melhor no que as pessoas estão nos dizendo e transparecendo, sendo capaz de executar uma avaliação mais neutra.Por fim, é importante que a sua equipe de tecnologia, ao realizar a avaliação dos testes técnicos, não receba dados sobre o perfil dos talentos, evitando que outros aspectos impactem na correção dos testes. 

Garanta o comprometimento do seu time

Segundo um estudo de 2020 da McKinsey, 39% dos profissionais dizem já terem recusado ou tomado a decisão de não ir em busca de um emprego devido à impressão da ausência de inclusão no processo de seleção na organização. Isso quer dizer que não adianta nada usar as estratégias recomendadas acima e atrair pessoas de comunidades diversas se a sua empresa não oferece um ambiente de trabalho efetivamente receptivo, inclusivo e respeitoso que seja capaz de valorizar a pluralidade e proporcione suporte para a sua equipe. É importante assegurar o comprometimento da sua equipe com a recepção e evolução desses indivíduos. Para isso, a primeira etapa é garantir com que a equipe esteja consciente da importância dessas pessoas dentro da empresa e que esteja engajado com essa mudança.Também é interessante incentivar ações e práticas direcionadas para esses grupos, como comitês de diversidade, eventos de conscientização ou celebração de orgulho, acessibilidade na estrutura, etc.Além disso, é importante revisar as vantagens oferecidas pela sua instituição, procurando proporcionar auxílios mais inclusivos e que de fato correspondam às necessidades das pessoas, como cursos de idioma, acompanhamento gestacional, entre outros.

Como a Rocketmat pode te ajudar a fazer um recrutamento mais inclusivo?

A Rocketmat é uma empresa especializada em analisar e desenvolver algoritmos tendo como base dados de pessoas originados de carreira, educação e comportamentos. Isto é, a empresa oferece os melhores recursos para garantir excelência e assertividade nos processos seletivos.Além disso, a empresa trabalha buscando maior justiça e igualdade na avaliação de pessoas para sua organização, utilizando a tecnologia para mitigar vieses discriminatórios. Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais.