EN

EN

O que é um teste situacional e como aplicá-lo no recrutamento

Apr 29, 2022

Apr 29, 2022

O que é um teste situacional e como aplicá-lo no recrutamento

O teste situacional pode tornar o processo de recrutamento e seleção mais efetivo.

O teste situacional pode tornar o processo de recrutamento e seleção mais efetivo.

O processo de recrutamento e seleção é crucial para qualquer negócio, pois é a partir dele que ocorre a construção de uma equipe alinhada com os objetivos e valores da organização. Mas, é claro que o processo de recrutamento e seleção não é fácil, visto que é preciso saber identificar o profissional ideal. Para isso, aplicar um teste situacional pode ser útil. Para garantir que o processo de recrutamento e seleção seja eficiente, é relevante ter algumas preocupações, principalmente porque na etapa de recrutamento existe a necessidade de encontrar um profissional que possa contribuir para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Caso ocorra alguma falha no processo de contratação, podem surgir prejuízos financeiros e organizacionais.Se você está interessado em encontrar colaboradores vantajosos para o seu negócio, adotar um teste situacional no processo de recrutamento e seleção da sua empresa pode ser positivo.

O que é um teste situacional

Sabemos que o processo de recrutamento e seleção acontece muitas vezes durante a existência de um negócio. Conforme a repetição do processo de recrutamento e seleção, melhorias passam a ser necessárias para que o recrutamento seja mais preciso e seguro. Uma das formas de tornar o recrutamento ainda mais efetivo é aplicar um teste situacional. O teste situacional é um dos métodos que permitem a investigação do comportamento do candidato de forma inteligente e rápida. Assim, utilizando ele durante o recrutamento são encontrados profissionais que se encaixam no perfil que sua empresa está precisando para chegar ao sucesso.Diante disso, podemos conceituar o teste situacional como um método utilizado pela área de gestão de pessoas para identificar o perfil do candidato e suas habilidades ao enfrentar situações rotineiras. Ou seja, o teste situacional consiste em reproduzir acontecimentos diários da vaga que o candidato ocupará, durante o processo de recrutamento e seleção. Assim, é possível visualizar as reações do profissional a ser contratado ainda durante o recrutamento. O teste situacional tem como principal objetivo expor atitudes dos indivíduos para que elas sejam avaliadas pelo recrutador, fazendo com que ele decida se o profissional está de acordo com as expectativas do negócio para ocupar a função.

Onde o teste situacional pode ser aplicado?

Confira abaixo algumas situações que são possíveis de serem analisadas a partir da aplicação do teste situacional:

  • o trabalho em equipe;

  • o tempo gasto na realização de tarefas; 

  • a improvisação e identificação de soluções criativas e rápidas; 

  • como o profissional se comporta diante da pressão;

  • a capacidade de liderança. 

Em vista disso, o teste situacional é bastante utilizado no meio empresarial pelas equipes de gestão de pessoas, pois o teste situacional consiste em um método eficiente para a análise das características do candidato, sejam as individuais ou as em grupo. A partir do uso do teste situacional, fica fácil encontrar, por meio do processo de recrutamento e seleção, o profissional que se alinha melhor com o cargo e com o que está em falta na equipe da empresa. O teste situacional revela se um indivíduo é criativo, comunicativo, flexível, entre outras características, facilitando a escolha dos recrutadores durante o processo de recrutamento e seleção. 

Quais as vantagens do teste situacional?

A realização do teste situacional em um processo de recrutamento e seleção é indispensável para garantir que a contratação seja efetiva. Por esse motivo, trouxemos as vantagens que o teste situacional pode trazer para a construção da equipe de uma organização. São elas:

  • O teste situacional proporciona a possibilidade de uma contratação mais coerente, diminuindo os riscos de desligamento; 

  • Ao contratar um profissional incompatível com o perfil das pessoas que já trabalham na empresa, podem surgir conflitos. Para resolver esse problema, o teste organizacional é bastante útil, oferecendo como vantagem a diminuição de conflitos entre os colaboradores em um mesmo ambiente de trabalho;

  • Diminuição de custos com demissões e com processos de recrutamento e seleção inapropriados;

  • Fortalecimento da cultura organizacional.

Como aplicar o teste situacional?

Se você está pesquisando por “teste situacional exemplos”, acabou de chegar no artigo perfeito. Continue a leitura para conferir três exemplos de teste situacional e como eles podem ser colocados em prática no seu processo de recrutamento. A simulação de situações rotineiras da organização deve ser desenvolvida de acordo com a demanda exigida pela vaga a ser preenchida pelo candidato. Por isso, ela pode ser aplicada de várias formas. Confira três exemplos: 

1. Simulação de atividades

A simulação de atividades é um modelo de teste situacional que coloca o candidato diante de situações que serão corriqueiras no ambiente de trabalho, se ele for contratado para ocupar a vaga da empresa. 

2. Entrevista situacional

A entrevista situacional é um modelo que foca na avaliação da capacidade do candidato de reagir a situações comuns no ambiente de trabalho. Ela serve para analisar o controle das emoções, a criatividade, entre outras competências. Para conseguir fazer uma entrevista situacional, as perguntas devem ser formuladas simulando situações, para estimular o candidato a relatar como reagiria ou, se já passou por coisas parecidas, como reagiu. A entrevista situacional é um dos exemplos de teste situacional para que o recrutador entenda os valores e as soluções encontradas pelo candidato perante certos desafios. 

3. Dinâmica em grupo

Esse tipo de teste situacional é muito conhecido nos processos seletivos. Ele funciona a partir da realização de uma dinâmica em grupo. Nessa dinâmica é apresentado um problema para que os candidatos encontrem uma solução por meio do trabalho em equipe. Esse tipo de teste situacional serve para avaliar as competências e a habilidade de trabalhar em grupo. Ao final deste artigo, você descobriu o que é teste situacional e maneiras de colocá-lo em prática dentro do ambiente empresarial. Pois saiba que, por meio da tecnologia, a Rocketmat te ajuda a facilitar e tornar ainda mais assertivo o processo de recrutamento e seleção de candidatos e, assim, aprimorar o desempenho da empresa.