EN

EN

Entenda as diferenças entre officeless e trabalho remoto

Aug 24, 2022

Aug 24, 2022

Entenda as diferenças entre officeless e trabalho remoto

As pessoas costumam confundir o officeless e o trabalho remoto, mesmo sendo formas de trabalho muito diferentes. Conheça as principais diferenças.

As pessoas costumam confundir o officeless e o trabalho remoto, mesmo sendo formas de trabalho muito diferentes. Conheça as principais diferenças.


Muitas pessoas jovens, ou que simplesmente querem mudar a forma com que trabalham, estão usufruindo dos benefícios do officeless e do trabalho doméstico. Entretanto, muitos ainda não sabem as diferenças entre esses dois tipos de trabalho e pensam que são a mesma coisa. 



A verdade é que eles são extremamente diferentes e o trabalho remoto não tem muita relação com trabalhar em casa. Por isso, é necessário entender as principais diferenças dos dois para não ficar perdido nos termos do novo mercado de trabalho.



O que é Officeless?



O officeless, também conhecido como home office, é uma forma de trabalhar totalmente nova e inovadora, que vem ganhando mais popularidade a cada dia que passa. Ele consiste, basicamente, na possibilidade dos colaboradores de uma empresa trabalharem de onde eles quiserem, seja em suas próprias casas ou do outro lado do mundo. Muitas vezes, o officeless também permite que os trabalhadores façam seus próprios horários. 



A pandemia de 2020 causou algumas modificações no mundo do trabalho, já que impossibilitou que as empresas funcionassem integralmente devido aos perigos da proliferação da doença. Por conta disso, o home office se popularizou bastante. Para muitas realidades, esse método trabalhista funcionou perfeitamente e hoje, mesmo com os escritórios podendo funcionar, trabalhar em casa se tornou algo fixo.



A partir da popularização do home office surge o officeless, que corresponderia ao próximo passo. Essa nova forma de trabalho demanda uma grande confiança da empresa para com o funcionário, já que os vínculos entre os dois e a supervisão em si serão menores e a autonomia crescerá bastante. Ainda assim, o desenvolvimento do trabalho ainda precisa ser acompanhado e avaliado. 



Por causa disso, o propósito das empresas devem ser muito bem estabelecidos a fim de que os colaboradores consigam trilhar o caminho para seu objetivo com clareza e de forma certeira, sem estar em um ambiente de cobrança. Nesse tipo de trabalho, é crucial que a empresa tenha uma equipe de confiança, e esse é um dos principais desafios da equipe de rh.



O modelo de officeless precisa ser uma cultura da empresa e não somente um trabalho feito em casa. Dessa forma, é necessário que o planejamento de ação da empresa seja feito pensando nesse tipo de trabalho para que ele funcione integralmente. 



Dentro de um escritório da empresa, mesmo que a equipe seja muito importante, existe uma hierarquia de cargos. No officeless, essa hierarquização cai por terra e não há a figura de um chefe e sim de pessoas que precisam desempenhar tarefas diferentes. Por isso, a contratação de talentos é muito importante pois eles conseguirão se adequar melhor nessa forma de trabalho e, dessa forma, render muito mais.



Existem, nesse sentido, alguns benefícios que a empresa precisa pensar ao adotar o officeless. A saúde mental de seus colaboradores talvez seja a mais importante, pessoas saudáveis mentalmente costumam render muito mais. Além disso, algumas ações como vale transporte e refeição precisam ser pensados para que sejam reformulados. 



Além de tudo isso, é muito importante que a empresa consiga fazer com que os colaboradores tenham uma relação entre si e consigam, mesmo que de longe, desempenhar um trabalho em equipe. Essa ação fará com que o trabalho diário aconteça com maior fluidez e tenha um melhor resultado.



O que é trabalho remoto?



O trabalho remoto, em um primeiro momento, pode ser confundido com o officeless, justamente pela ideia geral que esse não é um trabalho feito necessariamente dentro da empresa, entretanto, a natureza desse tipo de trabalho não é garantir uma liberdade total de onde o colaborador pode realizar suas tarefas e sim definir outros lugares de trabalho além do escritório em específico. 



Assim, o trabalho remoto oferece a possibilidade de trabalhar em outros pólos da empresa ou mesmo precisar sair de seu escritório para realizar suas tarefas em um outro lugar como um supermercado ou um banco, mesmo que essas atividades façam parte do seu trabalho como um todo, elas estão sendo desempenhadas fora da sua empresa e, portanto, configura-se como trabalho remoto. 



Pense na possibilidade da empresa que você trabalha estar em um reforma e por isso é impossível trabalhar naquele ambiente, como solução ao problema, os gestores decidem alugar um escritório provisório para os trabalhadores. Essa situação seria um exemplo de trabalho remoto. 



Muitas vezes uma empresa não funciona somente em seu escritório e precisa de alguns outros trabalhos. Imagine que o seu líder peça para você ir até um possível fornecedor conversar sobre os termos do futuro contrato entre as duas empresas. Esse trabalho que você estará realizando de se locomover para um outro lugar além do que você trabalha também é um trabalho remoto.  



O trabalho remoto pode sim ser feito em sua casa e não ser necessariamente um officeless. Caso aconteça isso, provavelmente as tarefas que você desempenha em casa não serão o seu trabalho integral e em algum momento será necessário voltar para o escritório regular na empresa em que você trabalha.



Quais as diferenças entre Officeless e trabalho remoto?



É comum que as pessoas confundam o officeless com o trabalho remoto justamente pelo fato de ambos trabalharem com a ideia de desempenhar tarefas longe da empresa. Entretanto, existem entre os dois algumas diferenças que fazem com que o officeless seja algo muito mais inovador, uma nova tendência do mercado de trabalho, e o trabalho remoto seja algo que já acontece a bastante tempo.



A diferença é, então, que o officeless possibilita a execução do trabalho pelos trabalhadores de qualquer lugar que eles quiserem, enquanto que o trabalho remoto é só uma tarefa realizada fora do escritório em que se costuma trabalhar, não sendo algo tão diferente do comum.



Se sua empresa quer investir em officeless e não sabe como conseguirá lidar com os diversos desafios desse tipo de trabalho, conheça a Rocketmat que irá implementar em seu negócio o uso de inteligência artificial nos processos de recrutamento e retenção de talentos, garantindo uma ótima equipe que conseguirá trabalhar longe do escritório de forma satisfatória.