EN

EN

Contrato de trabalho: benefícios e relações com o turnover

Feb 18, 2022

Feb 18, 2022

Contrato de trabalho: benefícios e relações com o turnover

Entenda o que é turnover e como você pode utilizar o contrato de trabalho para diminuir a taxa de rotatividade de sua empresa.

Entenda o que é turnover e como você pode utilizar o contrato de trabalho para diminuir a taxa de rotatividade de sua empresa.

O contrato de trabalho é fundamental para quem quer derrubar a taxa de turnover de sua empresa. Tendo em vista que um contrato com uma boa relação de benefícios para o funcionário evitar um rodízio tão grande na equipe. Se você acha que é importante entender o conceito de turnover e como o contrato de trabalho pode resolver um pouco disso, prossiga a leitura!O setor de Gestão de Pessoas, também conhecido como RH, é geralmente quem fica responsável por monitorar e tentar diminuir a taxa de turnover. Tanto que pesquisas de instituições como Kronos e Future Workplace demonstram que cerca de 80% das empresas têm a retenção de funcionários como pilar fundamental. Podemos afirmar que a gestão de pessoas é importante para esse assunto, porque esse setor é o responsável por trabalhar no desenvolvimento de políticas de benefícios e incentivos, na contratação de profissionais e na implementação de feedbacks. Sendo assim, se você deseja reduzir o turnover na sua empresa, o processo seletivo deve ser mais assertivo.Para ajudar a diminuir a rotatividade, a organização deve conhecer as principais iniciativas relacionadas à gestão de pessoas, inclusive a importância de investir em um processo seletivo assertivo e, consequentemente, garantir uma boa contratação de trabalho.Neste artigo, explicamos o que é turnover e ainda te ensinamos práticas para reduzir esse problema a partir de melhorias aplicadas à contratação de trabalho. 

O que é turnover?

O Turnover é uma das questões mais complexas que o setor de gestão de pessoas precisa lidar. Resumidamente, a taxa de turnover ou de rotatividade é o indicador que mostra por quanto tempo os funcionários prosseguem dentro da empresa.  Uma taxa de turnover muito alta gera custos de treinamentos para o cargo e recrutamento, além de indicar também alguns problemas nos contratos de trabalho. Além dos custos que o turnover gera, também há desvantagens para a produtividade. Quando um colaborador sai do seu cargo, surge uma baixa na equipe, fazendo com que os demais profissionais sejam sobrecarregados.Portanto, pensar em ações para evitar o turnover é uma iniciativa que deve ser tomada pelos gestores de uma organização. Para isso, é interessante priorizar a valorização profissional, investir em contratação de trabalho assertiva, implantar um plano de carreira, melhorar a comunicação interna, entre outros.

A importância de uma boa contratação

Desenvolver uma boa contratação de trabalho, talvez, seja a principal regra para a redução do turnover. Quando o gestor volta sua atenção para o processo de contratação de trabalho, acaba aumentando as chances de contratar profissionais que estejam alinhados com os valores e metas da organização. Assim, haverá benefícios para as duas partes envolvidas, tanto para o profissional contratado, que ficará realizado com o seu trabalho, quanto para o gestor da empresa que terá em seu time um colaborador satisfeito.Para fazer uma contratação de trabalho assertiva, a empresa precisa agir estrategicamente:  Inicialmente, deve fazer a definição da função que será exercida e dos requisitos necessários para ocupar o cargo disponível. Em seguida, os profissionais da área de gestão de pessoas devem avaliar qual candidato, do processo de contratação de trabalho, adequa-se melhor às demandas da empresa.

Benefícios da contratação assertiva

Para que uma empresa atinja o sucesso, os profissionais que a compõem devem estar engajados e produtivos. Mas, construir uma equipe com essas qualidades não é nada fácil e esse processo deve iniciar logo no momento da contratação de trabalho.Logo, contratar profissionais que se alinhem com os objetivos de uma empresa é crucial para a formação de equipes de alto rendimento. Sendo assim, separamos as duas principais vantagens de uma contratação de trabalho assertiva. 

1. Cultura organizacional

A primeira vantagem de uma contratação de trabalho assertiva é a construção e manutenção de uma excelente cultura organizacional. No momento da contratação, o profissional da área de gestão de pessoas deve identificar se os valores e a cultura da empresa estão de acordo com os do candidato. Assim, evitará o surgimento de conflitos internos ou de divergências mais graves, diminuindo a chance de demissão.

2. Equipes mais produtivas

Ter uma equipe produtiva dentro da sua empresa, é um dos maiores desejos de qualquer gestor, visto que um ambiente de trabalho produtivo leva ao alcance de melhores resultados. Para que isso exista, é preciso a formação de uma equipe que colabore igualmente em prol do sucesso do negócio. Portanto, durante o processo de contratação de trabalho, a gestão de pessoas deve focar na construção de uma equipe rica em diversidade e talento. 

Como contratar de forma eficiente?

Primeiramente, é fundamental dizer que não é difícil trazer eficiência para o processo de contratação de trabalho, sendo assim, o primeiro passo é pensar na atração dos profissionais. Saiba que os melhores profissionais do mercado são bastante atraídos por organizações que possuem uma boa imagem, então, trabalhar nisso é uma ação interessante.Em seguida, invista no processo seletivo da sua empresa, dando bastante atenção para todos os detalhes, como a definição dos requisitos para o cargo e as habilidades necessárias para que ocorra a identificação entre empresa e candidato.Em resumo, para estabelecer contratos de trabalho eficientes, é preciso trabalhar em uma boa política de gestão de pessoas, pensando em benefícios e incentivos para a construção de um clima organizacional favorável.

Como contratar de forma rápida?

É possível realizar a contratação com agilidade, porém há algumas condições.De início, destaca-se a importância do planejamento prévio. Portanto, o recrutador deve ter em mente todos os detalhes da vaga e as principais exigências técnicas para que os profissionais se encaixem.Além disso, para contratar rapidamente, é preciso escolher com sabedoria o canal de divulgação das vagas disponíveis. Ao receber os currículos, ainda será necessário gastar um tempo para a análise de cada um. Porém, isso pode ser otimizado se você utilizar a tecnologia a seu favor.A utilização de ferramentas e softwares de inteligência artificial para otimizar o processo de contratação não só aumenta a eficiência do processo, como também garante a precisão na escolha dos melhores candidatos.Ao final da leitura deste artigo, você compreendeu como contratar de maneira mais eficiente e como isso pode ser vantajoso para uma organização que enfrenta problemas de rotatividade na sua equipe.Ficou interessado em usar a tecnologia a seu favor durante o processo de contratação para a sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos transformar o processo de recrutamento e seleção dos candidatos e melhorar o desenvolvimento do seu negócio.