EN

EN

Entenda o que é growth mindset e como contribui para a transformação digital

Nov 28, 2022

Nov 28, 2022

Entenda o que é growth mindset e como contribui para a transformação digital

Você já ouviu falar em growth mindset? Fique atento ao post abaixo para entender como esse elemento contribui para a transformação digital.

Você já ouviu falar em growth mindset? Fique atento ao post abaixo para entender como esse elemento contribui para a transformação digital.


Antes de entender o que é growth mindset é preciso saber um pouco mais sobre a transformação digital. Bom, primeiramente, a transformação do universo digital começou há anos atrás com o objetivo de modernizar as empresas e os seus processos.



Com a transformação digital, várias ideias novas surgiram, inclusive no âmbito empresarial. Sendo assim, os negócios passaram a acompanhar os avanços tecnológicos do momento, ficando sempre atualizados sobre o que estava acontecendo. 



Há quem pense que essa transformação começou a acontecer com a chegada das redes sociais, mas não foi bem assim que ocorreu. A chegada da internet realmente deu início ao digital, mas as mudanças que possibilitaram que tudo isso acontecesse vieram desde o tempo da Revolução Industrial. Hoje, tem-se a inteligência artificial e a “internet das coisas”, dois conceitos que são extremamente úteis e utilizáveis.



No entanto, esses avanços não dizem respeito apenas aos bens materiais que conseguiram se transformar ao longo do tempo e melhorar a sua performance. A transformação digital trouxe novos mecanismos e serviços que chegaram para facilitar a vida das pessoas e agregar ainda mais praticidade. 



Dentro do mundo corporativo, as transformações digitais também aparecem e fazem toda a diferença na consolidação das ferramentas utilizadas, uma vez que são elas que vão ser beneficiadas por todas as mudanças tecnológicas feitas. Mas, isso não quer dizer que a transformação do digital se dá apenas em coisas físicas, uma vez que ela está mais relacionada às novas exigências necessárias dentro da realidade apresentada. 



A transformação digital não só se refere às novas tecnologias em si, mas sim, também, à maneira de introduzi-las e adequá-las às necessidades de cada empresa. Além disso, todas essas mudanças não se estabelecem sozinhas, existem vários fatores externos que o acompanham, como é o caso das questões socioculturais e econômicas. 



Mas no que consiste a transformação digital? Bom, ela acontece quando uma empresa passa a ofertar um mindset digital em todas as suas áreas, processos e serviços. Dessa forma, toda a produção e comercialização é feita por meio de uma lógica digital. Nesses casos, há uma maior preocupação com o consumidor, mais agilidade nos processos e uma alta adaptação das mudanças necessárias. 



O que é growth mindset?



Depois de entender um pouco mais sobre a transformação digital, chegou o momento de saber mais sobre o growth mindset. 



Mindset, em uma tradução literal, significa “mentalidade” e growth, “crescimento”. No caso, a tradução completa do  termo seria “mentalidade de crescimento” (growth mindset). Esse termo surgiu com uma professora e psicóloga, Carol Dweck, a qual passou a analisar o comportamento dos seus alunos em sala de aula. Depois de fazer isso ela começou a entender que haviam dois tipos de mentalidade, a fixa e a de crescimento, e é justamente essa segunda que é tão útil dentro do mundo dos negócios. 



A mentalidade fixa é aquela que não enxerga uma certa evolução, ou seja, é a maneira de pensar das pessoas que se acomodam. Já os indivíduos de mentalidade de crescimento sempre se estimulam a ir atrás de novos conhecimentos. Veja abaixo como implementar o growth mindset na sua vida. 



Como desenvolver o growth mindset?



As mentalidades não nascem com as pessoas, elas são construídas ao longo do tempo e, por isso, podem ser modificadas a qualquer momento - mesmo que isso exija um certo esforço. Sendo assim, confira algumas dicas de como ir de uma mentalidade fixa para a mentalidade que proporciona crescimento.



  1. Entenda que os erros fazem parte do aprendizado, então é necessário evitar se cobrar tanto ao errar e levar isso como parte de uma experiência maior, uma que vai te agregar ainda mais conhecimento. No entanto, não é apenas com os seus erros que você aprende e desenvolve um novo conhecimento. Isso porque, quando outra pessoa erra, é possível que você enxergue quais os motivos para aquilo ter acontecido e tentar aprender.



  1. Nunca busque apenas o reconhecimento alheio sobre algo. O importante é você se esforçar e estudar para se sentir satisfeito com o que sabe e sempre ir atrás de saber mais e mais sobre algo.



  2. Todo o processo de aprendizado traz conhecimento. Sendo assim, é importante que haja uma valorização também do processo e não somente dos resultados obtidos.



  3. A forma com a qual você detém o aprendizado é bem mais importante do que o assunto que você aprendeu, uma vez que são exatamente essas formas de aprender que vão dizer, a longo prazo, se você realmente sabe do que está falando.



  4. Para conseguir ter um growth mindset, é importante que você esteja aberto a entender e a escutar todos os feedbacks oriundos do seu trabalho ou estudo, sejam eles positivos ou negativos. Saber lidar com isso é um passo muito importante para ter um crescimento significativo.



Qual a importância do mindset para a transformação digital?



Assim como o mindset comum, aquele aplicado às empresas também contribui para a transformação digital. Isso porque, antes de tudo, é preciso perceber que não é possível crescer e atingir outro patamar de conhecimento quando não há preocupação em crescer e melhorar, o que quer dizer que indivíduos e empresas que contam com a mentalidade fixa não conseguem avançar tanto quanto aqueles que têm growth mindset.



A mentalidade digital foi essencial para conseguir desenvolver a transformação digital dentro do meio empresarial. A nova era digital conseguiu reunir as invenções tecnológicas e conectá-las aos seres humanos e suas atividades mais básicas do dia a dia até chegar no âmbito profissional. O mindset digital consegue fortalecer a ideia de evolução tecnológica e foi só foi capaz de chegar onde está agora, por causa do desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento. 



Dessa forma, o growth mindset foi responsável por agregar várias plataformas e serviços ao meio digital, os quais possibilitam que as empresas possam caminhar de maneira mais rápida e eficaz juntamente à gestão estratégica de negócios. 



Se sua empresa está pronta para a usar mais tecnologia e dados para apoiar os processos de decisão do RH, a Rocketmat pode te ajudar. Nossa empresa é especialista em inteligência no RH, criando algoritmos personalizados de inteligência artificial de acordo com os desafios de cada cliente. Acesse nosso site e saiba mais.