EN

EN

O que fazer para manter o engajamento da equipe?

Dec 19, 2022

Dec 19, 2022

O que fazer para manter o engajamento da equipe?

É necessário haver alguns processos que ajudem a empresa a deixar os funcionários estimulados para oferecer bons resultados para a instituição.

É necessário haver alguns processos que ajudem a empresa a deixar os funcionários estimulados para oferecer bons resultados para a instituição.


Nós sabemos que manter o engajamento de uma equipe é um processo complicado, não é mesmo? Por conta disso, nesse artigo nós vamos abordar essa ideia de uma maneira mais aprofundada, mas além disso, vamos falar sobre o que melhora dentro da empresa através desse engajamento e dicas para que ele seja mantido.



Quais são os fatores de engajamento de uma equipe?



Quando falamos sobre engajar a equipe, nós estamos falando do quê? Pois bem, isso é algo que poucas pessoas que estão no mercado sabem, mas é um processo que deve estar na ponta da língua de qualquer empresa, seja ela grande, média, ou pequena. Isso deve ser um ponto que ninguém pode dispensar.



Primeiramente, esse processo de engajamento pode resultar em coisas que farão a empresa crescer de uma maneira natural, algo que é excelente para se obter melhores lucros e colaboradores mais felizes em estarem trabalhando naquele serviço ou novos colaboradores estarem interessados em agregar dentro da equipe da empresa. 



Mas afinal, qual é a importância de se ter um engajamento da equipe dentro da sua empresa? Muitas pessoas acreditam que não é necessário nenhum tipo de atitude em relação a isso, pois os colaboradores recebem salário e vão realizar o serviço satisfatoriamente. Contudo, nós sabemos que quando estamos trabalhando motivados e com prazer, isso faz com que nosso rendimento melhore em muitos graus.



Todos esses procedimentos de melhorar o engajamento dos colaboradores conseguem fazer com que novos níveis sejam alcançados pela empresa. Por exemplo: se a instituição está querendo se expandir para o mercado internacional, como fazer isso quando os colaboradores não estão animados e confiantes em chegar nesse ápice? Não tem como, pois nós sabemos que não basta uma pessoa querer, é necessário que todos estejam juntos pelo mesmo objetivo.



Então, quando uma empresa está habituada a utilizar técnicas para melhorar o engajamento da equipe, isso torna possível chegar a excelentes resultados que devem se destacar entre todos os outros no mercado. Por isso, o que nós queremos passar nesse artigo é que investir no aumento do estímulo dos funcionários é parte crucial para melhorar todos os níveis da empresa.



Todo esse processo diminui a quantidade de erros em funções simples da rotina, reduz gastos com demissões e contratações. Além disso, isso faz com que os talentos optem por continuar na empresa, pois se sentem valorizados e estimulados para entregar bons resultados. Sendo assim, esteja sempre atento em melhorar o engajamento da sua equipe.



Como manter a equipe engajada?



Nós sabemos que manter a equipe engajada é uma missão bastante complicada, não é mesmo? Contudo, é necessário haver alguns processos que ajudem a empresa a deixar os funcionários estimulados para oferecer bons resultados para a instituição. Por conta disso, nós separamos 3 principais dicas para que esse engajamento dos colaboradores ocorra e a empresa consiga alcançar novos objetivos. Confira tudo a seguir:



1. A escolha de contratações



Nós sabemos que um negócio não é nada sem os colaboradores, pois eles são o coração que mantém vivas todas as áreas. Por conta disso, o primeiro passo que se deve tomar é escolher bem quem serão os indivíduos contratados. Mas o que isso significa?



Em muitas ocasiões nós encontramos pessoas que possuem bons currículos e experiências incríveis no mercado, mas elas têm as características que você quer para a sua empresa? Entender melhor o perfil comportamental que esse possível colaborador possui é parte fundamental para que não exista um arrependimento no futuro.



Então, sempre opte pela contratação de novos colaboradores que estejam demonstrando estar apaixonados pelo que a sua empresa está fazendo no mercado, que tenham um brilho no olhar ao falar da profissão. Isso tudo faz a diferença para que o engajamento da equipe se mantenha.

A inteligência artificial é umas das ferramentas que pode ajudar recrutadores a identificar quais são os candidatos que mais se adequam ao perfil de cada vaga. A Rocketmat, por exemplo, cria algoritmos personalizados para cada empresa, entregando um ranking com candidatos com maior aderência ao perfil desejado para facilitar o processo seletivo.



2. Otimize a comunicação e o relacionamento dos colaboradores



Quando estamos falando em otimizar a comunicação e o relacionamento dos colaboradores, é preciso entender bem o que isso quer dizer. Sendo assim, nenhuma empresa consegue ir para frente e alcançar novos voos quando os colaboradores estão sempre brigando, discutindo ou com fofocas entre si, certo?



Por isso, esse tipo de situação não deve acontecer para que os processos da instituição não sejam prejudicados. Essa parte pode ser iniciada por você, crie uma relação mais próxima com os colaboradores para que eles possam ter a confiança de conversar com o chefe deles sem medo algum.



Assim, como o relacionamento dos colaboradores e a comunicação pode ser eficiente e melhorada? Pois bem, converse com eles sobre as mudanças, metas, desejos, etc. Essa sinceridade e uma mensagem clara sobre o que a empresa está pensando faz com que os colaboradores se sintam mais importantes na rotina da instituição.



3. Feedback para o time



A partir do tópico acima, nós podemos seguir em direção ao feedback, pois ele está interligado à otimização da comunicação. Quando existe essa conversa mais sincera sobre todos os assuntos que envolvem a empresa, um dos pontos que deve ser colocado na pauta é o feedback, e o motivo pelo qual isso é necessário e porque quando estamos trabalhando, nem sempre entregamos o melhor resultado, isso acontece, mas existe um papel importante dos superiores, que é o de chegar ao colaborador e dar um retorno ao colaborador sobre os serviços exercidos por ele.



Essa resposta acerca da qualidade de seu trabalho é algo que muitas pessoas querem ouvir, mas não pedem para que os superiores falem por medo. Assim, sempre ofereça um feedback aos colaboradores, pois eles vão se sentir mais capacitados para aprender sobre o que foi errado anteriormente e mais valorizados pelo serviço que fazem pela empresa. O engajamento da equipe tem muita relação com a melhora dos resultados finais obtidos por todos na instituição.