EN

EN

Entenda como funciona a automação de processos de RH

Dec 5, 2022

Dec 5, 2022

Entenda como funciona a automação de processos de RH

Veja como funciona a automação de processos para o setor de RH, processos que podem ser automatizados e como implementar esses processos.

Veja como funciona a automação de processos para o setor de RH, processos que podem ser automatizados e como implementar esses processos.


A tecnologia é algo que está cada vez mais presente dentro de cada um dos setores das empresas. As novas tecnologias que surgem a cada dia são implementadas nas empresas com grandes ferramentas que ajudam as empresas a aprimorarem e se tornarem cada vez mais competitivas dentro do mercado, com automação de processos.



A área do RH é uma área que vem recebendo diversas novas tecnologias e inovações que aceleram os seus processos, poupando tempo e energia do time.



Nesse artigo vamos falar sobre a automação de processos para o setor de RH, como funciona, processos que podem ser facilmente automatizados e como implementar essas atualizações na empresa. Acompanhe a seguir:



O que é a automação de processos de RH?



A automação de processos de RH é a implementação de novas tecnologias e métodos automatizados para reduzir os trabalhos manuais repetitivos que são efetuados pelo setor de RH de uma empresa. Com a automação de processos o RH pode-se poupar de tarefas burocráticas e repetitivas que tradicionalmente são feitas de maneira manual e causam uma grande perda de tempo. 



Com os avanços das tecnologias, as empresas passaram a aderir a esses processos de automação para que o setor de RH possa focar seu tempo e energia em coisas realmente produtivas e estratégicas.



Como funciona?



Veja, a seguir, alguns processos que podem ser automatizados nos setores de RH digital de uma empresa:



Painel de dados



A grande vantagem da automação de processos são as novas possibilidades que a automação traz para que a empresa, como por exemplo, controle e analise os seus dados. Existem diversos softwares que permitem uma eficiente produção de relatórios e apresentação de resultados de forma simples e visual. Dessa forma, a empresa tem um bom retrato sobre a qualidade de seu trabalho. 



Triagem de currículos e candidatos



Uma tarefa bastante repetitiva e que toma bastante tempo dos profissionais de RH é a triagem de currículos na hora de uma nova contratação. É possível utilizar inteligência artificial para fazer essa filtragem de maneira automatizada e selecionar os currículos dos candidatos que se adequam ao perfil que a empresa exige para a vaga, tornando esse processo mais rápido e eficiente. 



Admissão de funcionários



Outro processo que pode ser facilmente automatizado são as admissões de novos funcionários. Essas ferramentas tornaram-se bastante comuns durante a pandemia e mostraram que são bastante eficientes, tornando as coisas mais rápidas e simples, ainda se livrando de um grande volume de papel. 



Gestão de folha de pagamento



A folha de pagamento é um processo que exige muita atenção dos profissionais do setor de RH. Ao automatizar esse processo delicado, que exige bastante tempo e cuidado quando feito por um colaborador, a empresa acelera o processo e diminui a margem de erro em algum ponto desse processo. Os softwares disponíveis no mercado já calculam de forma automática o pagamento para cada um dos colaboradores. 



Monitoramento de indicadores



Outro processo importante que pode ser automatizado dentro do RH das empresas é o gerenciamento dos indicadores de desempenho dos funcionários. A análise desses indicadores é essencial para que a empresa consiga gerar seus relatórios internos. Com as ferramentas disponíveis hoje em dia é possível fazer o gerenciamento desses indicadores como relatórios de rotatividade, horas-extras e outros. 



Controle de ponto



Essa é uma medida que ganhou bastante popularidade com um maior número de colaboradores em home office. A empresa precisa ter um bom controle sobre os horários de trabalho de seus colaboradores. Para isso, já existem ferramentas que possibilitam uma integração dos registros de ponto de cada um dos colaboradores. A automação desse processo permite que a empresa mantenha um bom controle sem perder tempo fazendo isso manualmente. 



Pesquisa de clima organizacional



Um processo periódico que deve ser realizado dentro das empresas é a pesquisa sobre o clima organizacional. Essa pesquisa é algo importante, demanda muito tempo da equipe de RH. Já existem softwares que automatizam a realização de algumas etapas dessas pesquisas, ajudando o RH a economizar um bom tempo.   



Análise de perfil comportamental



As análises de perfil comportamental também são processos que não podem ser desprezados pelas empresas, porém são processos que demandam tempo. Automatizando esses processos, a empresa consegue manter seus processos e realizá-los de maneira rápida e assertiva.



Como implementar?



Veja a seguir como implementar essas automações de processos de RH dentro das empresas: 



Mapeie os processos que serão automatizados



A primeira etapa que a empresa deve seguir para poder implementar as automações de maneira organizada e efetiva é definir os processos que ela irá automatizar. Pense nos processos que tomam mais tempo e aqueles que representam um maior desperdício de energia. Lembre-se que quanto mais processos forem automatizados melhor será para o setor de RH. 



Defina as metas



É importante que a empresa defina as metas que deseja atingir com a automação desses processos. Definindo essas metas é importante para que a empresa tenha um norte sobre como atuar a partir da implantação dessas automações. 



Utilize as ferramentas ideais



A empresa antes de implementar essas atualizações deve buscar pelas ferramentas corretas para realizar essas automações. Pesquise os serviços disponíveis no mercado e procure por aqueles que se adequam melhor à cultura e funcionamento da empresa como um todo e do setor de RH. Selecionar as ferramentas corretas é essencial para que essas automações tenham um bom desempenho e tragam os resultados estipulados pela empresa. 



Monitore os resultados



Após a implementação de automação dos processos na empresa é necessário que o desempenho e os resultados dessas ferramentas sejam acompanhados de perto. Realize análises periódicas e garanta que a empresa esteja extraindo o máximo possível dessas ferramentas. Faça ajustes sempre que necessário e procure aprimorar os processos da empresa. 



Conheça a Rocketmat



A Rocketmat é uma empresa de inteligência para o RH que utiliza algoritmos personalizados para aprimorar processos em grandes organizações. O uso da inteligência artificial (IA) permite à empresa otimizar e automatizar processos de RH. Quer saber mais sobre como a Rocketmat pode transformar seu RH? Entre em contato conosco!