A aprendizagem ao longo da vida é um conceito que prega que a educação é um processo contínuo e não algo com começo, meio e fim. A tradução do termo lifelong learning é "aprendizagem ao longo da vida" é instrutiva a este respeito. Ou seja, de acordo com a aprendizagem ao longo da vida, o lifelong learning, o conhecimento é o produto das experiências de vida das pessoas, e continua por toda a vida.
Quando consideramos os benefícios do aprendizado contínuo para uma empresa, encontramos uma série de fatores diferenciadores. Dentre eles, podemos destacar:
Absorver e desenvolver novas habilidades
Ajuda a melhorar os processos em diferentes equipes. O lifelong learning vai auxiliar no desempenho pessoal e profissional dos funcionários, sendo uma vantagem importante não só para a empresa, como para o profissional individualmente.
Incentivar a criatividade
O Google, por exemplo, incentiva seus funcionários a dedicar 20% do tempo a ideias pessoais e inovadoras. Incentivar a criatividade também é um ganho importante para o profissional de forma individual, mas também faz com que a empresa esteja à frente de vários processos por poder contar com a criatividade que o lifelong learning proporciona.
Conhecimento sobre as mudanças do mercado
Em tantos cenários de transformação, os negócios que não se adaptam ficam para trás. Esta é uma das vantagens do lifelong learning que mais podem ajudar na colaboração da empresa. Conhecer o mercado para qual se trabalha auxilia demais no dia a dia dos negócios. E, quanto mais profissionais sabem das missões da empresa e de seu mercado, mais a organização pode prosperar.
Surgimento de novas oportunidades
À medida que o conhecimento melhora, os funcionários se sentem mais confiantes para trabalhar em novos projetos. Fazendo disso uma ótima jogada para a empresa, mais projetos significam mais oportunidades de crescimento. Fato importantíssimo para uma organização que deseja expandir seu negócio.
Como aplicar o lifelong learning na empresa?
A lifelong learning, ou a aprendizagem ao longo da vida, pode ser aplicada em diferentes contextos de uma organização. Pode render dividendos para aqueles que colaboram em nível individual, mas também pode afetar o desempenho de toda a empresa.
É importante que ambos os lados sejam exercitados, melhorando a vida da empresa como um todo. A empresa só pode prosperar se todos os seus procedimentos caminhem lado a lado. Veja só!
Avaliações de desempenho
Sabemos que as avaliações de desempenho são o resultado de um processo de gestão de desempenho bem estruturado. É uma avaliação individual de um funcionário durante um determinado período de tempo com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa através da melhoria do desempenho dos profissionais.
Por meio da avaliação, há a oportunidade de identificar competências que precisam ser desenvolvidas. Assumindo que ao final do processo, identificar liderança, comunicação e habilidades técnicas são os três temas mais identificados nas diferentes equipes.
Com base nesse entendimento, é possível que as empresas busquem treinamentos que contemplem essas lacunas. Se isso for aplicado, em avaliações posteriores teremos a oportunidade de determinar se a estratégia está realmente surtindo efeito e quais os próximos temas a serem abordados por toda a organização.
É importante que os funcionários recebam suas avaliações individuais para que saibam em quais pontos estão indo bem ou não. Isso muda o dia a dia da empresa.
Plano de Desenvolvimento pessoal
As empresas enfrentam enormes desafios quando se trata de programas de desenvolvimento pessoal. Muitas vezes, os líderes não têm dificuldade, liderando e liderando para identificar pontos de desenvolvimento e até mesmo desenvolver planos de ação.
No entanto, muitas vezes o Plano de Desenvolvimento é deixado de lado e não há uma estratégia clara para que os colaboradores possam realmente desenvolver o que é apresentado. Assim, o treinamento torna-se uma possibilidade de aprimorar esse processo, o que torna essa abordagem realmente eficaz para o negócio.
Planejamento de sucessão
Como todos sabemos, uma das etapas do planejamento sucessório é o comitê sucessório. Nele, identifique pessoas que são consideradas propensas a posições mais complexas. Então, entender onde esses profissionais se desenvolvem é o papel de um líder.
Da mesma forma, existe a oportunidade de adequar a formação e o desenvolvimento às necessidades da empresa. As pessoas precisam ampliar suas lacunas para que possam assumir esses papéis mais complexos e garantir o bom funcionamento da equipe. Como resultado, o desenvolvimento dos funcionários melhora e as empresas têm a oportunidade de contar com pessoas que se encaixam em funções mais desafiadoras.
Outros posts
Oct 10, 2024
O Futuro do RH com IA: Um Novo Paradigma de Recrutamento
A IA está revolucionando o recrutamento, trazendo automação e eficiência para tarefas antes demoradas. Com ferramentas avançadas, os profissionais de RH podem se concentrar em estratégias mais humanas e personalizadas.
May 9, 2024
A Importância da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção: Acelerando o Emprego e Promovendo Inclusão
Os impactos positivos da implementação da IA de forma correta e responsável no proceso de recrutamento e seleção.
Feb 23, 2024
A melhor estratégia de aquisição e qualificação de candidatos
Quer saber como conduzir e avaliar a melhor estratégia atração e qualificação de talentos? Entenda como avaliar cada etapa e o desempenho do investimento na aquisição de talentos.