EN

EN

O que é inteligência artificial e como ela pode auxiliar processos de RH?

Jun 18, 2022

Jun 18, 2022

O que é inteligência artificial e como ela pode auxiliar processos de RH?

Entenda o que é inteligência artificial e saiba como e quais são os benefícios de incluir a inteligência artificial nos processos de RH da sua empresa.

Entenda o que é inteligência artificial e saiba como e quais são os benefícios de incluir a inteligência artificial nos processos de RH da sua empresa.

Sendo uma área da ciência da computação, a inteligência artificial tem como finalidade estudar e desenvolver algoritmos que imitam o raciocínio humano, na questão do pensamento, percepção, tomada de decisões, padrões e resoluções de problemas.Ao longo da matéria, você verá um pouco mais dessa nova tecnologia, conhecendo quais são os benefícios da inteligência artificial e como incluí-la nos processos de RH da sua empresa. Além disso, vamos abordar como implementar essas mudanças e o que ajudaria nesse processo.

Benefícios da inteligência artificial nos processos de RH

Agora que você já viu o conceito de inteligência artificial, veja quais são os benefícios que essa tecnologia pode agregar aos processos de RH:

Redução de custos

Com a inteligência artificial nos processos de RH, inúmeros custos operacionais são reduzidos. Acontece uma automatização de processos de RH - um exemplo disso é a seleção de currículos, que com o uso de IA é realizado de maneira mais eficaz e eficiente, eliminando diversos gastos desnecessários.

Operação mais eficiente

Pelo simples fato de que a inteligência artificial nos processos de RH em uma empresa trabalha com dados concretos em inúmeras áreas, a operação se torna mais eficiente. Assim, os gestores podem tomar decisões conforme as informações de qualidade, o que torna o processo de decisão mais assertivo.

Aumento de produtividade

Já outro benefício da inteligência artificial nos processos de RH é a percepção da alta taxa de produtividade no setor. Os profissionais desse ramo poderão abrir mão das demais tarefas mais burocráticas e operacionais, focando apenas nas questões mais estratégicas para o desenvolvimento do negócio.

Como incluir a inteligência artificial nos processos de RH?

A inteligência artificial tem sido implementada em várias áreas dentro de uma empresa. Algumas ferramentas já auxiliaram o RH na automatização de processos, a fim de encontrar padrões e gerar resultados positivos para o negócio.Nos dias de hoje, existem diversos softwares capazes de encontrar padrões no comportamento do colaborador.Estes realizam o cruzamento de dados, o que auxilia nas análises fundamentais para a eficiência dos processos de RH, nos relacionamentos das informações com as vagas em aberto e no levantamento das necessidades de treinamento.A seguir, listamos alguns exemplos de como incluir a inteligência artificial nos processos de RH para aumentar a eficiência do seu negócio!

Recrutamento e seleção

No processo de recrutamento e seleção é possível utilizar a inteligência artificial com o objetivo de relacionar as informações de comportamento dos candidatos com as competências necessárias para as vagas disponíveis.Dessa forma, é possível identificar se o candidato se encaixa ou não na proposta da vaga disponível, podendo ter um desempenho positivo na empresa. Além disso, a inteligência artificial pode ajudar a equipe de RH a reduzir o tempo e os custos desse processo.

Alta performance

Outra maneira interessante de realizar uma análise de dados inteligentes através da inteligência artificial dos processos de RH é por meio da engenharia de cargos.Esse sistema é capaz de desenhar as competências necessárias para que o profissional tenha um ótimo desempenho em sua empresa, além de encontrar os colaboradores que mais se encaixam com as características solicitadas através no relacionamento de informações entre necessidades das vagas e candidatos.Além de te auxiliar na seleção dos futuros funcionários da empresa, isso pode te ajudar na realocação de colaboradores. Quando você contrata o profissional ideal para aquela função, é possível obter melhorias na produtividade e desempenho das equipes, além de aumentar a retenção de talentos no seu negócio.

Clima organizacional

A inteligência artificial nos processos de RH também desempenha um papel importante na melhoria do clima organizacional. Com um sistema que te ajuda a aplicar pesquisas de clima e analisar os dados com os resultados e relatórios gerados, agora é possível pensar em ações mais específicas para manter seus colaboradores engajados.Utilizando um software que usa inteligência artificial para ajudá-lo a compilar e analisar seus dados, você pode ter a garantia de ser mais confiante e eficiente nessa avaliação de informações.Além de otimizar seu tempo, isso também pode te ajudar a planejar os próximos passos para ter um ambiente melhor em sua organização.

Turnover

A partir da gestão de pessoas, é possível que a empresa consiga elencar as necessidades dos colaboradores conforme seu desempenho, identificando as faltas e atrasos.Com esses dados se torna mais perceptível aqueles que estão insatisfeitos, podendo agir de forma rápida para mudar esse cenário e evitar o turnover. Isto é, com um sistema de gestão de pessoas, é possível priorizar alguns pontos que potencializam a produtividade e o bem-estar de todos os colaboradores. Portanto, a utilização da IA possibilita que o processo de RH se torne mais eficiente e assertivo.