EN

EN

Diversidade e inclusão: como começar

Sep 14, 2022

Sep 14, 2022

Diversidade e inclusão: como começar

Você sabe o que é ter uma empresa com diversidade e inclusão e qual a importância disso? Leia o artigo para ficar por dentro desse assunto!

Você sabe o que é ter uma empresa com diversidade e inclusão e qual a importância disso? Leia o artigo para ficar por dentro desse assunto!


Identificar a diversidade como um fator de crescimento para a empresa é um dos primeiros passos para o seu sucesso. Claro que toda a construção da inclusão é pautada dentro e fora dos muros da corporação, no entanto tomar tal decisão corporativa influencia diretamente no campo social e político e é extremamente essencial para o avanço da igualdade. 



Para alavancar a sua empresa busque fazer mais do que um curso pró-diversidade, o qual ensina como tratar todos sem distinções. Possuir uma empresa diversa ajuda a aumentar a sua visibilidade, bem como estimula o aspecto competitivo dentro do ambiente de trabalho. Pessoas diferentes pensam e agem de formas distintas. Essa ação vai agregar à marca uma nova visão sobre o que a cerca e a favorece dentro do mercado.



O que é diversidade?



A diversidade vem se tornando um tópico muito importante dentro das corporações, mas antes de entendermos os motivos dessa inclusão trazer sucesso à empresa, é preciso compreender o que é diversidade. 



Segundo o dicionário, diversidade é um substantivo feminino e pode ser definido como "tudo aquilo que é diverso ou que tem multiplicidade", isto é, apresenta uma certa pluralidade e heterogeneidade. Na sociedade, ser inclusivo diz respeito à convivência com o diferente, seja em relação à cultura, sexualidade, gênero ou etnia. O essencial, nesse caso, é saber se comportar perante todos, respeitando as disparidades existentes e ultrapassando qualquer preconceito. 



Entretanto, não é bem assim que funciona. Sabe-se que existem vários fatores socioculturais e políticos que impedem a chegada de determinadas pessoas aos lugares de poder e aos trabalhos mais valorizados, como o de uma empresa prestigiada. 



As regras de etiqueta a serem seguidas, as quais vêm guiando a sociedade por um longo tempo, impõem quem deve ou não frequentar determinado ambiente, como os indivíduos devem se vestir e se adequar às situações. Sendo assim, diversificar o ambiente de trabalho vai muito além de contratar mulheres e pessoas pretas para suprir a cota de inclusão. Esse processo é importante, mas não é a única maneira de conseguir a diversidade dentro da sua empresa. 



Como podemos incluí-la na empresa?



A diversidade nas empresas começa no RH (Recursos Humanos). Caso você não possua uma equipe especializada e competente, que vise o futuro da empresa através da diversificação dos indivíduos ali presentes, não será possível avançar. Isso porque é o profissional de RH que ficará responsável por filtrar, de acordo com os valores da empresa, aqueles trabalhadores. 



Antes do processo seletivo, é necessário que uma observação do quadro de funcionários seja realizada, para que se entenda o por que de eles terem sido contratados e como se pode diversificar esse lugar. 



Confira agora algumas formas de se promover a diversidade na empresa.



Entenda e trabalhe a cultura organizacional



Por meio de uma pesquisa de clima organizacional, o RH vai  identificar o índice de satisfação dos colaboradores já atuantes, em relação ao ambiente de trabalho, além de conseguir mapear os pontos positivos e negativos a partir das proposições desses funcionários. Com isso, você vai começar a compreender se a sua empresa está valorizando a diversidade ou se ela apenas segue o fluxo e contrata pessoas com o mesmo perfil. 



Diversidade no processo seletivo



Em vez de fazer escolhas manuais referentes aos candidatos, pense em modificar um pouco o método de ingresso na sua empresa. Escolha alguma empresa especialista para esse processo e tente seguir com ele online. Ao utilizar uma ferramenta de inteligência artificial, por exemplo, é possível mitigar os vieses discriminatórios que são comuns em processos seletivos.



Explore a comunicação interna



Não adianta fazer contratações inclusivas se o espaço de trabalho não é favorável a isso. O respeito precisa ser o principal colega de todos os indivíduos e o comprometimento dos funcionários com o acolhimento ao próximo deve ser impulsionado pela própria empresa. A competitividade saudável é imprescindível, mas ajudar o outro a se encontrar dentro do espaço de trabalho vai alavancar ainda mais o seu empreendimento.



A inclusão precisa atingir tanto os funcionários da corporação quanto o ambiente físico da empresa. Não deixe de pensar na acessibilidade do espaço. A inclusão de pessoas com deficiência também é essencial.



Quais impactos são gerados por ações de inclusão?



Incluir os mais diversos tipos de pessoas nos quadros de funcionários e adaptar o ambiente para eles é fundamental e gera impactos positivos para a sua empresa.



Essas ações interferem diretamente na lucratividade da corporação, bem como na criatividade. Isso ocorre devido ao maior cuidado imposto sobre a criação dos produtos, uma vez que a identificação com os novos consumidores vai ser primordial. Outro ponto é que quanto mais diversidade a sua empresa conseguir alcançar mais públicos diferentes vão ser atingidos por essa mudança. Além disso, a criatividade passa a ser mais desenvolvida, com a missão de pensar "fora da caixinha". 



A adição de pessoas distintas no local de trabalho gera uma maior receptividade, a partir disso os trabalhadores e os clientes passam a se sentir mais confortáveis, gerando mais visibilidade e engajamento.  



Ações de diversidade dentro da empresa



Depois de ter entendido como é importante diversificar a empresa, veja, a seguir, alguns exemplos de diversidade corporativa.



Recrutamento com foco nas habilidades



Ao priorizar habilidades e competências no lugar de formações acadêmicas, em todos os processos de aquisição de talentos, as empresas passam a enxergar os concorrentes além de suas origens e perspectivas. 



Aprenda com a experiência dos seus funcionários



Ser um líder recluso e inquisitivo não é um bom sinal. Trocar vivência com os trabalhadores e saber o ponto de vista deles sobre determinados assuntos ajuda a empresa a crescer e a se diferenciar das demais. 



Ambiente de trabalho mais otimizado



Aproximar os trabalhadores antigos dos que estão chegando agora é uma forma de começar a pôr em prática a diversidade e a inclusão. A troca de vivências vai agregar para os dois lados, auxiliando no processo de trabalho. 



Quer saber mais sobre a inclusão da diversidade no mercado de trabalho? A Rocketmat pode te auxiliar. A empresa é focada na área de Recursos Humanos (RH) e no recrutamento de candidatos através de uma Inteligência Artificial (IA). Ela ressalta facilitar, cada vez mais, o processo de recrutamento e de seleção dos candidatos, além de melhorar os processos de gestão de pessoas da empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco!