EN

EN

Experiência do Candidato: entenda sua importância para melhorar o processo seletivo

Nov 22, 2021

Nov 22, 2021

Experiência do Candidato: entenda sua importância para melhorar o processo seletivo

Veja como a experiência do candidato pode afetar a sua empresa e confira 5 maneiras de melhorá-la, visando uma imagem melhor da organização.

Veja como a experiência do candidato pode afetar a sua empresa e confira 5 maneiras de melhorá-la, visando uma imagem melhor da organização.

A jornada de recrutamento e seleção é um dos momentos mais importantes, tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Por ser a fase de maior contato e conhecimento da empresa, aspirações e proposta de valor contam muito, se importar com a experiência do candidato é essencial para a retenção de talentos.Cada vez mais, os métodos antigos de recrutamento e seleção de um candidato se afastam da realidade: processos mais engajados, práticos, ágeis e com ferramentas que identificam o perfil de profissional, promovem maior atração de talentos, diminui a rotatividade e reduz custos à organização. Neste artigo, você vai compreender as principais estratégias para implementar recursos para oferecer assim, a melhor experiência do candidato.

O que é a experiência do candidato no recrutamento?

A Experiência do Candidato tem como objetivo compreender a perspectiva dos talentos acerca das etapas de um processo seletivo. Desde o período de seleção, contato, agendamento das entrevistas, dinâmicas, devolutiva, integração, campanhas de onboarding, treinamento, até a execução das atividades propostas pelo cargo e equipe de trabalho.Neste cenário, o time de RH responsável pela atração desses talentos, traçam metodologias que promovem maior adesão de talentos conforme perfil descrito pela vaga e identifica se os colaboradores têm potencial de identificação com a cultura organizacional. Entenda que a experiência do candidato não está envolvida na devolutiva de aprovação e no primeiro dia de trabalho do profissional, mas durante todo o processo seletivo. A seleção é a porta de entrada e ponto de interesse entre organização x candidato.O ponto de atenção e que deve ser discutido durante o planejamento da jornada do colaborador é identificar o motivo pelo qual a empresa não está retendo uma quantidade satisfatória de candidatos e o porquê da alta rotatividade, caso se aplique. Através de um diagnóstico real, retomar o processo da jornada, investigar a causa raiz, mitigar o possível problema e entregar um processo seletivo mais eficiente possível, pois, tão importante quanto um processo seletivo eficiente, é conseguir além de atrair talentos de alta performance, retê-los.Alguns mecanismos surgiram com a ascensão da tecnologia, internet e sobretudo, das redes sociais. Na maioria dos casos, o próprio site da empresa possui uma plataforma que possibilita o registro de currículo de profissionais interessados e disponibiliza a vaga que está em busca de candidatos conforme perfil, atribuições e formação. De acordo com uma pesquisa publicada pelo JIBE (Journal of International Business and Economics), foi constatado que 70% dos gerentes de empresas multinacionais entenderam que os departamentos de recrutamento e seleção precisam se tornar mais orientados a dados, para que esses resultados possam refletir em resultados positivos de receitas à longo prazo.Utilizar métricas de recrutamento podem gerar insights e implementar estratégias que podem ser consideradas um diferencial no processo de seleção e contratação. Ainda de acordo como estudo, foi concluído que o sucesso do recrutamento está distribuído em:

  • 57% Fonte de contratação;

  • 20% Duração do processo seletivo;

  • 42% Candidatos por contratação;

  • 38% Retenção de talentos;

  • 37% Aceitação da oferta por contratação;

  • 36% Qualidade da contratação; 

  • 25% Diversidade e inclusão.

Qual a importância da experiência do candidato no recrutamento?

Uma boa experiência do candidato durante o processo de recrutamento não significa necessariamente que ele passou pelo processo e foi aprovado. A aprovação com certeza é um ponto positivo nesses casos, mas não é o único, os candidatos valorizam mais ainda saber e sentir que passaram por uma processo justo, desafiador e transparente.Alguns dados que podem ajudar na compreensão da importância de um candidato satisfeito: 

  • 33% dos que têm uma experiência ruim durante o processo de recrutamento chegam a compartilhar na internet, marcando o nome da empresa.

  • 41% dos candidatos impactados negativamente vão ser leais a outro lugar, deixando de comprar da empresa que participaram do processo de recrutamento, consumindo produtos de concorrentes no lugar dos da empresa anterior.

  • 62% dos que tiveram experiências positivas no processo de recrutamento têm a tendência de consumir ainda mais os produtos da sua empresa.

