EN

EN

Maneiras práticas de diminuir a rotatividade de funcionários

Sep 16, 2022

Sep 16, 2022

Maneiras práticas de diminuir a rotatividade de funcionários

Existem ações que podem ser feitas em uma empresa para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e, assim, diminuir a rotatividade de funcionários.

Existem ações que podem ser feitas em uma empresa para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e, assim, diminuir a rotatividade de funcionários.


A rotatividade de funcionários é algo que eventualmente irá acontecer dentro de uma empresa, sempre haverá pessoas saindo e novas entrando. Isso se torna um problema quando essa situação acontece de forma recorrente. Caso isso esteja acontecendo em sua empresa, é interessante saber dicas de como diminuir esse turnover e, assim, desenvolver melhor a empresa. 



Dicas de como diminuir a rotatividade de funcionários



A rotatividade de pessoal é maléfica para uma empresa pois faz com que não haja uma equipe firme, definida e estabilizada. Essa situação gera uma ineficiência nos projetos da empresa, pois haverá falhas em suas continuidades. A seguir, veja algumas dicas para mitigar esse problema.



Contrate profissionais adequados



Uma das principais formas de diminuir a rotatividade de funcionários é contratar profissionais adequados que irão se adaptar e conseguirão trabalhar na empresa. Para fazer isso, é crucial que a vaga e a função desses colaboradores estejam muito bem definidas, de forma a prevenir que esse profissional tenha uma quebra de expectativa.



É interessante desenvolver testes que irão determinar se esses candidatos realmente possuem as características necessárias para a vaga. 



Ofereça um plano de carreira bem estruturado



Muitas pessoas, principalmente aquelas que se capacitam, entram em uma empresa visando o seu futuro lá dentro. Esses colaboradores não planejam permanecer muito tempo em um cargo, querendo ser promovidos e, consequentemente, ganhar mais. Caso essa expectativa não seja cumprida, há chances desses profissionais quererem sair. 



Dessa maneira, oferecer um plano de carreira na empresa e criar uma forma de fazer com que os colaboradores possam crescer lá dentro como profissionais, é uma ótima forma de diminuir a alta rotatividade de funcionários.



Tenha bons benefícios



O trabalho precisa ser uma troca entre empresa e funcionários, lembrando sempre que um precisa do outro para crescer. É muito pertinente que a empresa valorize o seu funcionário e ofereça bons benefícios e valorizem o bem estar e a qualidade de vida dos profissionais envolvidos na equipe de sua empresa. 



Essa é uma forma de fazer com que os funcionários enxerguem a empresa como um lugar que realmente se preocupa com eles e que valoriza o seu trabalho. Esse reconhecimento é crucial para  diminuir a rotatividade de funcionários, pois eles trabalharão com mais vontade, estimulados e não vão querer se demitir.



Estimule a criatividade



É fato que todas as empresas possuem uma forma única de trabalhar. Esse é um método que, geralmente, é desenvolvido por anos e anos e que funciona àquela realidade. Mesmo assim, não é muito inteligente fechar os seus colaboradores dentro de caixinhas programas à uma só função, é preciso trabalhar a criatividade dessas pessoas. 



Muitas vezes, as empresas enfrentam crises e situações que podem parecer desesperadoras. Esse é o momento de mostrar que possui bons colaboradores e acreditar em seu potencial de inovação. Essa prática ajuda a fazer com que os funcionários fiquem mais satisfeitos e faz com que a empresa consiga enxergar melhor os talentos. 



Tenha líderes que inspiram e apoiam seus times



O conceito de chefe (que é aquela figura brava e mandona) já não funciona mais nas empresas, sendo ineficiente para controlar a rotatividade de funcionários. O chefe, nesse contexto, foi substituído pelo líder. 



De forma geral, o primeiro causava mais demissões, já que desligava o funcionário por qualquer contravenção, e ainda fazia com que os próprios colaboradores quisessem sair pela pressão.



Surge então a imagem do líder, que interage e se coloca em uma posição de igual para com sua equipe. A única diferença é que encaminha as pessoas e mostra a direção do que deve ser feito. Com isso, todos trabalham satisfeitos.



Tenha uma organização empresarial



Muitas empresas não possuem suas funções organizadas. Isso é um perigo pois faz com que alguns colaboradores fiquem sobrecarregados e outros não tenham quase nada para fazer. Essa situação gera admissões desnecessárias, demissões em massa e um dia a dia cansativo e estressante. 



É super necessário que a administração dessa empresa sente e monte um plano de ação para todos os funcionários, de forma que cada um possua uma função real e útil e que ninguém fique sobrecarregado.



Estimule a comunicação



Muitas das insatisfações que fazem com que a taxa de rotatividade de funcionários aumente deriva da falta de comunicação. Supervisores costumam não falar quais os defeitos dos trabalhos de seus funcionários e também não os parabenizam por um trabalho bem feito. 



É necessário que a empresa invista em uma política de feedbacks, onde todas as impressões (boas ou ruins) são conversadas para que haja possibilidade de as adaptar e, assim, fazer um bom trabalho.



Invista em tecnologias que tragam previsibilidade



Como mencionado anteriormente, essa rotatividade de funcionários pode ser maléfica para uma empresa. Por isso, é necessário tentar evitá-la, ou pelo menos mitigar seus efeitos negativos . Com o uso de inteligência artificial, é possível prever quando há maior probabilidade de um colaborador se desligar da empresa, e a partir disso agir (seja para evitar essa perda específica ou iniciar uma busca por um novo colaborador).



Além disso, essa tecnologia também pode ser utilizada para otimizar processos de recrutamento e seleção, diminuindo o risco de contratar pessoas que estejam desalinhadas com as características da vaga ou objetivos da empresa, e consequentemente diminuindo as chances de turnover.



Quer saber mais sobre como a inteligência artificial pode ajudar a combater o turnover na sua empresa? Entre em contato conosco!