EN

EN

Inovação na Gestão de Pessoas

Jul 29, 2022

Jul 29, 2022

Inovação na Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um setor fundamental para qualquer negócio. Confira aqui no blog da Rocketmat como inovar nessa área e torná-la mais ágil!

A gestão de pessoas é um setor fundamental para qualquer negócio. Confira aqui no blog da Rocketmat como inovar nessa área e torná-la mais ágil!

O que é a gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas é um diferencial importante para qualquer negócio que queira ter destaque no mercado. Esse processo funciona trabalhando no desenvolvimento, na organização, na solução de problemas e no acompanhamento dos colaboradores dentro do ambiente empresarial. Ou seja, as funções da gestão de pessoas estão relacionadas desde a mediação de um conflito entre equipes até a construção de uma cultura organizacional eficiente.Porém, desenvolver a gestão de pessoas não é apenas focar na satisfação dos colaboradores, como também, sobre concretizar uma estratégia que envolva a organização inteira para a capacitação de quem faz parte dela. A liderança e gestão de pessoas estão ligadas, pois geralmente a gestão estratégica é feita por um gestor que carrega consigo competências, conhecimentos e experiência aprofundados em desenvolvimento pessoal, treinamento e indicadores de desempenho.Para auxiliar no desenvolvimento de uma gestão estratégica de pessoas, é possível utilizar a automatização de processos a fim de simplificar a rotina nesse departamento, visto que a tecnologia pode oferecer soluções ágeis e práticas. Essa é uma iniciativa imprescindível para manter os procedimentos cotidianos da área de gestão de pessoas funcionando corretamente e de maneira eficiente.As atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, às vezes, acabam se tornando repetitivas e seguem padrões. Tais padrões são fáceis de serem transferidos para um software que automatize as atividades. Essa atitude traz melhorias para a produtividade das equipes, pois, dessa forma, elas se dedicarão aos resultados efetivos da empresa.

Inovações na gestão de pessoas

Recrutamento on-line

O recrutamento on-line funciona a partir da divulgação no ambiente virtual das vagas de emprego disponíveis em uma empresa. Após a divulgação, a organização começa a receber os currículos e consegue realizar a triagem desses currículos digitalmente.Outra funcionalidade que a tecnologia de recrutamento on-line disponibiliza para os negócios é a visualização das vagas disponíveis e concorridas por um candidato na organização. Em vista disso, podemos enfatizar que o uso de recursos tecnológicos para fazer o recrutamento é bastante vantajoso, já que traz uma série de benefícios, como a facilidade de cadastramento e acesso, a praticidade na atualização de dados, a redução de gastos e o ganho de tempo.

Automação de processos

A automação de processos consiste no uso de recursos tecnológicos e inovadores para facilitar e agilizar os processos do negócio. Mesmo que a gestão de pessoas possua uma função mais estratégica, ainda possui tarefas mais burocráticas inseridas na sua rotina. Nesse contexto, surgiu a necessidade de automatizar algumas demandas. Com isso, os profissionais dessa área contam com a oportunidade de diminuir as chances de erros nos processos manuais e de ganhar mais tempo para a dedicação às outras atividades.

Como aplicá-las na sua empresa?

 O mercado está cada dia mais competitivo. Diante disso, as empresas passaram a contar com desafios que exigem que elas fujam da zona de conforto para encontrar soluções originais e evoluir. Mas a dúvida que surge na maioria dos profissionais empresariais é como colocar em prática as inovações na área de gestão de pessoas. Em uma perspectiva geral, para esclarecer essa dúvida, precisamos mencionar que é de extrema relevância fundamentar ações que unam todos os setores da empresa e fazer uma liderança exemplar. A partir disso, a gestão de pessoas será inovadora e empreendedora.Além disso, nós separamos três dicas para que você consiga aplicar as inovações na área de gestão de pessoas no seu negócio.

1. Valorização dos colaboradores

De início, é preciso ter a perspectiva de que para ser uma empresa competitiva, é necessário saber como capacitar, desenvolver, motivar e engajar as pessoas. Isso consiste em promover iniciativas que priorizem o incentivo ao funcionário, fazendo com que ele se sinta como uma parte importante para atingir as metas da empresa. Quando uma organização coloca um olhar mais humanizado para o colaborador, mostra que é uma empresa que conhece as tendências de RH.

2. A tecnologia como aliada

O mundo dos negócios está se adaptando rapidamente à modernidade, ajustando as formas como é gerenciado o relacionamento com os consumidores e, também, utilizando novas soluções para resolver as relações internas entre as equipes. Com isso, as novas tecnologias têm se tornado bastante úteis em relação à comunicação. Hoje, temos plataformas de recrutamento e seleção, feedback, de comunicação interna, consultoria, entre outras, que transformaram a forma de gerenciar a área de gestão de pessoas e de contato interno.

3. Foco no feedback

Dar atenção para a opinião dos colaboradores e, além disso, estimular um processo de troca de feedbacks aberto é uma das iniciativas fundamentais para inovar na área de gestão de pessoas. O processo de feedback deve se tornar uma rotina em empresas que querem se manter alinhadas com as inovações e atingir o sucesso, pois, para atingir os objetivos de uma empresa, é preciso atender às principais necessidades daqueles que colaboram nessa jornada.