É necessário pensar detalhadamente em cada fase do recrutamento, para que possa ser oferecida a melhor experiência possível a todos que participarem. Como estamos vivendo em um momento que o digital toma conta e influencia tudo e todos, cada avaliação e comentário feito na internet, seja ele positivo ou negativo, pode se espalhar facilmente e influenciar outros candidatos, investidores ou possíveis clientes.Por esse motivo, atualmente a experiência do candidato é o que define a aquisição de talentos estratégicos. As corporações já têm a capacidade para providenciar talentos mais qualificados, aprimorar a eficiência do processo de recrutamento e garantir o alinhamento com os propósitos de negócios quando os candidatos são priorizados.Porém, é notório o número de empresas que, mesmo com esses dados, não realizam um trabalho satisfatório quando se trata de experiência do candidato, deixando em evidência que, mesmo com mais investimento e estudo nessa área, os processos de recrutamento não estão oferecendo aos candidatos a experiência que esperavam e queriam. Priorizar experiência do candidato pode ajudar sua marca a conseguir melhores resultados, candidatos mais interessados e estimulados, resultando em melhores profissionais, além de garantir mais candidatos no próximo processo de recrutamento, tudo isso graças a candidatos anteriores que comentaram e expuseram suas experiências positivas com a empresa no passado. Essa tática trará novas oportunidades para a marca, de forma orgânica, e quase 100% graças ao público, que reconhecerá suas melhorias e espalhará seu nome, atraindo mais pessoas para conhecer sua organização, que realmente buscam trabalhar com você.

Como melhorar a experiência do candidato?

Priorizar a experiência do candidato pode ajudar sua marca a conseguir melhores resultados, candidatos mais interessados e estimulados, resultando em melhores profissionais, além de garantir mais candidatos no próximo processo de recrutamento, tudo isso graças a candidatos anteriores que comentaram e expuseram suas experiências positivas com a empresa no passado.A experiência do candidato vai muito além do contato de aprovação ou reprovação. Até porque, mesmo a devolutiva do processo seletivo sendo negada, tem que oferecer o quão valioso é aquele candidato, porém, naquele momento não se adequa ao perfil solicitado pela empresa e promover a oportunidade de participar de futuros processos. Em uma vaga de emprego, pode estar o sonho de uma pessoa, não o desestimule, encoraja-o. Outro ponto em que geralmente as empresas pecam durante a seleção, é no tempo de resposta: seja assertivo e cumpra com os prazos fornecidos ao candidato, isso promove maior confiança e credibilidade. Além desses tópicos, confira abaixo, estratégias que podem melhorar cada vez mais a experiência do candidato na sua empresa:

Otimize a busca pela vaga

Seja criativo e objetivo ao criar o anúncio da vaga proposta. Informe com clareza as atribuições da vaga, os principais soft skills, o que é necessário para que o profissional seja capacitado à determinada atividade. Ao publicar as vagas nos principais canais, independente de comunicação interna, mídias sociais corporativas, provedores de recrutamento e seleção e até o próprio site, utilize palavras-chaves e mecanismos de busca que facilitem a visualização e ingresso ao processo seletivo.

Promova uma pesquisa de satisfação

O candidato, quando imerso no processo seletivo, se torna também um cliente da empresa e, ninguém tão transparente quanto nossos clientes para nos dizer os pontos de melhoria. Promova feedbacks relacionados a plataforma de cadastro, entrevista, se recomendaria a empresa a outro profissional e todo o processo seletivo em si. Uma pessoa feliz com o resultado, com certeza se sentirá engajada para se desenvolver e se conectar cada vez mais com a empresa.

Facilite o processo de admissão

Todos nós sabemos que o processo burocrático durante a contratação é o envio de documentos. Por haver uma série de envio de documentos e trâmites legais, conforme a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) é fundamental que o colaborador o realize de forma prática, evitando possíveis travas durante a admissão. Invista em ferramentas e softwares que possibilite o envio de dados de forma online e em uma única plataforma, assim facilitando o:

  •  Envio de todos os documentos em um só lugar, de forma remota e em qualquer horário;

  • Conferência de dados junto ao eSocial;

  • Lista com toda a documentação necessária, evitando erros ou atrasos no processo;

  • Facilidade para o reenvio documentos, caso necessário;

  • Comunicação direta com o pré-colaborador.

Apoie a Diversidade e a Inclusão

A importância da atração de talentos é atender a experiência e desenvolver interesses pela empresa, pelo time, permanecer nesses setores e atender tais demandas. Por isso, é fundamental que a empresa tenha o olhar atento às necessidades do mercado e viabilizar a contratação de profissionais de diversos backgrounds, favorecendo a cultura organizacional da empresa de forma plural e transparente.

Foque em etapas estratégicas do recrutamento

Tenha em mente quais áreas você deve concentrar sua atenção, ajudando a diminuir as chances de perder um candidato bom. Levando em consideração uma abordagem de recrutamento que se baseie em dados, pode-se descobrir quais são os fatores que aumentam ou diminuem a desistência de um candidato durante o recrutamento.

Uso da tecnologia

Com a adoção de novas tecnologias, como a inteligência artificial, é possível acelerar o processo seletivo. Isso é benéfico para os candidatos também porque diminui o tempo de espera para uma resposta – seja ela positiva ou negativa.Tendo todos esses passos colocados em prática, você pode garantir uma melhora na experiência do candidato, melhorando não só o funcionamento de sua empresa, mas também a imagem que ela terá para futuros candidatos de próximos processos de recrutamento.A Rocketmat possui soluções de inteligência para o RH que contribuem cada vez mais ao seu ambiente de trabalho. Nossas ferramentas voltadas à Gestão de Pessoas otimizam processos organizacionais de acordo com o propósito e sustentabilidade do seu negócio.