EN

EN

Inclusão na sua empresa: como realizar um processo de recrutamento inclusivo

Jun 29, 2022

Jun 29, 2022

Inclusão na sua empresa: como realizar um processo de recrutamento inclusivo

Um processo inclusivo de recrutamento é indispensável para qualquer empresa no século XXI.

Um processo inclusivo de recrutamento é indispensável para qualquer empresa no século XXI.

Garantir a diversidade no local de trabalho é uma das grandes prioridades das empresas que desejam manter-se atualizadas. Para isso, nada melhor do que estabelecer um recrutamento inclusivo, combatendo a discriminação na contratação de novos funcionários. Sabendo que um processo inclusivo é imprescindível no recrutamento de novos funcionários, é preciso garantir que esse processo seja realizado da maneira mais justa possível. Para isso, é necessário esclarecer alguns pontos.

O que é inclusão?

Na era em que a diversidade está, finalmente, sendo celebrada em vez de condenada, a mais eficaz medida para traduzi-la ao mercado de trabalho é a inclusão, ou seja, a integração de pessoas com diferentes características, visões e histórias de vida ao mesmo ambiente de trabalho, sem discriminações.A inclusão no mercado de trabalho depende, principalmente, de medidas inclusivas adotadas por cada empresa, que garantam aos seus atuais e futuros funcionários que serão bem-vindos naquele ambiente profissional. A questão não é "ajudar" ninguém, mas tornar seu negócio representativo, acolhedor e defensor da diversidade.Medidas de inclusão existem e ganham grande destaque na legislação, assegurando uma sociedade mais igualitária e enfatizando a necessidade de um recrutamento inclusivo. Um exemplo são as pessoas com deficiência (PCD), que têm seus direitos à profissionalização e ao trabalho garantidos por lei, sendo empresas com mais de 100 colaboradores obrigadas a ter pelo menos de 2 a 5% de sua força de trabalho composta por pessoas com deficiência.A prática das empresas, contudo, nem sempre condiz com as leis impostas, muitas vezes candidatos sendo excluídos de processos seletivos por critérios que em nada afetam sua competência, como raça, sexo, identidade ou expressão de gênero, cor, religião, nacionalidade ou idade.A rejeição não é o maior medo das pessoas em grupos minoritários que tentam buscar novos empregos, mas a humilhação à qual muitas vezes são submetidas nessa busca. Assim, a parcialidade dos recrutadores muitas vezes gera prejuízo não somente pela perspectiva do processo inclusivo, mas principalmente pelos talentos que acabam sendo desperdiçados sem motivo. Por isso, empresas que buscam estabelecer um verdadeiro processo de inclusão precisam garantir que a diversidade não será impossibilitada a partir do recrutamento.

Como garantir a inclusão no processo de recrutamento?

São muitas as possíveis medidas para um recrutamento inclusivo. Antes de qualquer coisa, no entanto, é necessário garantir diversidade já entre os recrutadores, evitando assim eventuais discriminações.Tratando-se de ações práticas, o primeiro passo em direção a um recrutamento inclusivo e diverso é a criação de vagas inclusivas - ou adaptação das vagas existentes em inclusivas. O que isso significa depende da empresa em discussão. Existem diferentes medidas para executar essa iniciativa, mas o ponto principal é enfatizar o desejo de um recrutamento inclusivo desde o anúncio da vaga, podendo ser adotadas diferentes medidas para a realização disso.A adoção de uma linguagem inclusiva, por exemplo, mostra cuidado em englobar o maior número possível de candidatos para uma vaga. Termos sem gênero específico são bem-vindos, e é primordial excluir expressões ofensivas.Sobre as exigências para a vaga, restringir os pré-requisitos ao que é realmente essencial também cria uma imagem menos intimidadora da empresa. Muitas vezes, interessados são desencorajados de disputar certas vagas devido à extensa lista de demandas com ela anunciada.​ Enquanto algumas vezes as habilidades listadas realmente são imprescindíveis, frequentemente esse não é o caso. Assim, um modo de implantar um recrutamento inclusivo é separar, nas exigências de um candidato, os requisitos fundamentais das competências que podem ser adquiridas por meio de um treinamento na empresa.Outra forte aliada ao recrutamento inclusivo e à ampliação da diversidade é a tecnologia. Se antes muitos processos seletivos eram contaminados pelas crenças pessoais de quem os conduzia, com a inteligência artificial, isso pode ser mitigado.A inteligência artificial da Rocketmat desenvolve algoritmos que se baseiam apenas em critérios de desempenho profissional, comportamento e educação de cada candidato, encontrando a pessoa ideal para a vaga disponível. Assim, a diversidade é estabelecida de maneira natural e confiável, a inclusão no trabalho é certa e nenhum talento é desperdiçado por critérios irrelevantes.

 A inclusão para além do processo seletivo

​Tendo estabelecido a importância de um recrutamento inclusivo, a pergunta agora é como estender a diversidade para além do processo inclusivo e garantir que os contratados sintam-se confortáveis em seu novo ambiente de trabalho.Pesquisas da McKinsey & Company concluíram que existe um aumento de 21% de probabilidade de melhor desempenho financeiro quando existe diversidade de gênero dentro de uma empresa. Em se tratando de diversidade racial e étnica, esse número sobe para 35%. Quando a diversidade começa, sua tendência é aumentar progressivamente, mas, para manter esses números, é necessário manter os funcionários responsáveis por eles. A acessibilidade é um dos principais pontos para garantir o conforto dos funcionários pelo recrutamento inclusivo. Se uma das contratações for de alguém que faça uso da cadeira de rodas, por exemplo, é preciso que haja acomodações, como rampas, elevadores e banheiros adaptados.É fundamental que a empresa se disponha não somente a pregar a diversidade por meio de um recrutamento inclusivo, mas também a implantar isso no seu dia a dia, por meio de medidas inclusivas, como abrir espaço para que a área de Recursos Humanos coordene treinamentos que auxiliem os funcionários e complementem seus currículos.Debates sobre temas atuais também são bem-vindos e um espaço para tal deve ser encorajado, afinal, um bom profissional deve estar sempre atualizado e ciente dos principais acontecimentos no mundo e em sua área de especialização.​Não se trata de fazer contratações de grupos minoritários para criar uma imagem de diversidade, mas de nutrir um ambiente de tolerância e empatia para que todos os funcionários sintam-se e sejam, de fato, acolhidos. Seja fazendo o uso da força humana ou da inteligência artificial, estabelecer um processo inclusivo - e garantir a diversidade - é primordial para o crescimento de qualquer empresa no século XXI.