EN

EN

Entenda o que é onboarding e qual sua importância

Sep 2, 2022

Sep 2, 2022

Entenda o que é onboarding e qual sua importância

O onboarding é o processo de integração da pessoa ao seu time, à sua empresa, aos valores da organização.

O onboarding é o processo de integração da pessoa ao seu time, à sua empresa, aos valores da organização.


O mercado de trabalho vem se tornando mais dinâmico e os profissionais valorizam mais a sua jornada e não aceitam menos do que uma empresa incrível para se trabalhar. Essas mudanças refletiram nas organizações também, que passaram a ter uma visão muito mais humanizada de seus colaboradores, buscando sempre desenvolver programas e estratégias onde eles se sintam mais importantes na empresa. Por isso, o processo de onboarding tornou-se tão importante e com um alto valor competitivo no mercado atual. 



O que é onboarding?



O onboarding é o processo de integração da pessoa ao seu time, à sua empresa, aos valores da organização, além de contribuir para que ela saiba de maneira objetiva suas principais áreas de negócio, o objetivo perante o mercado e como os times vão se alinhar vai muito além de entender de modo geral algumas das metas a curto, a médio e a longo prazo. 



Para que esse processo seja finalizado com sucesso, o mesmo deve passar por etapas importantes e até necessárias. Porque a pessoa colaboradora precisa ser orientada em seus primeiros passos na empresa, sendo supervisionada em suas primeiras atividades e o mais importante ser treinada para saber lidar com os desafios que vai assumir e que poderão surgir. 



Com uma equipe de RH e um bom planejamento, sempre que entrar um novo profissional e as áreas estejam bem estruturadas elas venham a fazer apresentações e que possuam cronograma desde o primeiro dia de contratação. 



Com isso, ter um processo de onboarding robusto e bem estruturado na sua empresa pode ser um grande ativo para toda área de Recursos Humanos, isso tudo porque: 



  • Diminui o turnover dos novos contratados; 

  • Diminui o tempo de rampagem (tempo que o colaborador leva para atingir sua produtividade esperada). 



Ou seja, o onboarding trata-se de um processo onde o novo colaborador é integrado à equipe. Com isso o processo ajuda os novos colaboradores a conhecerem os conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para de fato fazerem parte da equipe, onde será desenvolvido em algumas etapas como: orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. 



E qual momento certo para se iniciar esse processo? Logo após a contratação, que é onde o profissional está querendo se engajar, mostrar um bom trabalho, está aberto para receber orientações e claro se adaptar com uma facilidade maior ao ambiente/ serviço e etc. A palavra “onboarding'' traduzida para o português significa “embarcar”. Ou seja, trazer o recém-contratado a bordo da empresa.  



Qual é a importância do onboarding?



Onboarding é o processo de integração dos novos funcionários na empresa, como já foi dito antes. Faz parte de um processo onde é diferente de todos aqueles que fazem uma orientação básica dada aos colaboradores no seu primeiro dia. Esse processo pode durar semanas, meses e até mesmo anos, em alguns casos. 



Em algumas empresas esse processo de onboarding começa antes mesmo do primeiro dia de trabalho, pois é uma ótima oportunidade de o funcionário conhecer a empresa, todo o gerenciamento de equipe, seus colegas, tudo isso sem aquela ansiedade de ter que começar logo com as tarefas e entregas necessárias do trabalho. 



Implementar o onboarding na sua empresa pode trazer diversos benefícios até para os seus funcionários, abaixo listamos alguns dos muitos benefícios que esse processo tem no dia a dia da empresa: 



  • Redução do turnover;

  • Aumento da produtividade; 

  • Reduz a ansiedade no trabalho; 

  • Integração estruturada; 

  • Retenção de talentos

  • Aumento do engajamento de profissionais; 

  • Maior alinhamento; 

  • Motivar desde o início; 

  • Proporcionar crescimento do negócio. 



Como fazer um onboarding?



O onboarding pode ser implementado de diferentes formas na sua empresa, o importante é adaptá-lo à realidade do negócio e do trabalho. Porém, alguns passos são de suma importância na hora de implementar o onboarding: 



  • Envolver os novos funcionários com a história, a cultura e as pessoas de referência na área onde eles irão trabalhar; 

  • Engajar os novos funcionários com a missão, valores e normas da empresa; 

  • Promover o conhecimento da estrutura organizacional da empresa, bem como o funcionamento de todas as áreas; 

  • Deixar claro as metas e objetivos da empresa e convidá-los para se comprometerem com elas também; 

  • Apresentar as funções e o desempenho esperado de cada um deles; 

  • Promover a integração do novo funcionário com a equipe onde ele será alocado; 

  • Reforçar a cultura do feedback dentro da empresa; 

  • Aplicar todos os treinamentos operacionais específicos da área onde o novo funcionário trabalhará. 



Isso tudo pode acontecer de diferentes maneiras, nem sempre vão ser nessa ordem o mais importante é seguir os 5 pilares, que são eles: garantir o treinamento de pessoas, valorizar a experiência, valorizar a cultura da empresa, promover conexões e mostrar o potencial da carreira. 



Agora algumas dicas de como o onboarding deve ser feito, confira: 



1. Alinhe todas as informações no momento da contratação; 



2. Crie um evento para receber as pessoas colaboradoras; 



3. Ofereça bons treinamentos; 



4. Associe o contratado a um mentor; 



5. Dê ao novo colaborador o que ele precisa para trabalhar; 



6. Explique sobre a cultura da empresa; 



7. Adapte o onboarding ao trabalho remoto.