EN

EN

Metodologias ágeis e seus benefícios no RH

Jun 20, 2022

Jun 20, 2022

Metodologias ágeis e seus benefícios no RH

Embora as metodologias ágeis tenham começado na tecnologia, elas já se espalharam por diversas áreas, e uma delas é o RH ágil.

Embora as metodologias ágeis tenham começado na tecnologia, elas já se espalharam por diversas áreas, e uma delas é o RH ágil.

As metodologias ágeis são muito utilizadas na tecnologia a fim de tornar as equipes mais organizadas e multifuncionais, além de facilitarem as necessidades do usuário para a adaptação de projetos. Elas melhoram o desempenho da equipe e a qualidade das entregas em curto prazo. Esses aspectos demonstram ainda mais o desenvolvimento ágil em ação. Embora as metodologias ágeis tenham começado na tecnologia, elas já se espalharam por diversas áreas, e uma delas é o RH ágil. Ao longo da matéria, você irá conferir o que são metodologias ágeis, as dinâmicas de metodologias ágeis, a diferença entre o RH ágil e o RH tradicional e aprender a implementar esse processo ágil.

O que é metodologia ágil?

Os processos de desenvolvimento de uma gestão de projetos são tão longos e pouco maleáveis que alguns produtos são considerados ultrapassados ainda no lançamento.Em vista disso, podemos perceber que esses projetos possuem ciclos de entrega muito fechados, onde só se inicia uma nova etapa quando a anterior já está finalizada.Em 2001, alguns programadores de software perceberam que suas entregas não estavam compatíveis com as necessidades dos clientes. Foi desde então que o Manifesto Ágil ou RH ágil passou a existir como solução para esse problema.As metodologias ágeis chegaram para mudar esse âmbito, trazendo uma nova forma de realizar a gestão de projetos, a fim de melhorar todo o processo de desenvolvimento, proporcionando uma entrega mais rápida e assertiva.Portanto, é o Agile que vai permitir que os times multidisciplinares sejam criados e as tarefas divididas para serem entregues a cada ciclo, chamado sprint. Dessa forma, todo o processo se torna mais fluido e suas melhorias são realizadas de forma mais rápida e eficiente.

O que é RH ágil?

O fato de que as metodologias ágeis podem ser mais fluidas e implementadas em outras áreas, além da tecnologia, tem como exemplo a criação de um RH ágil. O RH ágil se baseia em alguns pontos, como:

  • A transparência prevalece mais do que o sigilo;

  • A inspiração e o comprometimento mais do que o gerenciamento e a retenção;

  • As redes colaborativas transparecem mais do que suas estruturas hierárquicas;

  • A adaptabilidade aparece mais do que prescrição;

  • A ambição mais do que a obrigação dos deveres;

  • A motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas.

Em um RH ágil, deixar de ser uma área operacional para ser um RH estratégico, promovendo um foco maior no colaborador, é essencial para o bom aproveitamento da empresa.Por isso, quando o RH ágil é aplicado nos processos de uma rotina de trabalho, o profissional que está no RH ágil consegue praticar a criação de desenvolvimentos mais assertivos para os funcionários, aproveitando melhor o potencial de cada um deles.O RH ágil proporciona também uma visão mais analítica das entregas, obtendo material para a tomada de decisões estratégicas da empresa.

RH ágil x RH tradicional

Depois de entender o que é um RH ágil, podemos partir para as diferenças entre os dois RHs para que você entenda como ocorre o processo de transformação no dia a dia entre os aspectos de recrutamento, desenvolvimento, projeção de carreira e gestão de talentos.Confira, a seguir, os principais pontos de um RH tradicional e de um RH ágil:

RH tradicional

  • Recrutamento: o processo de recrutamento e seleção só são iniciados após a abertura da vaga;

  • Desenvolvimento: o RH tradicional desenvolve os colaboradores para que eles atinjam o nível de performance desejado, aproveitando tudo o que aquele funcionário pode oferecer;

  • Projeção de carreira: o método tradicional permite que o cargo e a posição dos funcionários sejam bem definidos, o que dificulta a possibilidade do profissional mudar de carreira ou de trazer inovações para a área;

  • Gestão de talentos: o time atrai, desenvolve e avalia os talentos.

RH ágil

  • Recrutamento: no Rh ágil, é utilizada uma estratégia chamada employer branding para atrair talentos;

  • Desenvolvimento: o ambiente de aprendizado constante no RH ágil possibilita o desenvolvimento do funcionário em diversos ramos, independente da sua área de atuação no momento;

  • Projeção de carreira: o funcionário consegue atuar em outros ramos e adquirir melhor conhecimento, por meio dos programas de treinamento e desenvolvimento que são muito bem estruturados;

  • Gestão de talentos: com as metodologias ágeis, o colaborador é o responsável pelo próprio desenvolvimento. O RH ágil facilita os gestores ativos nos processos de avaliação, atração e desenvolvimento.

Como tornar seu RH ágil?

Separamos algumas dicas para ajudar na implementação do RH ágil dentro dos recursos humanos de sua empresa:

Mindset

Para transformar o RH tradicional em um RH ágil, a primeira mudança que deve ser feita é a do mindset. As metodologias ágeis mudam a forma do time trabalhar e suas respectivas entregas. Para que as metodologias ágeis sejam efetivas, a mudança de mentalidade deve acontecer.

Liderança

A liderança precisa estar lado a lado com a mudança de mindset e com as metodologias ágeis, assim a equipe se torna mais confiante ao testar coisas novas, falhar e aprender em busca de um processo assertivo.

Conhecimento

É de extrema importância conhecer as melhores técnicas das metodologias ágeis e como adaptá-las no seu dia a dia. Uma boa ideia é buscar por pessoas que já tenham conhecimento ou familiaridade com esse assunto e absorver algumas dicas.

Dores e soluções

Para facilitar o entendimento de como as metodologias ágeis podem contribuir para um processo específico, uma boa dica é realizar um mapeamento dos objetivos desse ramo e buscar as principais dores que a equipe possui.O RH é responsável pelo coração das empresas, é ele que atrai e retém os talentos, mas com a ajuda das metodologias ágeis, ele se torna ainda mais importante ao desenvolver colaboradores e criar um ambiente seguro e fértil para o crescimento de toda a equipe.