EN

EN

Investir no RH: por que isso é tão importante?

Jan 4, 2022

Jan 4, 2022

Investir no RH: por que isso é tão importante?

Um setor de recursos humanos estratégico é relevante para o desenvolvimento das empresas. Saiba mais sobre investir RH, suas funções e vantagens.

Um setor de recursos humanos estratégico é relevante para o desenvolvimento das empresas. Saiba mais sobre investir RH, suas funções e vantagens.

O setor de Recursos Humanos é muito importante dentro das empresas. Há alguns anos, as pessoas consideravam o RH como uma área burocrática, responsável por realizar assinaturas e baixas da carteira. Hoje, esse setor está sendo mais valorizado pelo seu papel estratégico e por isso investir no RH é necessário e vantajoso.O RH vem ganhando espaço nas organizações. Com times maiores e mais capacitados, procura-se realizar o processo de recrutamento e seleção, administrar e conduzir os profissionais seguindo as expectativas da corporação. É importante enxergar o RH não como um segmento isolado, mas, sim, como parte fundamental de uma grande equipe que visa o desenvolvimento da empresa.Nesse contexto, a área de Recursos Humanos se torna constantemente mais estratégica na gestão humana nas empresas e, consequentemente, a importância de se investir no RH cresce. Porém, com tantas possibilidades de atuação e competências, ainda há pessoas que confundem quais são suas divisões e quais são as funções exercidas por esse setor.Neste artigo, vamos abordar a importância do setor de Recursos Humanos nas empresas. Será explicado o que é o RH estratégico, como esse setor age em tempos de crise e como investir no RH de sua empresa. 

RH estratégico

A gestão de pessoas é o principal objetivo de um RH estratégico. Faz parte das funções desse setor entender as habilidades de todos os funcionários, alinhá-las e ajudar na estruturação e coordenação das equipes de trabalho de acordo com o conhecimento de cada profissional.Essa gestão estratégica visa moldar os profissionais, desenvolvendo as possíveis lacunas e capacitando-os para atender às necessidades da empresa da melhor maneira. Além disso, esse setor é responsável por fazer uma seleção de talentos apurada e identificar os funcionários ideais para cada vaga de forma assertiva.Nessa seleção, os recrutadores devem avaliar capacitação profissional, qualidade técnica e perfil de comportamento. A retenção de talentos, por sua vez, também deve ser uma preocupação do RH. O setor deve buscar sempre o melhor clima dentro da organização e o incentivo a seus funcionários para que eles tenham satisfação no trabalho que realizam.Sendo assim, investir no RH estratégico é uma garantia de que essas funções serão desempenhadas e refletirão na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

RH em períodos de crise

Em tempos de crise, o corte de funcionários é uma atitude muito comum no mundo corporativo. Mas o erro dos líderes é cortar profissionais do RH, já que esse setor é responsável pelo desenvolvimento do negócio e funciona como uma ponte entre a empresa e seus trabalhadores.A atitude em momentos complicados deve ser totalmente oposta. O ideal é que a empresa conte ainda mais com a ajuda dos profissionais do RH para contornar a crise. Tal setor tem a responsabilidade de auxiliar na tomada de decisões ousadas, incutir confiança em ambas as partes (empresa e funcionários) e modelar o comportamento dos trabalhadores.Portanto, é necessário investir no RH até em momentos de crise. Agindo dessa maneira, as estruturas internas da empresa estarão mais fortes e preparadas para enfrentar os períodos ruins.

Funções importantes do RH

Como apontamos, o RH é um setor indispensável dentro das empresas e que merece atenção. Para você entender melhor as funções dessa área, listamos os 5 principais fatores que garantem ao RH relevância dentro da organização.

Recrutamento acertado

Contratar funcionários não é um simples processo de admissão. É necessário saber contratar os profissionais certos para cada vaga, observando a capacitação, o perfil e a experiência. Investir no RH significa realizar um recrutamento assertivo, evitando demissões, custos e processos seletivos constantes.

Retenção de talentos

Assim como o RH é responsável pelo processo de seleção de novos candidatos, é também função desse setor trabalhar para reter esses novos talentos. Não adianta investir e contratar um profissional para que ele deixe a empresa pouco tempo depois.Por isso, trabalhar na retenção de talentos, garantindo engajamento, bem-estar e a permanência do profissional por um longo período são consequências de investir no RH. Em consequência, o crescimento da empresa será notório e genuíno.

Valorização da empresa

Empresas que valorizam, incentivam e demonstram cuidado com seus funcionários são reconhecidas por isso. Em troca, a organização recebe prestígio e valorização no mercado, sendo disputada por profissionais competentes.

Clima organizacional

Ao investir no RH, as empresas também procuram melhorar o clima organizacional. É bom que dentro do ambiente de trabalho os profissionais tenham abertura e confiança no setor do RH e em seus líderes para demonstrar seus descontentamentos, expressar como é trabalhar e dar sugestões a respeito do que pode ser mudado.Um relacionamento sincero e aberto entre os setores da empresa melhoram o clima e refletem positivamente na produtividade dos funcionários.

Metas e indicadores

Através da presença e atuação de um RH estruturado, as empresas conseguem implantar uma Avaliação de Desempenho, estipulando metas claras e apontando indicadores para serem analisados. Ao investir no RH, as organizações têm ferramentas disponíveis para criar planos de ação que visam a melhoria sobre a força de trabalho das pessoas.O resultado dessas ações é muito positivo. As empresas têm a possibilidade de aumentar suas vendas, a produção de produtos e o contato com potenciais clientes, por exemplo.

As vantagens do investimento no RH

Agora que você já sabe quais são as funções do RH dentro de uma empresa, vamos falar sobre as vantagens dessa atuação. Quando uma empresa decide investir no RH e estruturar esse setor dentro da sua corporação, as atividades desempenhadas pela área de Recursos Humanos apresentam resultado positivo.Resumimos quais são os benefícios que as empresas recebem por ter um RH estratégico. Veja a seguir.

  •       Maior eficiência no recrutamento e seleção de pessoas;

  •       Alinhamento na gestão de pessoas ao panorama da empresa;

  •       Redução do turnover;

  •       União de competências variadas;

  •       Integração de funções;

  •       Economia de recursos;

  •       Desenvolvimento efetivo dos profissionais;

  •       Auxílio na tomada de decisão;

  •       Aumento da competitividade. 

Todas as possibilidades de atuação e vantagens citadas comprovam que investir RH é crucial para as empresas. As organizações devem buscar métodos de inovação no RH e  cada vez mais estratégicos visando o desenvolvimento de seu negócio.