EN

EN

5 vantagens de usar a Inteligência Artificial no recrutamento

Nov 8, 2021

Nov 8, 2021

5 vantagens de usar a Inteligência Artificial no recrutamento

Você sabia que podemos usar inteligência artificial no RH? Venha descobrir como usufruir disso e as vantagens dessa ferramenta.

Você sabia que podemos usar inteligência artificial no RH? Venha descobrir como usufruir disso e as vantagens dessa ferramenta.

O uso de Inteligência Artificial (IA) aumentou a produtividade e a eficiência no ambiente de trabalho. Por isso, várias empresas recorreram à IA para melhorar seu processo de recrutamento - uma tarefa que antes exigia horas selecionando currículos, ligando para candidatos e agendando entrevistas para encontrar o “profissional perfeito”. Nesse contexto, ela se mostra especialmente útil, por isso falaremos da importância da inteligência artificial no recrutamento e seleção e dos seus benefícios.

O que é Inteligência Artificial?

A IA é um ramo da ciência da computação que tem como objetivo elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar e tomar decisões.

Existente há décadas, esta área da ciência é impulsionada com o rápido desenvolvimento da Informática e da Computação. Essa ciência passou a ser chamada de Inteligência Artificial nos anos 60, pois pesquisadores acreditavam ser possível máquinas realizarem tarefas humanas complexas.

Por quê usar Inteligência Artificial no recrutamento e seleção?

A Inteligência Artificial (IA) tende a reduzir muito as decisões baseadas em conceitos subjetivos e ampliar a diversidade nas companhias através de um processo que analisa características baseadas em soft, hard skills, ou seja, nas qualificações e não em informações que podem ocasionar um efeito discriminatório como idade, gênero e opção sexual. Além de eliminar o chamado viés inconsciente – estereótipos, preconceitos, ou associações feitas em vivências - a produtividade trazida pela IA garante que todo currículo recebido seja avaliado. De acordo com a pesquisa State of Artificial Intelligence in Talent Acquisition, divulgada pela Oracle em 2019, apenas 10% das empresas faziam um grande uso de ferramentas de IA para a aquisição de novos talentos, mas 37% afirmaram que passariam a utilizar o método nos dois anos seguintes. Chegamos em 2021, com uma pandemia que mudou as perspectivas mundiais, porém, mesmo no Brasil, os processos seletivos estão cada vez mais tecnológicos. Com a evolução da tecnologia e das mudanças no comportamento da sociedade, a prática de recrutamento e seleção também teve que acompanhar. Pois, com a utilização da Inteligência Artificial é possível detectar, por meio de algoritmos, os candidatos mais qualificados em larga escala ainda na fase pré-admissional e selecionar aqueles com maior potencial de produtividade para as vagas abertas. O grande diferencial desta solução é conseguir tornar o processo de seleção de pessoas muito mais rápido e eficiente para o negócio das empresas, proporcionando redução de custos. Além de ampliar o universo de candidatos, outra vantagem do sistema de IA é aumentar a produtividade da equipe de recursos humanos no processo de recrutamento e seleção.

5 vantagens da inteligência artificial no recrutamento de candidatos

Além de ganhar uma grande vantagem à frente de outras empresas, algumas outras vantagens de aderir uma inteligência artificial no RH são:

1. Rapidez no processo de triagem

Os profissionais de RH não têm tempo suficiente para avaliar completamente cada candidato e garantir as melhores decisões de contratação, especialmente em situações em que encontrar um candidato é urgente. Usar tecnologia, como IA, pode ajudar a liberar suas agendas, permitindo que gastem o tempo limitado de que dispõem para se envolver com os talentos e as equipes que precisam deles.Uma IA de recrutamento pode reduzir ou remover atividades demoradas, como a triagem de vários currículos de candidatos, uma das etapas mais cansativas e difíceis para quem coordena o processo, de conseguir selecionar os melhores candidatos para serem chamados para a próxima fase.

2. Imparcialidade e objetividade

Além disso, a inteligência artificial é imparcial e objetiva, ela pode ser programada para ignorar dados sensíveis como gênero, raça e idade, mitigando vieses discriminatórios, o que pode ajudar a aumentar a oportunidade de conseguir mais diversidade nos candidatos de forma justa. Quando combinada com avaliações “pré-contratação”, a IA pode ajudar a considerar traços de personalidade, competências no local de trabalho e habilidades cognitivas que normalmente só são observadas pelos recrutadores durante o processo de entrevista, ou às vezes, até após a contratação, quando é tarde demais. Os recrutadores podem expandir sua consideração para incluir esses outros fatores, muitas vezes mais preditivos, de sucesso no trabalho.

3. Benéfica para o contratante e para o candidato

A inteligência artificial não é benéfica somente para a empresa que a programou para um serviço, mas também para o candidato que passou por ela. A IA agiliza o processo, e todo mundo sai ganhando com a eficiência da inteligência artificial.

4. Processo mais humano

Pode parecer irônico, mas a aplicação da inteligência artificial no RH deixa o processo de recrutamento e seleção mais humano. Com o método antigo, o recrutador lê vários currículos e pode deixar escapar alguém que seria perfeito, pois está muito cansado. Com a IA, esse trabalho fica mais humano, não só porque ajuda muito o recrutador, mas também porque ela não excluiria ninguém do processo e faria a seleção com menos vieses, resultando num processo mais justo. Para os recrutadores, fica a parte mais humana de todas: conhecer o candidato, conversar com ele, entender seus valores e sua personalidade e, assim, ter uma noção melhor se o aplicante combina com a vaga.

5. Redução de custos

A inteligência artificial pode ajudar a diminuir os custos operacionais, já que ela garante o aumento da produtividade, com sua imensa capacidade de processamento de dados.

A evolução do processo seletivo

Ao longo do tempo, as medidas de recrutamento e seleção evoluíram muito. De forma direta e objetiva, hoje é possível otimizar processos utilizando novas ferramentas digitais e a inteligência artificial. Algumas das transformações nos processos de recrutamento são:

  • Automação de processos;

  • Seleção inteligente;

  • Inteligência artificial;

  • Testes on-line;

  • Entrevistas remotas, por vídeo.

RH na Era Digital

Agora que você já tem uma noção dos benefícios de usar uma IA no recrutamento, entenda como implementar inteligência artificial no RH.Primeiramente, identifique seu objetivo principal que deve ser atingido com a IA. Será de otimização do tempo? Analisar candidatos? Reduzir custos? Mecanismos de segurança? Tudo isso junto?Converse com seu time de RH. Saiba quais são as necessidades, as dificuldades e o que ele gostaria que melhorasse no trabalho. Faça um brainstorming com ele e mapeie, juntos, em que setores a inteligência artificial pode ser aplicada.Pesquise muito sobre a inteligência artificial, veja qual se encaixa mais em sua empresa e qual está dentro do seu custo-benefício. De quanto será seu investimento para a IA? À medida que a tecnologia avança, será necessário utilizar a inteligência artificial no RH, recrutamento e seleção, principalmente para empresas que querem alcançar diferenciais competitivos, que vão atrair e reter os melhores candidatos.