EN

EN

Entenda tudo sobre cultura organizacional no recrutamento

Mar 14, 2022

Mar 14, 2022

Entenda tudo sobre cultura organizacional no recrutamento

A cultura organizacional pode ajudar a área de Recursos Humanos de uma empresa a tornar o recrutamento de uma empresa muito mais fácil.

A cultura organizacional pode ajudar a área de Recursos Humanos de uma empresa a tornar o recrutamento de uma empresa muito mais fácil.

Você já se perguntou o que é cultura organizacional? O conceito de cultura organizacional pode ajudar a área de Recursos Humanos de uma empresa a tornar o recrutamento e o processo de contratação de uma empresa muito mais fácil.Para ter uma cultura organizacional eficiente dentro de uma empresa, é necessário encontrar pessoas que possuam não só as habilidades e experiências requisitadas no currículo, mas também que se encaixem com a cultura da empresa. Essa deve ser uma das maiores demandas que o time de Recursos Humanos precisa ter como critério. É necessário se atentar aos elementos da cultura organizacional da empresa para garantir um recrutamento bem-feito e eficiente a longo prazo.A seguir, veja mais sobre a cultura organizacional, a importância dela dentro do recrutamento, os benefícios que a cultura organizacional pode trazer e também algumas dicas para melhorar o seu processo de recrutamento com a cultura organizacional!

O que é cultura organizacional?

Antes de explicar a importância da cultura organizacional e como ela pode ajudar no recrutamento, é necessário entender primeiramente o que é a cultura organizacional dentro de uma empresa.A cultura organizacional é basicamente um conjunto de valores, crenças, hábitos, objetivos e ações de uma empresa, o que define a forma de como os superiores dessa empresa conduzem os negócios. Dentro das sociedades, a cultura é algo que foi moldado pela história e contém os costumes e todas as vivências sociais de um grupo. Essa lógica se aplica dentro da empresa.A cultura organizacional de uma empresa age como um guia para o comportamento e mentalidade de todos os colaboradores. Influenciando também o jeito como agem, seus princípios, crenças, hábitos e até mesmo inclinações políticas.Ela dita o jeito de ser do colaborador dentro da empresa e influencia diretamente no dia a dia de todos que trabalham lá. Essa cultura pode englobar vários processos de um negócio.O time de Recursos Humanos deve compreender qual é a cultura da empresa, analisando os valores compartilhados internamente, além das prioridades das equipes de trabalho, orientação de tarefas e de superiores e também os objetivos estabelecidos pela alta administração. Dessa forma, é possível entender como a empresa, o trabalho e as prioridades da organização são vistos pelos colaboradores.

Por que a cultura organizacional é importante no recrutamento?

A cultura organizacional é como os valores que sustentam a empresa são representados, como o jeito que o negócio é executado e os impactos causados no ambiente de trabalho, a gestão da empresa, a liderança, como as comunicações são feitas e muitos outros fatores.Considerando isso, é possível dizer que existe uma relação direta entre o processo de recrutamento de novos colaboradores e a cultura organizacional da empresa, já que isso tem uma ligação não só com a seleção, mas também com a retenção de funcionários.A cultura organizacional de uma empresa é como ela é vista pelos outros e é essa imagem que é levada em consideração na hora de as pessoas se inscreverem para o seu processo seletivo, avaliando se possuem o perfil mais indicado para a cultura da empresa.

O fit cultural

Por mais que sejam uma parte importante dentro do currículo do candidato, a experiência e especialização não são o conteúdo mais importante e nem o suficiente. Existe a necessidade de fazer uma análise dos motivos e valores desse candidato, para que a avaliação seja feita de forma adequada.Essas características funcionam como um indicador para o recrutador, para avaliar em qual tipo de cultura organizacional ele se encaixa mais, podendo desenvolver projetos que o envolvem melhor.Podemos citar o caso de algum candidato, por exemplo, que valoriza algo mais tradicional e é mais adepto a ambientes hierárquicos. Certamente ele não passará no recrutamento de uma empresa que tem como prioridade um ambiente criativo.

6 benefícios da cultura organizacional no recrutamento

Com a adoção de uma cultura organizacional consolidada, é possível notar grandes mudanças e benefícios que antes não podiam ser usufruídos. O ambiente de trabalho se torna mais amigável e propício para o crescimento e fortalecimento dos colaboradores e também de atividades corriqueiras da empresa, além de conseguir buscar novos objetivos e alcançar resultados benéficos para o negócio e quem trabalha nele. Confira mais alguns benefícios:

  • atração de profissionais mais capacitados;

  • sentimento de pertencimento;

  • destaque da organização entre os concorrentes de mercado;

  • fortalecimento da imagem positiva da empresa tanto para o público interno quanto para o externo;

  • redução de conflitos, dificuldades e questões internas entre todos da empresa;

  • melhor gestão e controle dos processos e de colaboradores.

4 dicas para melhorar o recrutamento com a cultura organizacional

Certifique-se de seguir essas dicas para conseguir aprimorar seu recrutamento com sua cultura organizacional.

1. Entenda as prioridades dos candidatos

Os recrutadores sabem da importância da cultura organizacional para o recrutamento, mas esquecem de levar em consideração quais desses aspectos são importantes para os candidatos. É necessário manter uma conscientização das prioridades dos candidatos.

2. Comunique a cultura da empresa

Os candidatos precisam saber sobre como é a cultura da empresa antes de aceitarem qualquer oferta. Por isso, sempre coloque uma ênfase na descrição do cargo na hora de divulgar a vaga de emprego.

3. Tenha clareza sobre a cultura da empresa no recrutamento

Isso consegue evitar que o candidato se sinta enganado durante o processo de recrutamento, procurando promover todos os pontos fortes da cultura organizacional da empresa de forma honesta, durante todo o processo.

4. Dê chances para o candidato aprender sobre a cultura da empresa

Não dar abertura para a aprendizagem do candidato sobre a cultura da empresa é um erro muito comum. Considere sempre fazer uma revisão dessa etapa de aprendizagem, para que os candidatos possam entender todos os valores da organização.Agora que já é de seu conhecimento o que é cultura organizacional, foque nos benefícios e invista nas dicas, assim você poderá ver toda a mudança de sua empresa. Quer saber mais sobre cultura organizacional e inteligência artificial no processo de recrutamento de candidatos? Visite a página da Rocketmat!