EN

EN

Entenda como garantir a inovação no trabalho remoto

Jun 22, 2022

Jun 22, 2022

Entenda como garantir a inovação no trabalho remoto

O trabalho remoto provém de responsabilidade e produtividade, além de equalizar melhor o tempo de trabalho e atividades pessoais.

O trabalho remoto provém de responsabilidade e produtividade, além de equalizar melhor o tempo de trabalho e atividades pessoais.

Algumas empresas tinham o planejamento de migrar o seu time ao trabalho remoto de forma híbrida, como alternativa de promover o bem estar e qualidade de vida no ambiente corporativo. Entretanto, com o advento da pandemia, as organizações tiveram que correr contra o tempo para adaptar a empresa às novas tecnologias e metodologias de trabalho.O trabalho remoto provém de responsabilidade e produtividade, além de equalizar melhor o tempo de trabalho e atividades pessoais. Um estudo realizado pelo professor da Universidade de Reading, Ben Laker, mostra que entre certas empresas voltadas para o futuro, o ritmo da inovação realmente acelerou, levando a melhores resultados para funcionários e clientes.Logo, a mudança massiva e a oportunidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, abriu um novo modelo de interação entre equipes, compartilhamento de informações e aumento da produtividade e pensamento criativo.Ben Laker aponta para empresas de sucesso que aproveitaram o momento e realmente prosperaram durante a crise: “Noventa e oito por cento dessas entidades prósperas operam um modelo de negócios baseado em plataforma no qual os usuários podem funcionar como compradores e vendedores, leitores e escritores, consumidores e criadores – uma tendência comportamental crescente conhecida como prosumers, indivíduos que confundem a linha entre produção e atividades de consumo”, relata.Porém, após dois anos da pandemia do novo coronavírus, como as empresas continuam inovando em prol da produtividade no trabalho remoto? Acompanhe a leitura, a seguir.

O que é trabalho remoto?

Antes de aprofundarmos sobre o que é trabalho remoto, é importante ressaltar a diferença entre trabalho remoto ou home office, híbrido e teletrabalho. Tais formatos de trabalho já eram adotados por algumas empresas, porém, em meados de 2020, tornou-se popular em decorrência da pandemia de Covid-19. Apesar de serem termos comuns em nosso dia a dia, não são as mesmas coisas. Veja as definições:

Home Office

Trabalho realizado remotamente de forma eventual e não depende diretamente do uso de tecnologias ou comunicação com a empresa. Geralmente, pode ser uma alternativa para casos emergenciais. Isso explica a sua utilização extensa na pandemia, em razão da necessidade de distanciamento social.

Teletrabalho

Realização da jornada de trabalho fora do ambiente da empresa, através das tecnologias de informação e comunicação para se manter vinculado ao empregador. Seja internet, celular, entre outros. Além disso, outro ponto importante é que o teletrabalho não pode ser classificado como trabalho externo. Ou seja, não precisa ser realizado dentro de casa, como o trabalho remoto, mas em qualquer lugar escolhido pelo próprio empregado.

Trabalho híbrido

Similar ao trabalho remoto, o trabalho híbrido é um modelo de trabalho que reúne atividades dos colaboradores realizadas presencialmente na empresa e, também, à distância. Podendo o colaborador se deslocar durante a semana até a estação de trabalho, a pedido da empresa ou definido através de escala.

​Como garantir a inovação no trabalho remoto?

Algumas empresas enxergaram como um desafio implementar o trabalho remoto em curto prazo. Considerando os possíveis riscos, a fase de adaptação foi avaliada de forma positiva entre gestores, colaboradores e clientes. Contudo, como manter a inovação e otimizar processos, tornando o time mais eficaz? Os softwares de tecnologias como Zoom, Teams, Meet e demais, transformaram encontros presenciais em online e que ajudaram a manter o ambiente corporativo de forma mais intuitiva e contribuindo para equipes de treinamentos, workshops, lives, entre outros.Assim como os pontos positivos do trabalho remoto contribuíram para a qualidade de vida do colaborador, também tiveram pontos negativos, principalmente voltados à saúde mental, como casos de ansiedade, burnout e estresse, que cresceram durante esse período e que, de certa forma, impactam a produtividade e inovação entre empresa e colaborador. Acompanhe abaixo, estratégias que podem favorecer ainda mais o ambiente, embora remoto, de trabalho.

4 dicas para inovar no trabalho remoto

Ofereça infraestrutura

Quando falamos de infraestrutura no trabalho remoto é claro que pensamos no local de trabalho, mas somente isso não é importante. O colaborador precisa ter acessos aos sistemas liberados, oferecer internet de alta velocidade, iniciar ou atualizar pastas compartilhadas (Google Drive, por exemplo) e configurar as ferramentas que serão usadas para alinhar tarefas/processos são metodologias ágeis para organização de um cronograma de trabalho. 

