EN

EN

Entenda a importância das políticas de desenvolvimento de carreira para diversidade e inclusão

Jun 8, 2022

Jun 8, 2022

Entenda a importância das políticas de desenvolvimento de carreira para diversidade e inclusão

Você conhece ou já ouviu falar de desenvolvimento de carreira? Clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Você conhece ou já ouviu falar de desenvolvimento de carreira? Clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Um tópico muito comum, atualmente, é sobre como as empresas podem melhorar o desenvolvimento de carreira e promover uma maior inclusão e diversidade.Discutir como você pode tornar o desenvolvimento de carreira mais acessível a aprimorar a inclusão e diversidade da sua empresa é algo completamente necessário no mundo de hoje, sendo uma das tendências para o RH.

O que são grupos minoritários?

Antes de entender o que é um plano de desenvolvimento de carreira e a importância da inclusão e diversidade, é necessário compreender quais são os grupos de pessoas que são englobados por esse assunto: os grupos minoritários.Quando o tópico se remete aos grupos minoritários, entende-se que são todas as pessoas que estão em categorias que, infelizmente, sofrem com o preconceito, a baixa representatividade em posições de grande autoridade e desigualdade. Então, de forma geral, são todos aqueles que, mesmo que representem uma maioria numérica na sociedade, ainda não encontram oportunidades iguais em posições de liderança e em cargos de tomada de decisões.Um exemplo disso pode ser feito a partir de uma reflexão de um cenário muito popular: o número de mulheres presentes em grandes cargos políticos, ou o número de pessoas não brancas que são líderes em empresas. Quando se analisa a pesquisa feita pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), percebe-se que 51,8% da população é composta por mulheres. Fora isso, de acordo com os dados do IBGE, mais da metade da população do Brasil não é branca. Porém, ambos os casos não acompanham o cenário organizacional de desenvolvimento de carreira.

Como as empresas podem garantir a equidade?

O mercado de trabalho é considerado uma das principais formas procuradas para que se consiga ter uma mudança de vida, já que, com base nessas oportunidades de emprego, novas portas podem ser abertas para as pessoas. Isso acontece porque o salário ganho é a base para que se consiga uma melhor qualidade de vida em sociedade, sendo totalmente fundamental para que se possa garantir uma moradia, alimento, estudo, saúde e também lazer.Com esse fato em mente, é comum que grande parte das empresas priorizem a contratação de profissionais com uma maior qualificação e experiência. Mas, é muito provável que muitas dessas pessoas venham de locais de muito mais privilégio que outros.Então, é nessa hora que o desenvolvimento de carreira e a inclusão e diversidade entram em ação na luta pela equidade.Visar o investimento no potencial de pessoas que tiveram menos oportunidades e vieram de locais menos privilegiados pode ser a chave para formar grandes lideranças no futuro e ajudar a construir uma sociedade ainda mais justa e igualitária.Dessa forma, será possível notar um aumento na equidade de gênero dentro das empresas, além da presença de mais pessoas não brancas, da comunidade LGBTQI+, com deficiência e de outros grupos minoritários.

Qual a importância de políticas de ascensão de carreira?

Antes de adentrar na importância das políticas de desenvolvimento de carreira e inclusão e diversidade, é importante dar uma contextualizada do que são programas de desenvolvimento. Isso é necessário porque, graças a eles e a todas as estratégias individuais e de equipe, as pessoas na liderança conseguem guiar o aprimoramento de mais habilidades e competências de um profissional, seguindo todo o plano de desenvolvimento de carreira (e por vezes inclusão e diversidade também) que a pessoa traçou.Por isso, ao falar de políticas, pensa-se em iniciativas direcionadas e feitas especificamente para um grupo, que tem como meta atingir um objetivo final. Nesse caso, o intuito é a equidade de oportunidades e também a presença de pessoas que possam ocupar cargos de liderança e gestão, abrindo o caminho para outras.Com base nessas políticas de desenvolvimento, são feitos os planos de desenvolvimento individual (PDI), que leva em consideração as capacitações que visam as necessidades e também ambições específicas daquela pessoa. 

Como aplicar as políticas de desenvolvimento em busca de inclusão?

Quer aplicar as políticas de desenvolvimento de carreira e inclusão e diversidade na sua empresa, mas não sabe como? Veja essas dicas!

Realizar processos seletivos direcionados

A primeira etapa para conseguir investir no desenvolvimento de uma carreira é começar uma jornada profissional. Por esse motivo, é importante que, no desenvolvimento de carreiras da sua empresa, a inclusão e diversidade sejam prioridades na seleção.

Investir em treinamentos de liderança

Uma proposta que pode ser totalmente vantajosa a longo prazo é incentivar os treinamentos de liderança, juntando os funcionários novos e os que já faziam parte do quadro de funcionários.

Realizar mentorias especiais para os grupo minoritários

Investir em mentorias pode ser algo que consiga fazer efeito tanto a curto, quanto a longo prazo. Essas mentorias podem ser o que os grupos minoritários precisavam para desenvolver hard skills e soft skills.

Investir sempre em iniciativas que sejam de acessibilidade e inclusão

A inclusão e diversidade vai além de mentorias. Para que seja possível ser de fato uma empresa inclusiva, além da parte arquitetônica como a construção de elevadores e rampas, é necessário investir também em intérpretes de libras, ou aulas de libras para todas as equipes, além da descrição audiovisual. Essas e mais muitas outras iniciativas vão fazer com que a sua empresa esteja preparada para receber todos os tipos de grupos.