EN

EN

Entenda tudo sobre fit cultural

Jul 8, 2022

Jul 8, 2022

Entenda tudo sobre fit cultural

O fit cultural mede a capacidade de adaptação de um colaborador perante os valores e as políticas sociais da empresa que ele trabalha. Saiba como aplicá-lo.

O fit cultural mede a capacidade de adaptação de um colaborador perante os valores e as políticas sociais da empresa que ele trabalha. Saiba como aplicá-lo.


O fit cultural é uma estratégia usada nos recrutamentos para que a escolha entre os candidatos seja a mais certeira possível. Entenda melhor o que ela é, os seus benefícios e como aplicá-la no dia a dia empresarial.



O que é fit cultural?



Antes de explicar os benefícios dessa métrica e como aplicá-la no momento de recrutamento, é preciso entender o que é fit cultural. Ele nada mais é do que um dado que mede os valores e políticas culturais de um colaborador que se encaixam com o da empresa ou o nível de capacidade de adaptação desse funcionário. 



Benefícios



Medir o fit cultural dos candidatos no momento de recrutamento gera alguns benefícios para a empresa:



Recrutamentos certeiros



Muito da forma de trabalho de um colaborador vem da maneira como ele vê o mundo e, se essa forma de política e cultura própria bater com a da empresa, é muito provável que esse colaborador terá uma longa e próspera carreira dentro desse negócio. 



Se o fit cultural for identificado logo no momento da entrevista, esses recrutamentos e contratações serão muito mais certeiros, fazendo com que os funcionários escolhidos fiquem satisfeitos com o lugar em que eles estão trabalhando ou com que a empresa não se decepcione com a escolha. 



Redução do turnover



O turnover é uma métrica que analisa o número de novas contratações e desligamentos que ocorrem diariamente dentro de uma empresa. A taxa alta do turnover é prejudicial para o negócio pois significa que as contratações não são eficientes ou que os funcionários estão infelizes naquele ambiente. 



Muitos dos colaboradores acabam saindo ou sendo desligados justamente por haver uma distorção na imagem da cultura e da política da empresa, fazendo com que houvesse uma quebra de expectativa, e isso poderia ser evitado logo no momento de recrutamento.



Melhor clima organizacional



O termo clima organizacional se refere a percepção que os colaboradores possuem da empresa, e para que isso seja analisado é preciso juntar vários fatores como remuneração, benefícios, oportunidades de crescimento e relacionamento. 



O fit cultural está preocupado com o alinhamento de valores do colaborador para com a empresa. Se, assim, todos os funcionários estiverem dentro de um mesmo pensamento cultural que está alinhado ainda com o da empresa, o clima organizacional será muito melhor.



Menos conflitos



Pensando novamente em um ambiente em que todos os funcionários possuem mais ou menos os mesmos valores, é bem provável que eles acabem concordando com quase tudo, o que, na prática, diminui bastante os conflitos diários que são muito prejudiciais dentro de qualquer empresa. 



Como aplicá-lo?



Entendida as diversas vantagens dos métodos de fit cultural, é momento de entender como aplicá-lo dentro da fase de recrutamento.



Faça perguntas certeiras na entrevista



É comum que, em uma entrevista de emprego, sejam feitas perguntas que na prática não levam a nada. Para garantir o fit cultural, é necessário que essas perguntas sejam destinadas adequadas aos conflitos culturais existentes dentro da empresa, como uma forma de avaliar o modo de ação que cada um dos candidatos teria  perante as diferentes situações. 



Aplique testes



É muito inteligente que nesse teste fit cultural o recrutador coloque questões que simulam situações cotidianas que colocam em cheque essa questão de valores, políticas e cultura de uma empresa. As perguntas que iniciam com "o que você faria se..." são sempre muito válidas para que o recrutamento seja eficiente. 



Com esse fit cultural teste, o recrutador poderá analisar qual dos candidatos apresentaram uma resposta que melhor se adequa ao que a empresa espera de seus colaboradores. 



Analise o histórico



Existem empresas que dividem os mesmos valores e as mesmas políticas culturais, mesmo que a razão de existência delas possam ser diferentes. Ao analisar o currículo de um candidato, não é inteligente limitar a visão apenas ao nível de experiência mas sim a quais empresas esse candidato trabalhou. 



Dessa forma, se houver uma identificação de valores entre ambas as empresas, é muito provável que o candidato se dará melhor no dia a dia de seu novo trabalho do que alguém que tem experiências em um lugar onde a política cultural não era nada similar. 



Faça dinâmicas em grupo



Essas dinâmicas em grupo acabam sendo muito eficientes pois elas conseguem colocar os candidatos diante de várias situações cotidianas (que geralmente são resolvidas em grupo) e analisar como cada um deles se comportaria. Com esses dados em mãos, basta apenas avaliar qual deles melhor se encaixa com a proposta cultural da empresa. 



Olhe a experiência



Já foi explicado o porquê de olhar as empresas em que os candidatos trabalharam anteriormente, entretanto, essa necessidade não tira a importância de checar a experiência dessas pessoas. O porquê desse candidato ter saído das empresas anteriores é muito importante para entender se ele se encaixa nas políticas empresariais ou não e decidir, então, sobre o recrutamento.



Exponha os valores e a cultura da empresa



Além de fazer perguntas certeiras, o recrutador não deve esconder quais são as políticas culturais da empresa. Com essa abertura, será possível detectar através de expressões faciais ou corporais se aquele candidato concorda ou não com o que está sendo dito. Em alguns casos específicos, o próprio candidato se manifesta e se descarta da seleção por achar que os valores da empresa não se encaixam com o dele. 



Deixe sempre bem claro quais são as políticas



Apesar de ser importante fazer esse fit cultural no momento de recrutamento, alguns funcionários passaram diretamente por essa fase mesmo sem se encaixarem com os valores da empresa. Para que essas pessoas não sejam desligadas, a empresa pode promover palestras e cursos que ou convençam o funcionário a absorver as políticas ou informar a necessidade de as seguir fielmente. 



Conte com tecnologias para recrutamento



Um bom processo seletivo vai muito além do fit cultural. Por isso, é importante contar com uma boa tecnologia, como a inteligência artificial da Rocketmat, para que essa empresa consiga o melhor corpo de funcionários possível.