Entenda o perfil de cada pessoa, delegue funções e dê autonomia

Pessoas gostam de se sentirem desafiadas e que lhe sejam atribuídas funções nas quais irá adquirir conhecimento. Desafios estimulam o crescimento, despertam a visão 360 dos processos e ajudam a identificar problemáticas que podem ser mitigadas durante a tomada de decisão. Além disso, a configuração libera tempo para líderes encontrarem soluções para questões que permeiam mais de uma área.

As melhores ideias provêm de uma mente tranquila

Embora vivemos constantemente com a pressão do dia a dia, entrega de projetos, eventuais prazos de respostas e reuniões estratégicas ou operacionais, as melhores ideias despertam em um momento de descontração. Seja em uma reunião fora da esfera de trabalho remoto, um happy hour virtual, durante alguma tarefa doméstica ou até mesmo em uma breve corrida no parque, incentivar funcionários a sair da mesa do home office também pode ter efeito positivo para a inovação, desde que realizado de forma moderada.

Organização e foco de acordo com a ordem de prioridade

Alternar entre tarefas, provavelmente, levará a uma menor produtividade no trabalho remoto, pois impede que você foque e se envolva em pensamentos profundos. Execute uma tarefa de cada vez e faça pequenos intervalos entre elas para recuperar a energia e restabelecer se desconectar do trabalho por alguns minutos.

Quais são as tendências para o trabalho remoto no Brasil e no mundo?

O futuro do trabalho chegou de maneira inesperada. Além do trabalho remoto, as empresas estão investindo cada vez mais em perfis autônomos e que valorizam as competências comportamentais, logo, relacionamento interpessoal entre colaboradores, clientes internos e externos.O mercado se alinha ao comportamento do trabalho e entende que as mudanças estão transformando a maneira como as pessoas trabalham e como os negócios são realizados. Quem responder com eficácia garantirá que sua organização se destaque em meio aos concorrentes.Segundo um estudo promovido pela empresa Entrepreneur, equipes remotas também são mais baratas, mais eficientes e mais produtivas para quem precisa começar e ganhar impulso. A pesquisa também avaliou o status do trabalho remoto para 2020, traz algumas considerações interessantes sobre os benefícios e dificuldades do trabalho a distância.O ponto primordial é criar um estudo no qual os colaboradores se sintam familiarizados com os três princípios básicos da operação de um negócio remoto: comunicação, confiança e cultura. Os padrões devem ser claros para cada um desses aspectos desde o início, para que sua empresa possa operar sem problemas. Promova uma conexão one to one com a equipe e a comunicação efetiva sob qualquer atualização de processos, fazendo com que a empresa esteja cada vez mais alinhada ao seu propósito.

Como se organizar no trabalho remoto?

A infraestrutura, gestão do tempo, foco e organização também contribuem para um espaço de trabalho mais agradável e simples que podem promover maior harmonia, bom humor e leveza durante a sua jornada.

Monte seu espaço de trabalho

Procure um local silencioso, bem iluminado e com passagem da luz do dia. Isso contribui para um ambiente menos sóbrio. Diferencie o seu espaço de descanso ao seu local de trabalho, evite realizar suas atividades em cima da cama, do sofá ou com fáceis distrações, pois poderá afetar sua produtividade.

Organize seus horários

Como não há monitoramento no home office, muitas pessoas acabam se enrolando nos seus próprios horários. Elabore uma rotina e utilize agendas virtuais ou planner para uma organização das suas atividades corporativas e pessoais. Isso também ajuda a definir o horário de dormir e acordar, por exemplo, evitando estresse e atrasos.

Mantenha o foco

O foco está ligado a sua organização no trabalho. Atividades pessoais como, dar banho nas crianças ou dar atenção aos companheiros são tarefas que demandam atenção. Apesar das empresas estarem preparadas para compreender essas situações, você pode tentar amenizá-las combinando com as outras pessoas da casa alguns horários em que você irá ajudá-las. Nos outros, peça paciência e privacidade, se possível.  Evite distrações com redes sociais ou uso excessivo de celular, delimite um período de ociosidade fora do trabalho para as atividades sociais.

Faça pequenas pausas para alimentação e beba (muita) água

Deixar de fornecer nutrientes para o corpo é uma maneira de cansar mais facilmente, abaixar sua produtividade e até sua imunidade, o que, convenhamos, é pior ainda neste momento atual. Tudo bem deixar passar uma alimentação ou outra em um pequeno período, o problema é quando se torna um hábito. Contudo, o seu corpo está sendo prejudicado e consequentemente, impacta sua vida profissional e pessoal. Tente planejar suas refeições com antecedência para não correr esse risco.