EN

EN

Conheça a 'short friday' e suas vantagens para as empresas

Jul 15, 2022

Jul 15, 2022

Conheça a 'short friday' e suas vantagens para as empresas

Short friday: Entenda como a adoção dessa medida pode ser uma forma de potencializar a produtividade da empresa e ainda beneficiar o colaborador.

Short friday: Entenda como a adoção dessa medida pode ser uma forma de potencializar a produtividade da empresa e ainda beneficiar o colaborador.


Com o passar do tempo, a busca de benefícios dentro de um emprego acabou mudando drasticamente. Antigamente era muito comum que as pessoas procurassem por estabilidade como o fator principal atrás apenas de uma boa remuneração. Atualmente, principalmente nas faixas etárias mais jovens, valoriza-se a liberdade de produção, autonomia e possibilidade de conciliar a vida pessoal e profissional, seja por jornadas mais curtas, ou por uma flexibilidade maior da jornada de trabalho. Por isso, falaremos sobre a short friday, uma maneira eficiente de organizar sua empresa e ainda beneficiar os seus colaboradores. 



O que é a Short Friday?



A realidade dos brasileiros é que o final de semana é quando normalmente o indivíduo se exime das necessidades voltadas às atividades laborais e passa a focar no tempo com a família, curtir com os amigos e organizar questões da vida pessoal. 



Portanto, a segunda-feira acaba sendo vista por muitos a inimiga dos empregados, e a sexta-feira é tida como uma véspera de final da semana, então no último dia útil da semana, é comum que as pessoas acabem ansiando  pelo fim da jornada de trabalho e o happy hour com os amigos, ou um tempo com a família.  



A short friday é justamente a diminuição da jornada de trabalho na sexta-feira. Ela pode ser feita de diversas formas, tanto com a liberação do período da tarde, quanto com uma dispensa algumas horas antes do horário normal. Isso é bastante importante, já que principalmente nas sextas feiras o trânsito acaba sendo ainda pior e o momento de curtir acaba sendo adiado por alguns minutos ou horas causando um estresse ainda maior. 



Essa medida possibilita que também sejam realizadas consultas médicas no horário, ou até mesmo resolver pendências que precisam ser feitas dentro do horário útil, e que com a jornada tradicional de trabalho acaba sendo mais complicado.   



É importante destacar que diferente do conceito de day off, a short friday não é um dia de folga, mas sim um dia com a jornada de trabalho reduzida, e que normalmente não será compensada posteriormente. A short friday pode ser adotada semanalmente, quinzenalmente e até mensalmente, cabe à empresa definir a frequência e também como funcionará o expediente nestes dias. 



Vantagens de adotar o Short Friday



Melhora a relação do colaborador com a empresa



Quando pensamos na relação entre colaborador e a empresa, é bastante importante que não venha a mente o bombom de páscoa, ou lembrancinhas no final de ano. Esses são legais, mas não necessariamente representam uma relação positiva entre empregador e empresa. Quando são adotadas políticas que interferem na rotina de trabalho, priorizando o colaborador, aí sim você consegue melhorar a relação entre ambos.  



Existem momentos em que todo o estresse, carga emocional e diversos outros fatores, pedem que você dê uma pausa nas suas atividades rotineiras e mude o que você estava fazendo. É comum que principalmente quando o final de semana se aproxima, os funcionários pensem “Quero ir embora logo”, e isso acaba realmente afetando a produtividade e até mesmo a qualidade do que está sendo produzido. Adotando a política da short friday, você consegue tornar o ambiente de trabalho mais leve e a relação do trabalhador muda. 



Otimiza a produtividade



É bastante importante que as empresas compreendam que grandes jornadas de trabalho não significam alta produtividade, e nem muito menos, qualidade de produção. Essa ideia ficou lá na revolução industrial na qual os trabalhadores trabalhavam cargas horárias altíssimas, e tinham pouco tempo de descanso e menos ainda de se entreter. A relação com o trabalho era de pura dependência do dinheiro que era pago ao final do mês.  



Quando a jornada de trabalho diminui, é notório que a produção aumenta e a qualidade de produção acompanha esse aumento, já que você tinha funcionários descansados e motivados para trabalhar. Portanto, quando você antecipa a ida pro final de semana dos funcionários, a volta na segunda-feira acaba sendo algo “menos pior” tendo uma produtividade e motivação maiores. 



Descanso laboral



O descanso laboral está presente tanto no day off quanto na short friday e consiste simplesmente no descanso das atividades feitas no trabalho. Ou seja, nesses momentos você acaba se eximindo de obrigações trabalhistas tendo um momento para relaxar, curtir e até mesmo trabalhar em você mesmo.  



Muitas pessoas pensam “Existe o final de semana justamente para isso, não?”, o que não é errado, mas funciona de modo diferente. O final de semana sempre foi um momento voltado para folgas, e descanso, mas depois de uma semana cheia de trabalho, ao chegar no final de semana você ainda precisa resolver pendências e tirar um tempo para se divertir e o tempo de descanso acaba sendo quase mínimo. 



Quando se utiliza uma política como as que foram citadas, você oferece ao seu empregado a possibilidade de tirar aquele momento para resolver suas pendências e conseguir realmente descansar nos dias seguintes, para que na segunda-feira ele volte revigorado pelo tempo de descanso que foi tido. 



Short friday como estratégia de engajamento



Além disso, essa estratégia é ótima para aumentar o engajamento dos funcionários, até mesmo porque possibilita a antecipação do happy hour, cria-se um espírito de grupo entre os colaboradores e uma conexão bem sadia. Esse espírito de grupo é fundamental para a criação da ideia de “honrar a camisa da empresa”, expressão muito utilizada no esporte, mas que fala muito sobre a valorização do seu local de trabalho e dos seus colegas.  



O processo da valorização do empregado é fundamental no engajamento dos funcionários, a short friday é uma ótima opção que gera benefícios produtivos para empresa e também valoriza o colaborador, dando a ele mais tempo de descanso laboral, o que é uma ótima forma de gestão de pessoas e de grupo.