EN

EN

Engajamento e retenção de funcionários: entenda a importância para sua empresa

Aug 5, 2022

Aug 5, 2022

Engajamento e retenção de funcionários: entenda a importância para sua empresa

A retenção de funcionários é positiva tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Saiba o que pode ser feito para ter funcionários mais engajados.

A retenção de funcionários é positiva tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Saiba o que pode ser feito para ter funcionários mais engajados.


Mesmo que o engajamento e a retenção de funcionários sejam itens diferentes, eles são intrínsecos um ao outro. Isso ocorre pois a retenção só é possível com funcionários engajados. Essas duas práticas correspondem a ações de extrema importância dentro de empresas que prezam e procuram sucesso.



Dessa maneira, é importante saber o que a empresa pode fazer para ter funcionários engajados que permanecem no negócio por um longo período de tempo.



O que é engajamento?



Muitas empresas possuem funcionários que parecem fazer as tarefas diárias por obrigação, todos os dias, apenas esperando o salário cair no final do mês. Essa prática faz com que a empresa não cresça tanto quanto ela poderia e também torna o ambiente de trabalho muito mais pesado e menos produtivo. 



O engajamento dos funcionários é uma forma de evitar que isso aconteça. Profissionais engajados são aqueles que trabalham com propósito de crescimento. Esse engajamento surge através de práticas e ações da empresa, ou seja, quem faz o funcionário é o negócio. O engajamento traz mais produtividade e até mais qualidade de vida. 



Qual a importância do engajamento e retenção de funcionários?



A retenção de funcionários é uma forma de fazer com que os colaboradores permaneçam pelo maior período de tempo possível dentro de uma empresa. Falar em um profissional que trabalha por anos e anos em um só lugar já causa um espanto positivo nas pessoas, já que fica implícito que aquele é um lugar vantajoso de trabalhar.



Um profissional engajado percebe a empresa não apenas como seu lugar de trabalho, enxergando o seu sucesso como sucesso pessoal. Assim, esses profissionais estarão mais dispostos a fazer com que a empresa cresça, uma vez que isso significa que ele também crescerá. É aí que começa os ​benefícios de ter funcionários mais engajados.



É válido lembrar como um ambiente de trabalho pesado com pessoas insatisfeitas é ruim. Com profissionais engajados, isso não acontece. Os colaboradores estarão, nesse sentido, mais satisfeitos e isso fará com que o ambiente fique leve e gostoso de trabalhar, sem que ninguém atrapalhe o desempenho do outro pelo mau humor. 



Esse ambiente de trabalho leve faz com que os colaboradores estejam mais produtivos. Eles tenderão a gastar o seu tempo com itens que farão diferença nos projetos do negócio. Isso ocorre pois colaboradores cansados e sem energia costumam procrastinar e não aproveitar o seu tempo com qualidade, sendo improdutivos. 



A rotatividade de funcionários e essa prática de demitir pessoas e contratar novas de forma recorrente faz com que a empresa tenha um prejuízo enorme. Uma das vantagens da retenção de funcionários é economizar dinheiro. 



Todas essas características colaboram na construção de uma ótima reputação para a empresa. Ela será conhecida por ser um bom lugar de trabalho. Isso atrai, no futuro, grandes talentosos que optarão por trabalhar nessa empresa por enxergarem ela como benéfica à sua carreira. 



Como promover o engajamento de funcionários?



Existem algumas ações de engajamento para funcionários que podem ajudar bastante a fazer com que os funcionários fiquem mais tempo em uma empresa e realizem um trabalho mais eficiente. 



Entenda as habilidades de cada um dos funcionários



Infelizmente, muitas vezes algumas características são desvalorizadas quando comparadas às outras. Isso faz com que os funcionários sejam colocados em cargos que eles não conseguem desempenhar suas funções brilhantemente, pois suas funções não condizem com suas qualidades. 



Para a retenção de funcionários, é interessante que a empresa conheça os seus funcionários e coloque-os em cargos que permitam que eles consigam desenvolver suas qualidades e, assim, desempenhar um melhor trabalho.



Mesmo com a necessidade de adaptar funções às qualidades de cada um, é preciso pensar também nas necessidades da empresa e fazer uma balanço a partir desses dados. 



Ofereça benefícios



A verdade é que a relação da empresa para com o funcionário precisa ser uma troca. É importante perceber, nesse cenário, que um precisa do outro para se desenvolver e para alcançar um nível alto de sucesso. Uma forma da empresa retribuir o trabalho de seus funcionários e deixar claro que os reconhecem com membros importantes, é por meio da oferta de bons benefícios. 



Esses benefícios atualmente não se limitam apenas ao plano de saúde, vale transporte e refeição, é importante que a empresa pense em benefícios que se diferenciam dos da maioria da concorrência. Essa ação fará com que os funcionários não queiram sair da empresa para não correrem o risco de ficar sem os benefícios. 



Pense em um plano carreira



A ideia de entrar em uma empresa, ficar anos e anos trabalhando nela e, ainda assim, não sair do lugar (profissionalmente falando) não é uma atrativa aos olhos dos profissionais. Se esse for o caso, os colaboradores não permanecerão muito tempo nesse lugar. 



É interessante que a empresa pense em um plano de carreira que faça com que os profissionais possam ser promovidos, subam de função e, consequentemente, ganhem mais dinheiro. Esse é um grande incentivo que fará com que os funcionários queiram prosseguir na empresa. 



Invista no desenvolvimento de funcionários



É interessante tanto para a empresa quanto para os funcionários que o negócio ofereça cursos e outros meios que tornarão os colaboradores mais qualificados para os exercícios diários. Para a empresa, é legal que sua equipe tenha altos conhecimentos sobre o serviço, e os colaboradores crescem profissionalmente ao adquirirem novos conhecimentos. 



É super necessário que a empresa faça, mesmo que apenas algumas vezes no ano, a oferta de cursos, palestras, workshops e atividades do tipo que permitam que os funcionários cresçam profissionalmente e, consequentemente, façam um melhor trabalho no dia a dia empresarial.
A contratação de uma equipe eficiente também é uma forma de fazer a retenção de funcionários, já que bons funcionários muito dificilmente serão demitidos. Conheça a Rocketmat, uma empresa que ajuda na contratação e gestão de talentos, com inteligência artificial para facilitar essas tarefas.